quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Diretor de esportes de Pau D'arco é preso acusado de integrar bando que assaltou carro forte no Maranhão

Uma rigorosa investigação feita pela Polícia Civil do Estado do Maranhão  resultou na prisão do diretor de esportes do município de Pau D’arco, no sul do Pará. Marcos Pereira de Souza, conhecido popularmente por ‘’Macuaba’’ foi preso na manhã de quarta-feira (27), em cumprimento ao mandato de prisão preventiva expedido pela justiça do Maranhão.


A prisão foi efetuada por policiais do maranhense e da Superintendência da Polícia Civil do Araguaia Paraense e que tem a frente o delegado Antônio Miranda que também investigava a participação do acusado no assalto a uma agencia  bancaria na cidade de Água Azul do Norte. De acordo com as informações Macauba, está sendo acusado de ter participado do assalto a um carro  forte na cidade de Monte Alto no Estado do Maranhão, no mês de fevereiro. De acordo com a polícia os assaltantes teriam levado mais de um milhão do assalto que houve troca de tiros e morte de dois assaltantes. De acordo com o delegado Antônio Miranda Neto, as investigações feita pela polícia  maranhense o acusado teria participado do assalto juntamente com um outro elemento conhecido por ‘’Pirulito’’ que se encontra recolhido no presídio de Redenção. De acordo com a polícia ele seria recambiado para o Maranhão, onde vai responder pelo crime. Para a imprensa, Macauba, negou as acusações e disse que não sabia por que estava sendo acusado já que era funcionário público municipal e que não teria se ausentado do município para participar do crime. ‘Eu acho que deve estar havendo um engano, eu não participei de assalto nenhum estou trabalhando na prefeitura de Pau D’arco desde que o prefeito Mauricio assumiu o cargo e não tenho qualquer ligação com os bandidos que praticaram esse assalto’’ defendeu-se.   



Adriano Salomão foi eleito como novo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria das Barreiras

O vereador Adriano Salomão (PMDB), de Santa Maria das Barreiras, foi eleito como o novo presidente da Câmara de Vereadores, no processo de eleição que aconteceu na manhã da última quinta-feira (21).



A eleição que estava marcada para acontecer somente no mês de dezembro, foi antecipada para o mês de agosto, através de um requerimento proposto por Adriano Salomão, e que foi assinado por seis vereadores que votaram favorável a antecipação e também na chapa vencedora.
O vereador Eduardo Esteves, o Duda, foi o principal articulador da antecipação e votação que escolheu Adriano Salomão como presidente da Mesa Diretora pelo período de dois anos.





De acordo com Duda, que também integra a bancada do PMDB, a eleição de Adriano Salomão, tem como principal objetivo fortalecer o partido do PMDB, que possuiu três vereadores no parlamento municipal e na formação da Mesa Diretora. A atual Mesa Diretora ficou sem nenhum representante. “O nosso partido possui o maior número de vereadores e não poderia continuar enfraquecido sem ocupar nenhuma cadeira na Mesa Diretora, então fizemos a articulação e conseguimos emplacar o nosso amigo Adriano Salomão, como o presidente, depois de muito diálogo e articulação fomos vitoriosos”, comemora Duda.
Adriano foi eleito com seis votos, no processo eleitoral que teve apenas uma chapa concorrendo, onde os cinco demais integrantes do parlamento municipal não participaram do processo de votação e nem quiseram disputar a eleição. A nova Mesa Diretora vai presidir os trabalhos legislativos a partir do mês de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016, será composta por Adriano Salomão, presidente; Jandelson Mundoca (PSD), vice-presidente; e José Marques (PRB), primeiro secretário.    Dinho Santos          


Vanderlei Coimbra apresentou projeto da feira do Setor Entroncamento

O prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, fez a apresentação do projeto da Feira Coberta que vai abrigar feirantes que trabalham na feira de quarta-feira localizada no Setor Entroncamento.




Vanderlei Coimbra, que esteve acompanhado da equipe técnica responsável pela elaboração do projeto, do secretário de Obras, Escalabrin, do empresário Andrei, dono da empresa, que venceu o processo licitatório para a execução da obra, apresentou no papel a forma como vai ficar a moderna e espaçosa feira que está sendo construída no Setor Novo Horizonte, na área que antes pertencia ao Fórum de Justiça.
A moderna obra vai atender um antigo sonho dos feirantes que aguardavam por mais de duas décadas a remoção para um espaço mais adequado, que possua condições de higiene para a venda, exposição dos produtos e comodidade para os feirantes e consumidores. 
O anúncio da construção trouxe alegria para os feirantes, que por mais de 20 anos negociam os seus produtos debaixo de sol e chuva, sem as mínimas condições de higiene. “Agora sim, podemos comemorar, pois vamos sair da poeira, do sol e da chuva, porque o nosso prefeito Vanderlei Coimbra prometeu e cumpriu. Vai tornar o nosso sonho em realidade”, comemora a feirante Maria da Silva.
Para o prefeito Vanderlei Coimbra, a obra é apenas mais um compromisso assumido durante o período da campanha eleitoral que está sendo cumprido. “Estamos aqui anunciando o cumprimento de mais compromisso de campanha. Eu prometi para os feirantes que iria construir a feira de quarta-feira e reformar a de domingo, e estou aqui anunciando o inicio da obra e resgatando o sonho desses feirantes, que há mais de vinte anos esperavam por essa ação do gestor municipal”, disse Vanderlei Coimbra.

A feira terá estacionamento, banheiros, box para açougues e várias outras novidades. Dinho Santos      

Crime de Desacato e Alcoolemia custou dez salários mínimos o empresário em Redenção

A farra do empresário Ítalo Eduardo, o popular ‘’Gugu’’ que começou na tarde da última sexta-feira (22), foi parar na Delegacia de Polícia Civil de Redenção e teve um custo de dez salários mínimos ao bolso do empresário após ele se envolver em um acidente de trânsito nas ruas de Redenção.


De acordo com o delegado Washington Santos,  o empresário foi levado para Depol de Redenção, por uma guarnição da Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito tendo por duas vezes batido na traseira do veículo de uma advogada.

Totalmente embriago o empresário causou a maior confusão no local do acidente e teve que ser levado pela guarnição policial. No momento em que estava sendo feito o procedimento policial pelo crime de alcoolemia, o empresário passou a desacatar na frente do delegado  Washington Santos, o policial que estava no exercício de seu dever. No momento do desacato o delegado deu voz de prisão e autuou ‘’Gugu’’ pelo crime de desacato. Por se tratar de dois crimes afiançáveis, a autoridade policial arbitrou fiança no valor de dez salários mínimos, que foi pago na manhã do último sábado (23. Após a comprovação do pagamento da fiança o empresário foi liberado. Dinho Santos 

Camisa do Flamengo ajudou a polícia localizar autor de assalto em Cumaru do Norte

Foram transferidos para o Presídio de Redenção os elementos Isaias Sena de Souza de 32 anos e Luiz Henrique de Souza Silva, de 24 anos, que foram presos na cidade de Cumaru do Norte, acusados de praticar  um assalto a mão armada contra o morador Fagne da Silva Alves, o crime ocorreu na noite do último domingo dentro do perímetro urbano da cidade. De acordo com o relato da vítima, ele caminhava pela via pública por volta da meia noite do domingo (24),quando os dois elementos que estavam em motocicleta de cor vermelha se aproximaram dele e com um revólver na mão anunciaram que se tratava de um assalto e que ele passasse o dinheiro que tinha no bolso. 


Sem hesitar a vítima entregou o dinheiro para os assaltantes que saíram em disparada na motocicleta. Após o assalto Fagne, procurou o destacamento da Polícia Militar e informou sobre o assalto e as características dos assaltantes e também os detalhes da motocicleta que os elementos utilizaram durante o assalto.

 A camisa do Flamengo que um dos elementos estava usando na hora do assalto, foi o detalhe que ajudou a guarnição policial comandada pelo cabo Clenildo Pereira, a localizar e identificar os assaltantes que estavam bebendo as proximidades do Bar da Andreia, quando foram localizados pela guarnição policial que durante a abordagem não tiveram dúvida que se tratavam dos autores do assalto. Após a prisão, os dois elementos foram reconhecidos por Fagne, como sendo os dois meliantes que haviam praticado o assalto contra ele. Os dois elementos foram autuados em flagrante deleito pelo crime de assalto a mão armada pelo delegado Rodrigo da Mota da Delegacia de Cumaru do Norte, que encaminhou os acusados para o Presídio de Redenção, onde vão aguardar a decisão da justiça. Dinho Santos 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Afif cresce na região com discurso consistente.

A candidatura de Afif Jawabri tem surpreendido muita gente, a pouco mais de um mês das eleições o candidato tem realizado uma verdadeira maratona na região, focando principalmente em Redenção onde mora desde 1996 e Conceição do Araguaia onde cresceu e morou até os 15 anos.



 Afif é produtor rural, já esteve à frente de diversas entidades como Sindicomercio, Sicredi, Sindicato Rural de Redenção, Cumaru, Bannach e Pau D’Arco onde atuou sempre nos bastidores para trazer desenvolvimento para a região, visto como uma pessoa séria, essa imagem tem ajudado bastante o candidato nas suas andanças. A coerência no discurso e os projetos de desenvolvimento para a região têm sido fatores decisivos na conquista de novos eleitores, não há como firmar compromisso com todo mundo, é preciso ter ética, candidato que sai por ai prometendo e se comprometendo com o Estado todo não conseguira cumprir as promessas, se um político quer um mandato consistente tem que ter foco, o nosso é no Sul do Pará, afirmou Afif.


Para muitos eleitores e formadores de opinião  crescimento de Afif tem se fortalecido em razão da mudança de pensamento da população, um candidato sério, honesto, com projetos consistentes para a região acaba por atrair um publico que quer mudanças e transformações profundas na politica. Muitos dizem que  o brasileiro esta descontente e desacreditado com os políticos profissionais, aqueles que a cada quatro anos saem fazendo promessas que não são cumpridas durante o mandato, esses políticos serão substituídos nas urnas por outros candidatos, o cidadão esta cada vez mais consciente do seu poder nas urnas e sem dúvida fará esse exercício democrático cada vez melhor daqui pra frente. 


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Redenção Agentes de Endemias recebem curso de qualificação



Cerca de 50 Agentes de Combate às Endemias que são lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Redenção, estão recebendo um curso qualificação. O treinamento é ministrado pela 12ª Regional de Saúde do Sul do Pará, com sede em Conceição do Araguaia e o palestrante é Joca França, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Sousa, o objetivo do curso é capacitar os agentes a fim de que eles possam prestar um serviço de mais qualidade à população. “Nós sabemos da importância de capacitar estes profissionais, por isso estamos realizando este treinamento”, disse.


A duração do curso é de seis meses e nesse período as palestras serão ministradas uma semana por mês. No primeiro módulo que teve início na última segunda-feira (18), no auditório da Uepa, 50 agentes participaram. Na semana que vem o curso será ministrado para mais um grupo de 30 agentes.

Redenção Prefeitura instala brinquedoteca no Hospital Materno Infantil


Mais conforto e atenção estão sendo dados às crianças do Hospital Municipal Materno Infantil, graças à inauguração da primeira brinquedoteca da unidade. O espaço foi montado o setor de pediatria do hospital e conta com vários brinquedos e livros de historinhas.


A brinquedoteca é coordenada pela pedagoga Nelza Ribeiro, que possui larga experiência nessa área. O objetivo, segundo Nilza, é proporcionar lazer e não deixar a criança somente no leito do hospital. O ambiente serve ainda para a socialização entre pais filhos. “É um trabalho que nós temos levado a sério, e eu tenho o sonho de que esse projeto não fique somente aqui, mas que seja implantado em outros hospitais”, disse Nelza.

Para a dona de casa Keiliane Lisboa, que enquanto aguardava atendimento para sua filha, foi levada até a brinquedoteca, essa iniciativa agradou não só as crianças, mas os pais também. “Esse trabalho é maravilhoso, porque é um momento de entretenimento das crianças e elas amam”, declarou.

A brinquedoteca é um espaço que, além de oferecer entretenimento, serve de suporte no tratamento das crianças, pois auxilia em questões que envolvem ansiedades e medos e faz com que elas se esqueçam dos complicados procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar. O espaço funciona em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Fesar.

Leitura

Na semana passada a equipe da Biblioteca Pública Municipal, coordenada pela pedagoga Kátia Susi, esteve na brinquedoteca do Hospital Materno Infantil, levando muita diversão às crianças que são atendidas pela unidade. Foram feitas apresentações extraídas da literatura infanto-juvenil, que mesmo por um curto espaço de tempo, fizeram com que os pequenos se distraíssem.   


“A nossa intenção, além de divulgar a biblioteca, é trazer um pouco de divertimento e entretenimento para as crianças”, afirmou Cátia Susi. (Ascom)

Alberto Branco é homenageado na Câmara de Redenção

O medico e ex-prefeito do município de Conceição do Araguaia Alberto Branco, foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Redenção com uma Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços que ele tem prestado a sociedade do Sul do Pará atuando como médico há mais de três décadas. 



A homenagem teve a aprovação dos demais vereadores que estavam presente na sessão quarta-feira (20). A iniciativa do vereador Leonardo da Saúde, de manifestar um reconhecimento aos 37 anos de atuação na área da medicina na cidade de Conceição do Araguaia e Redenção e outros municípios da região do sul do Pará, rendeu elogios de todos os vereadores presentes na sessão. Segundo o vereador Leonardo, o médico Alberto Branco, possui um histórico de um homem trabalhador e dedicado à profissão. Leonardo lembrou que o médico foi fundamental na sua carreira profissional. “Meu primeiro emprego foi como cobrador no RH Laboratório”. Disse Leonardo.
O vereador João Lúcio no seu pronunciamento na tribuna da casa lembrou a atuação de médico na região como profissional e homem público. “É um exemplo de para todos nós o doutor Alberto Branco, ele sempre foi considerado o melhor médico da cidade de Conceição do Araguaia e sempre atendeu o pobre o rico independentemente de a pessoa ter condições ou não”. Relatou o edil. Todos o vereadores foram unânimes em elogiar Branco na tribuna.
Alberto Branco fez questão de usar a tribuna para fazer os agradecimentos. Ele destacou a iniciativa do vereador Leonardo da Saúde e disse que ficou muito grato pela comenda. Branco fez questão de prestigiar a sessão acompanhado da esposa Regina Branco, do filho Rafael Branco e da nora Lívia Branco. O médico elogiou a atuação da Câmara e disse que se sentiu muito honrado com a Moção. Dinho Santos
 


Sebrae capacita empresários e funcionários em Santa Maria das Barreiras

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas  em parceria com a Prefeitura de Santa Maria das Barreiras, realizou o Treinamento em Marketing e Venda, para empresários, colaboradores e futuro empreendedores  do município.


O treinamento faz parte de um ciclo de palestras e curso que foi realizado em diversos municipios da região do sul do Pará apresentado pela consultora do SEBRAE, Norma Lacerda, que se deslocou da capital do Estado especialmente para coordenar e ministrar as aulas para os participantes.
Em Santa Maria das Barreiras, o treinamento teve a participação de 25 alunos que durante uma semana tiveram noções e orientações de como oferecer um atendimento de qualidade aos clientes e novas técnicas de vendas.  A representante do poder público municipal Kauane Cantuario, foi a responsável pela realização do treinamento que aconteceu na sede do município. O curso contou com a participação de diversos empresários e jovens que sonham em ser tornarem empreendedores em Santa Maria das Barreiras. Para Norma Lacerda, a parceria entre Sebrae e as prefeituras municipais vem dando oportunidades de que empresários, funcionários e futuros empreendedores tenham a oportunidade de se capacitar para oferecer um melhor atendimento aos clientes que no futuro o resultado final serão o aumento das vendas e consequentemente o aumento dos lucros. ‘’ Sabemos que o país passa por uma grande processo de transformação e com isso o comércio e os negócios se faz necessário esses cursos onde o empresário o funcionário e empreendedor saiba como estar preparado para atender o cliente’’, disse Norma. Para Kauane todos os participantes tiveram um excelente rendimento e com certeza novos cursos estarão sendo realizados em Santa Maria. “Com a realização desse curso, pudemos perceber que todos saíram ganhando que cada um aprendeu uma nova forma de vender, de conhecer os produtos, de como abordar o cliente, enfim ,acredito que foi muito produtivo e garanto que juntamente com o Sebrae, vamos estar trazendo outros cursos para o nosso empresariado”, ressaltou Kauane.


Vereador Lazaro Marinho solicita conclusão do asfalto no Jardim Cumaru

Durante a sessão da última segunda-feira (18), que marcou o retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vereadores no segundo semestre, o vereador Lázaro Marinho, abordou a questão da conclusão de um trecho do asfalto da Rua Emernegilda, localizada no Setor Jardim Cumaru, que foi interrompido por causa de postes e algumas pedras localizadas no local.


Segundo o vereador, o asfalto não foi interrompido em toda sua extensão, devido à existência de um poste de energia da Rede Celpa no meio da rua e também uma pedra existente no meio da via pública que impediu a colocação do asfalto de trecho de aproximadamente 80 metros.
Como o poste e a pedra, não foram removidos, a obra não pôde ser concluída e os moradores que residem no trecho foram prejudicados, pois continuam na poeira vendo a asfalto passar a poucos metros de suas residências. De acordo com Lázaro Marinho, ele foi procurado por diversos moradores que querem a conclusão da obra a todo custo. “Alguns moradores me procuraram cobrando a conclusão do asfalto no trecho, eles disseram que não querem mais conviver com a poeira e também com desvalorização dos seus imóveis, temos a empresa responsável e a Celpa tem que encontrar uma solução para aquele problema ali existente”, disse o vereador.
Lázaro Marinho disse que estará encaminhando ofício para a rede Celpa e também para a direção da empresa responsável pela execução da obra para achem uma solução e que o asfalto possa ser feito e os moradores da importante via sejam beneficiados na sua totalidade. 


Polícia prende mais uma vez Paula pela acusação de tráfico

Uma operação realizada pela Policia Civil na noite da última quinta-feira (14),  que contou com o apoio de policiais do Grupo Tático de Operações-GTO da Polícia Militar, prendeu uma velha conhecida da polícia acusada de estar atuando no mundo do trafico em Redenção. Paula Gomes da Silva, 42 anos, foi presa pela operação comandada pelo delegado Telles, quando vendia drogas para usuários na própria residência dela localizada na Rua Curitiba no Setor Alto Paraná. 


Na casa da acusada os policiais encontraram certa quantidade do produto entorpecente conhecido por crack e maconha. No local que funcionava como ponte de venda e também de consumo da droga, os policiais encontraram vários usuários estavam consumido o produto adquirido na mão da acusada.
A prisão de Paula, que já passou pelo Presídio de Redenção, por cerca de cindo vezes, ocorreu depois de uma sigilosa investigação da Superintendência de Polícia Civil de Redenção, que tem a frente o delegado Antônio Miranda Neto, que juntamente com o delegado Telles e sua equipe de policiais civis de depois de traçaram o plano da operação estouraram a boca de fumo e prenderam a acusada. Paula, foi autuada pelo crime de tráfico de drogas e logo após ter sido feito todo o procedimento legal foi conduzido para o Presidio de Redenção, onde deverá passar uma boa temporada.  Para a imprensa a acusada disse que não estava mais atuando no mundo do tráfico e que as pessoas que estavam na casa compraram a droga em outro local e foram consumir na casa onde ela mora. ‘’Eu estou mexendo com vende de bijuterias e semi-jóias, há tempos que deixei de vender droga, são os usuários que vão  para casa fumar e a  polícia acha que eu ainda estou vendendo’’ disse Paula. O delegado Telles, que comandou a operação disse que as investigações revelaram que a acusada estava vendendo droga e a grande prova foram  os usuários que estavam na casa, a droga encontrada e as varias embalagens jogadas pelo chão e ainda o dinheiro fracionado, peças fundamentais na composição do inquérito policial. ‘’Ela estava vendendo encontramos droga dentro da casa ela contumaz na prática do delito e por isso foi autuada pelo crime de tráfico e já  encaminhada para o Presídio de Redenção, onde vai acertar as contas com a justiça’’, disse o delegado.    Dinho Santos 


Operação ‘’limpeza’’ apreende casal de menores que estavam atuando no tráfico de Conceição do Araguaia

A Operação ‘’Limpeza’’ desencadeada pelo Delegado Pedro Henrique da Delegacia de Polícia Civil de Conceição do Araguaia resultou na apreensão de dois menores de idade que estavam atuando como traficantes na cidade.  T. M.S de 17 anos, filha do traficante Egnar, vulgo Coco,que está preso na Delegacia de Conceição do Araguaia e o outro menor S.R.S, também de 17 anos, foram presos na tarde da última segunda-feira (18), no setor Alto Verde, durante uma perseguição policial comandada pelo delegado Pedro Henrique que contou com a participação dos investigadores Brito e Washington.




Os menores já estavam sendo monitorado pelos policiais que há muitos dias vinham investigando e acompanhando os passos dos menores que assumiram o tráfico em Conceição do Araguaia.   Em poder dos menores a policia encontrou oito gramas e meio de cocaína e 21 petecas da droga conhecida como crack pronta para venda a usuários do setor.
A operação iniciou se a cerca de uma semana atrás quando três pessoas  foram colocadas atrás das grades pela equipe de investigação da Depol de Conceição do Araguaia.    

De acordo com o delegado Pedro Henrique, o uso de menores no tráfico é uma nova modalidade de crime que os traficantes vem utilizando em Conceição do Araguaia e que vem sendo combatido pela polícia. ‘’Nossa meta e desarticular o tráfico em Conceição do Araguaia, eles estão inovando na forma de agir, mas nosso serviço de investigação e inteligência também tem buscado inovações e sempre estaremos pronto a combater e tirar de circulação os traficantes que tanto mal causam a nossa sociedade’’ , disse o delegado Pedro Gabriel. Dinho Santos   

Mãe desnaturada se apresenta à polícia e ao Conselho Tutelar




A mãe que abandonou uma criança em frente a uma casa na Folha 27, Nova Marabá, dentro de uma mala, já foi localizada e prestou depoimento à Polícia e ao Conselho Tutelar do município. Tairine Nunes da Silva informou que tem 22 anos e que é natural da cidade de Anápolis (GO), mas que estava morando com parentes em São João do Araguaia e que teria ganhado o bebê no dia 17 de julho em São Domingos do Araguaia.
Ela disse ao Conselho Tutelar que o marido a obrigou a abandonar a criança, pois não queria a filha. Há suspeitas também de que ela tenha adquirido o que os especialistas chamam de Depressão Pós Parto e pode estar passando por problemas neurológicos. A criança está recolhida no Espaço de Acolhimento Provisório de Marabá.
A justiça da Vara da Infância e da Juventude vai determinar se a mãe vai ter novamente a guarda da criança ou se ela será encaminhada para adoção. O bebê de apenas um mês e dois dias de vida foi abandonado na porta de uma residência nesta segunda-feira (18).
A criança do sexo feminino foi deixada dentro de uma mala onde haviam roupinhas do bebê e uma carteirinha de vacinação. A família que encontrou o bebê conta que o choro foi quem a salvou, pois a criança estava sufocada na mala cheia de roupinhas.
Após alimentar a criança, a família acionou o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. A polícia irá investigar o caso. Caso a mãe seja encontrada, ela pode pagar pelo crime de abandono de incapaz, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A família demonstrou interesse em adotar a criança.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Criança abandonada dentro de mala em Marabá



Um bebê de apenas um mês e um dia de vida foi abandonado pela mãe na porta de uma casa na Folha 27, Nova Marabá. A criança do sexo feminino foi deixada dentro de uma mala onde havia roupinhas do bebê e uma carteirinha de vacinação. No único documento deixado algumas informações importantes que podem fazer com que a polícia chegue até a mãe. O bebê nasceu no dia 17 de julho deste ano com peso de quatro quilos, em um hospital do município de São Domingos do Araguaia, cidade distante cerca de 50 km de Marabá.
A família que encontrou o bebê conta que o choro da criança foi quem salvou a mesma, pois ela estava sufocada na mala cheia de roupinhas. A criança teve um ataque de choro e aparentava estar com muita fome. A família deu todo o carinho, apoio e cuidados especiais necessários.
Depois acionou o  Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. "Estávamos preparando o almoço quando ouvimos o choro do bebê. Quando fui até o portão me deparei com a cena dessa criança linda deixada na mala, suja e chorando muito. Entrei em desespero e peguei rapidamente a criança. Eu também não segurei minhas lágrimas ao ver que uma criança linda como essa teria sido abandonada por uma mãe", disse Juliana Sousa Rios, dona de casa que encontrou o bebê.
A mãe, caso seja encontrada, pode pagar pelo crime de abandono de incapaz previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (Weliton Moreira/RBA TV)

sábado, 16 de agosto de 2014

Pesquisa Ibope: Helder 38%, Jatene 37%

A primeira sondagem do Ibope sobre a corrida eleitoral para o Governo do Pará, encomendada pela TV Liberal, e divulgada neste sábado (16), aponta o candidato Helder Barbalho (PMDB), da coligação “Todos pelo Pará” a frente do candidato Simão Jatene (PSDB), da coligação "Juntos pelo Povo" na sondagem estimulada.
A modalidade de pesquisa é feita com a apresentação da relação nomimal dos candidatos. O peemedebista aparece com 38% das intenção de votos. O tucano está em segundo, com 37% das intenções. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 
 Na sequência da pesquisa estimulada, aparecem os candidatos do PCB, Marco Antônio; e do PV, Zé Carlos, ambos com 3%. Marco Carrera (PSol) e Elton Braga (PRTB) estão empatados com 2%. Os eleitores indecisos somam 9%. Já que disseram optar por votos brancos ou nulos somam 6%.
A pesquisa encomendada pela TV Liberal foi realizada entre os dias 11 e 14 de agosto. Ao todo 812 eleitores de 44 municípios foram ouvidos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA-00004-2014 e no Tribunal Superior Eleitoral, sob protocolo BR-00379/2014.



VANTAGENS
Helder Barbalho tem vantagem entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos, entre os adultos com 25 a 34 anos, e de 45 a 54 anos. Por escolaridade, Helder tem o melhor resultado entre os eleitores com ensino médio e ensino superior.  Jatene leva vantagem entre os eleitores de baixa renda, com renda de até um salário mínimo, entre os mais jovens, e os adultos na faixa etária de 35 a 44 anos.  o candidato do PSDB também se destaca entre os eleitores com ensino fundamental. Os candidatos do PMDB e do PSDB aparecem empatados entre os eleitores com as maiores rendas.
Na corrida para o Senado, Paulo Rocha e Mário Couto lideram preferência
Os candidatos Paulo Rocha, do PT, e Mário Couto, do PSDB, lideram com 16% a intenção dos votos, de acordo com os dados da pesquisa estimulada. Em seguida aparecem Duciomar Costa (PTB), com 14% dos votos e Jefferson Lima (PP), com 13%.
O professor Simão (PV) está com 5%, seguido de Helenilson Pontes (PSD), com 4%; Ângela Azevedo (PSTU), com 3%; Eliezer Barros (PRTB), Pedrinho Maia (PSOL) e Renan Rolim (PCB), com 1% das intenções de votos. Os eleitores que irão votar branco ou nulo somam 9%. Já os que não sabem ou não opinaram somam 16%.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Candidato Afif reune com agricultores da Campina Verde

Conhecedor dos problemas do homem do campo pelo fato de possuir uma larga experiência como engenheiro agrônomo e por estar junto com os pequenos, médios e grandes produtores,  o candidato a deputado estadual Afif Al Jawabri tem a cada dias conseguido novos aliados nas visitas que tem feito na zona rural dos municípios da região do sul do Pará. 






Na semana passada Afif , esteve visitando pequenos agricultores da região da Campina Verde, localizada na área rural de Redenção, onde os colonos falaram da dificuldades existente no local devido a inoperância do Instituto Nacional de Colonização-INCRA que não conseguem regularizar a situação dos agricultores nem do dono da propriedade. A inoperância do órgão dificulta o acesso dos produtores a financiamentos e assistência técnica que possa alavancar a produção na região. Na conversa com o colonos, o candidato Afif, da importância dos agricultores estarem votando  e um candidato que  realmente compreenda o problema e depois de eleito lute para trazer os resultados que a comunidade merece. ‘’Precisamos nos conscientizar que é necessário eleger pessoas que tenham compromisso com o nossa região com o nosso povo, que lute pelas causas de quem realmente more no sul do Pará. É por causa desses problemas que eu me propôs a ser candidato e estou aqui pedindo o apoio de cada um de vocês, porque conheço as dificuldades e farei de tudo para resolver esse problema existente aqui na Campina Verde’’, disse Afif. Ao final da reunião inúmeros agricultores se propuseram a apoiar Afif, na corrida em direção a Assembleia Legislativa. 

Check-Up


De volta
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Redenção-Comcriar,  durante reunião realizada no final do mês de julho, tomou a decisão de absolver os conselheiros Raitane Freitas e Deilton Galdino, do processo disciplinar administrativo  sugerido pelo Juíza Divina da Costa Tristão e transformar o processo em advertência.
Exagerada
 O colegiado julgou exagerado o pedido de cassação do mandato dos dois conselheiros sugerido pela magistrada que caso  fosse obedecido pelo colegiado os dois conselheiros além de perder os mandatos estariam suspensos de exercer qualquer cargo público pelo período de cinco anos. Com a absolvição Raitane e Deilton, voltaram às atividades normais.  
Buscando alianças
Conhecedor dos problemas do homem do campo pelo fato de possuir uma larga experiência como engenheiro agrônomo e por estar junto com os pequenos, médios e grandes produtores,  o candidato a deputado estadual Afif Al Jawabri tem a cada dias conseguido novos aliados nas visitas que tem feito na zona rural de Redenção.
Virose
Uma virose levou a internação no Hospital São Vicente o diretor regional do Detran Ricardo Pull, a internação interrompeu as visitas que Pull, estava fazendo  as agenciais do órgão fiscalizador de trânsito em diversos municípios da região do sul do Pará. Considerado como um guerreiro nas campanhas eleitorais Ricardo, promete está volta,  logo que os efeitos dos medicamentos fizeram ele levantar da cama.
Convidado de Honra
O prefeito de Marabá, João Salame, participou da Confraternização dos Associados da Câmara de Comércio e Indústria do Japão, como convidado de honra. O encontro aconteceu na última sexta-feira (8), em São Paulo (SP), e reuniu empresários, representantes da entidade e da Embaixada Japonesa no Brasil. A reunião teve como objetivo a apresentação do perfil da Câmara de Comércio e Indústria do Japão.
Filhotes  
Um casal de onça, sendo uma pintada e uma preta, reproduziu no Parque Zoobotânico Vale (PZV), em Parauapebas, sudeste do Pará. Os filhotes, uma fêmea preta e um macho pintado, estão em local reservado onde recebem cuidados especiais dos tratadores. É a segunda vez que nascem filhotes desta espécie no parque, a primeira foi em 2002. Os pais já vivem no local há três anos desde que foram doados pelo Ibama do Pará.

Apoiadores de peso
A carreata do candidato ao governo do Estado do Pará Helder Barbalho, realizada na última segunda-feira (11), na cidade de Xinguara organizada pelo coordenador de campanha Ary, contou com a participação de diversas lideranças do PT e PMDB do sul do Pará. Entres os apoiadores  e cabos eleitorais de peso de Helder Barbalho estavam o prefeito Mauricio Cavalcanti de Pau D’arco e Eduardo da Machado de Santana do Araguaia .
Articulações  
Alguns vereadores de Redenção estão aproveitando o período da campanha eleitoral para também articular sobre as eleições da mesa diretora da Câmara Municipal que tem eleições marcadas para acontecer no final do ano. Até o momento sete vereadores manifestaram interesse de participar do processo eleitoral como candidato a presidente.
De olho em 2016
Os comentários que circulam nas rodas de conversas pelos quatro cantos da cidade de Redenção são os de que dos onze candidatos a deputados que estão disputando as eleições estaduais seis deles estão de olho mesmo  é no pleito de 2016. A candidatura de deputado seria apenas o fortalecimento e divulgação do nome para a candidatura ao cargo de prefeito nas eleições de 2016.



Em São Felix do Xingu: Vereador de 62 anos é acusado de engravidar menina de 13

Antes do fechamento da edição a redação do NOSSO JORNAL recebeu a informação  de que na cidade de São Felix do Xingu o vereador Adailton Raimundo Leite, de 62 anos, mas conhecido por ‘’Laranjeira’’ filiado ao Partido da República - PR , estaria sendo acusado por familiares de uma menor de 13 anos, de ter mantido relações sexuais e engravidado a adolescente.


As informações dizem que o caso estaria sendo investigado pelo delegado Lenildo Mendes e que o vereador teria fugido do município ao saber que pai da menor teria procurado a polícia para relatar o fato. Laranjeira é casado e atualmente vem desenvolvendo um trabalho de apoio a gestão do prefeito Joao Cleber. As informações dizem que a menor trabalhava na casa do vereador quando aconteceu o caso amoroso.
Por telefone a reportagem tentou entrar em contato com o vereador Laranjeira, mas as ligações caíram na caixa postal. Buscando a veracidade do fato o NOSSO JORNAL, conseguiu conversar com o vereador Gilson Cota, que desempenha a função de vice-corregedor da Câmara Municipal. Por telefone o vereador disse acabara de chegar da zona rural e fora informado pela tesoureira da Câmara sobre o assunto. ‘’Acabei de chegar da zona rural e não sabia do fato, tomei conhecimento do assunto através da tesoureira da Câmara e garanto que vamos tomar providencias, pois o Poder Legislativo Municipal não pode apoiar com esse tipo de atitude’’.Disse o vereador. Por telefone tentamos conversar com o delegado Lenildo Mendes, que está apurando o caso, mas não tivemos êxito nas ligações. Dinho Santos      


Polícia prende elemento perigoso em Redenção

Se encontra recolhido no Presidio de Redenção  aguardando a transferência para uma Casa Penal do Estado do Mato Grosso, o elemento Willian Araújo Felipe, de 22 anos, que foi preso pela Polícia Civil de Redenção, com o apoio da guarnição do Grupo Tático de Operação-GTO da Polícia Militar. 



A prisão do acusado que possui varias passagem pela polícia de Redenção e também do Estado do Mato Grosso, foi o resultado das investigações feita pelo delegado Washington Santos Oliveira e delegado Teles, lotados na delegacia de Redenção, após denunciais de populares que informaram a existência de um elemento cheios de tatuagens no corpo em atitudes suspeitas as proximidades de uma residência que os populares acreditavam ser uma boca de fumo. De posse das informações os delegados, investigadores e policiais do GTO, saíram a procura do  desconhecido seguindo as informações das denunciais.  Depois de ronda por alguns setores da cidade, a polícia encontrou o elemento perambulando pelo Setor Jardim Ariane. Durante a abordagem o acusado disse que chamava Pablo de Souza Lima,  e que era apenas usuário. Durante o trajeto para a delegacia, o elemento voltou atrás e disse que seu nome na verdade era  Willian Araújo Felipe. Durante a checagem no serviço de informação da polícia  o Infoseg, ficou confirmado que o acusado tinha uma prisão preventiva do Estado do Mato Grosso, pelo crime de estupro além de varias outras passagem pela polícia pelos crimes de roubos, furtos e assaltos. Ficou contatado também que contra o foragido, haviam mais de nove acusações  de roubos, furtos e estupro na Delegacia  Redenção e o elemento estava a solta pelas ruas da cidade. Após a prisão do acusado o delegado Washington Santos, solicitou a internação do mesmo no presidio de Redenção e também a transferência a cadeia de Água Boa no Estado do Mato Grosso , onde o acusado devera pelos crimes que resultaram no pedido de prisão preventiva dele. Wilian, devera ir para um presidio de segurança máxima haja vista por já fugiu da prisão por cerca de três vezes.  Dinho Santos 



Serviço de atendimento rápido da Caixa Econômica deixa cliente na mão no fim de semana

Considerada como uma das mais modernas  agencias bancarias da cidade ,a Caixa Econômica Federal de Redenção, também se destaca não pela beleza e modernidade do novo prédio inaugurado a pouco menos de um ano, mas sim pela precariedade no serviço de atendimento aos usuários que nos últimos dias tem deixado os clientes sem acesso ao dinheiro nos caixas eletrônicos .




A agencia é ampla moderna,  mas  enfrenta dificuldades no funcionamento dos caixas eletrônicos que de quando em vez deixam os usuários na mão, principalmente nos finais da semana e feriados. 
No último fim de semana a história se repetiu, depois que uma pane atingiu vários  terminais da agencia impedindo os usuários de fazer qualquer transação. O problema se estendeu até a tarde de segunda-feira (11), dia de grande movimentação na agencia.
Ao se dirigirem ate os equipamentos os clientes se deparavam com uma placa sistema indisponível e nem uma  informação de quando e o que estava sendo feito para solucionar o  crônico problema. 
Para a professora Maria das Graças Barbosa, o serviço oferecido pela agencia da Caixa Econômica Federal em Redenção, é vergonhoso. ‘’Esse  atendimento dessa agencia é uma vergonha e  a direção não faz nada para mudar isso, de vez em quando ficamos sem poder sacar dinheiro por que esses terminais vivem fora do sistema isso é uma vergonha para o um órgão do Governo Federal rico como esse’ ’desabafou a professora.   A reportagem conversou com o vereador João Lúcio, que foi procurado por vários usuários que foram até a Câmara Municipal solicitando providencias sobre o problema, que atinge muitos servidores municipais que recebem os seus vencimentos na agencia. João Lúcio, disse que encaminhou um documento na última terça-feira (12) a direção da Caixa Econômica solicitando que alguém da agencia compareça a plenária da Câmara para prestar informações do que está sendo feito pela direção para solucionar o problema.   Dinho Santos



Laudo do IML aponta que Nathalia Milhomem foi morta por asfixia mecânica

O Delegado Alberone Afonso Miranda, concluiu o inquérito policial que apurou os fatos da morte da adolescente Natália Milhomen da Silva, de 12 anos, ocorrido no dia 19 de maio que causou muita comoção e revolta na população de Santana do Araguaia, no extremo  sul do Pará.  O inquérito policial foi concluído com a chegada do resultado do laudo do Instituto Médico Legal-IML,feito por peritos do Instituto Renato Chaves, localizado na cidade de Marabá, sudeste do Estado do Pará. 




De acordo com o delegado Alberone, o laudo descartou a possibilidade de a adolescente ter praticado o suicídio, conforme a versão apresentada pelo padrasto da adolescente o técnico de enfermagem  Jadies Lima Silva, 26 anos, apontado como principal suspeito da morte da adolescente logo após da morte da vítima. 
O laudo de exame cadavérico feito pelos peritos apontou como asfixia mecânica as causas da morte da menor que apresentava hematomas no pescoço e outras partes do corpo. Diante do resultado a autoridade policial indiciou o técnico de enfermagem Jadies Silva, por homicídio qualificado e solicitou a prisão preventiva do acusado que se encontra recolhido no Presidio de Redenção, aguardando a data do julgamento, já que o juiz da vara criminal de Santana do Araguaia acatou a solicitação de prisão preventiva do acusado, mantendo o mesmo preso no Presídio de Redenção, onde vai guardar a data do julgamento que será realizado na cidade de Santana do Araguaia.
 De acordo com o delegado Alberone, o laudo descartou a possibilidade de a adolescente ter sido vítima de abuso sexual no dia em que foi morta pelo padrasto.
 Até o momento a polícia não sabe quais os motivos que levaram   o técnico de enfermagem e professor de faixa preta de Karater  a assassinar a pequena Natália Milhomen, com que residia desde dos oito anos de idade depois que casou com Maria Aparecida  mãe da adolescente , já que o acusado nega a autoria do crime.
Crime: Nathalia, foi encontrada pendurada com uma corda no pescoço no quarto dela no dia (19) de maio e, as suspeitas dos familiares da adolescente foram as de que ela  as de que não fora assassinada pelo padrasto que segundo os comentários de familiares vinha assediando a menor já algum tempo.  A polícia suspeitou  que o padrasto simulou o suicídio montando todo um cenário que pudesse convencer os familiares e a própria polícia que a menor tivesse dado fim a própria vida. Desconfiou:  De acordo com a polícia  as suspeita de ter sido um assassinato e não um suicídio, foi despertada pelo agente funerário que ao preparar o corpo da criança para o velório e sepultamento, percebeu algumas marcas no corpo da vítima que se assemelhavam a mordidas e acionou a polícia. As suspeitas levaram ao delegado Alberone, solicitar um exame mais detalhado no corpo da criança e também o exame de conjunção carnal para verificar se houve abuso sexual. Linchar : O acusado foi preso durante o velório da adolescente depois que as primeiras investigações apontavam ele como principal acusado de ter praticado o crime de homicídio contra a enteada. Logo que a informação se espalhou pela cidade de Santana do Araguaia, de que o padrasto estava sendo acusado de matar a adolescente, populares  foram até a delegacia na intenção de fazer justiça com as próprias mãos. Por medida de segurança o acusado foi transferido para o Presidio de Redenção e deverá retornar a Santana do Araguaia, no dia em que for enfrentar o júri popular. Dinho Santos