terça-feira, 24 de junho de 2014

Mario Moreira confirma candidatura a deputado federal





O ex-diretor da Adepará, Mário Moreira esteve visitando recentemente de Redenção onde reuniu com diversas lideranças políticas e amigos que estão firmes no apoio a sua candidatura a deputado federal. Moreira participou do programa de televisão “Giro Total”, da TV Record apresentado por Célio Decker e falou dos projetos que tem para o sul do Pará.  

Briga em chácara acaba na delegacia

Uma briga envolvendo dois trabalhadores rurais por pouco não acaba em morte na colônia Novo Projeto, na região da Campina Verde, área rural de Redenção. A confusão começou depois que o gerente da Chácara Sossego, Pedro Santos Corrêa, de 45 anos, que havia ingerido muita cachaça ameaçou matar com uma faca o trabalhador rural Isaias Feitosa Sales, de 42 anos, com que havia passado a noite bebendo pinga 51.




De acordo com o relato de Pedro Santos, a confusão se originou pelo fato de Isaias, que presta serviço de diarista, fazendo cerca e outros serviços na chácara em que ele gerenciava, vinha insistentemente falando mal do serviço dele na intenção de assumir o seu lugar e assim ganhar a confiança do seu patrão.
Na hora em que todos estavam reunidos assistindo o jogo da Seleção Brasileira contra Camarões, Isaias voltou a tocar no assunto o que irritou o gerente que passou a falar alto aumentando a confusão. No auge da discussão, já bastante embriagado, o gerente pegou uma faca e disse que era para Isaias se calar senão ele o mataria. “Eu estava bêbedo, mas me lembro bem. Ele começou a falar de novo do meu serviço na frente do patrão e eu peguei a faca e fiz a ameaça, coisa de cachaça, mas não iria matar ele não, ai vim parar aqui na cadeia”, relata Pedro em estado sóbrio.
A Polícia Militar foi acionada pelo serviço 190 e foi até o local e prendeu o gerente bêbado ameaçador. Isaias, que também foi conduzido para prestar esclarecimento, disse que ficou com medo de morrer. “Quando eu vi aquela faca brilhando apontada na minha direção, fiquei com medo de morrer, me deu um frio na barriga”, contou Isaias.
O gerente foi enquadrado no crime de ameaça pela delegada Gláucia Cristo. Dinho Santos  


Obra no trecho da Avenida Brasil segue em ritmo acelerado

O sonho da pavimentação da Avenida Brasil, no trecho que liga o centro comercial de Redenção a BR-155, a cada dia está mais próximo de se tornar uma realidade.


 A obra que há décadas vinha sendo aguardada pela população segue em ritmo acelerado com máquinas e homens fazendo o trabalho de levantamento do aterro no trecho que até poucos dias era intrafegável.
A pavimentação é o resultado de uma solicitação do prefeito Vanderlei Coimbra junto ao governador Simão Jatene, que atendeu ao pedido do gestor municipal, que foi intermediado pelo deputado estadual Fernando Coimbra, que durante uma reunião o prefeito Vanderlei Coimbra, se comprometeu a lutar de forma incessante pela construção do asfalto no trecho que vai tornar o cartão postal da cidade.
A obra que iniciou na última visita do governador Simão Jatene a Redenção, alimenta o sonho e enche de esperança os moradores que residem no trecho, que há anos servia como depósito de dejetos, cemitério de animais mortos e matérias de construção sem utilidade.  Dinho Santos


Santa Maria das Barreiras: Na praia do Piu está quase tudo pronto para o veraneio

A Prefeitura Municipal de Santa Maria das Barreiras, através da Secretaria Municipal de Turismo, está intensificando o trabalho de montagem da estrutura para a temporada do veraneio na praia do Piu.
Servidores da prefeitura e outros trabalhadores contratados para prestar serviço durante a temporada trabalham diuturnamente na montagem das barracas e toda estrutura que vai abrigar os milhares de turistas que devem se deslocar até a sede do município durante o mês de julho, período do recesso das férias escolares.






Localizada em frente à sede do município, a praia do Piu, tem recebido turistas de várias regiões do país. Ela se destaca pela limpeza das águas, organização, facilidade no acesso e beleza natural. Pensando em oferecer o melhor para os turistas, o prefeito Mussum fez um investimento que deve ultrapassar a casa dos R$ 400 mil, tudo para oferecer o melhor aos veranistas. “Queremos fazer deste veraneio o melhor da região do sul do Pará e para isso fomos buscar os investimentos na intenção de agradar os nossos turistas. tenho a certeza que todos aqueles que vierem passar a temporada em Santa Maria das Barreiras, não vão se arrepender”, disse Mussum.
A praia vai contar com barracas padronizadas, banheiros químicos, posto de saúde, chuveiros, barracas de alimentação, energia 24 horas, disk bebidas, palco com música durante todo o mês de julho e shows com bandas nos finais de semana e vários outros serviços. Para garantir a segurança dos veranistas e manter a ordem no local, a Polícia Militar estará presente com policiais fazendo ronda e monitoramento da praia durante toda a temporada.
Como em todos os anos, o acesso dos veranistas à praia do Piu, será feito através de barcos credenciados pela Marinha do Brasil que também se fará presente fiscalizando o tráfego marítimo nas proximidades. Salva-vidas do Corpo de Bombeiros estarão presentes no trabalho de orientação e alertas aos banhistas.

Abertura: O início da temporada do veraneio em Santa Maria das Barreiras acontecerá na sexta-feira (04), com o show gospel da dupla Daniel e Samuel. No sábado (05), competições esportivas durante o dia e show com a banda Anjo Azul, e no domingo (06), campeonato de dominó e show com o grupo de pagode Os Albanos. Essas são umas das várias atrações preparadas pelo secretário Rafael Luz, para a primeira semana do veraneio na praia do Piu. Dinho Santos

Em Cumaru do Norte Prefeita Cleusa Temponi consegue recursos para calçamento de ruas

A prefeita Cleusa Temponi, do município de Cumaru do Norte, em recente visita a capital do Estado, esteve participando de uma série de reuniões em diversas Secretarias do Governo do Estado, onde conseguiu recursos para implantação de ações de grande importância para o município.


Acompanhada do chefe de gabinete, João Mota, do secretário de Administração Cherlis Neto, do esposo Lado Temponi, a prefeita participou de uma reunião na SEPOV que celebrou a assinatura do convênio que vai permitir a construção do calçamento de ruas na sede do município e da Avenida principal da Agrovilla Estrela do Pará, localizada na área rural do município.
O convênio firmado foi assinado na última sexta-feira (20), e vai permitir a pavimentação das ruas Brasília e Sergipe, na área urbana da cidade, com colocação de bloquetes, o que vai proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos moradores e também a valorização dos imóveis existentes ao longo das duas importantes vias públicas.

De acordo com o secretário de Administração, Cherlis Regino Neto, o convênio é o resultado das constantes viagens da prefeita Cleusa Temponi a Belém e também do bom relacionamento que ela possui com os secretários e assessores do governador Simão Jatene, que tem atendido os pleitos da gestora em beneficio da população de Cumaru do Norte. “A assinatura de mais um convênio vai permitir a construção de calçamento de ruas em Cumaru do Norte, obra de grande importância conquistada graças ao trabalho da prefeita Cleusa Temponi, que desde que assumiu a administração não mede esforços para alcançar os objetivos da sua administração que é o de fazer o melhor pelo povo de Cumaru do Norte”, comemora Chelis Neto.  

Pré-candidato Afif Al Jawabri participa de evento e recebe apoio de pecuaristas da região



O ex-presidente do Sindicato Rural de Redenção e pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Afif Al Jawabri, foi presença marcante na cavalgada ruralista e abertura da Feira de Exposição de Rio Maria. Durante o encontro o pecuarista deixou o seu recado e solicitou apoio aos companheiros de classe. Durante as rodas de conversas que na maioria das vezes girou em torno das eleições que se aproximam,  a grande maioria dos pecuaristas sinalizaram  de  forma positiva a candidatura de Afif Al Jawabri,  que na opinião dos filiados,  sabe de todas as demandas e dificuldades que a classe enfrenta por não ter um legitimo representante na Assembleia Legislativa do Estado.  Afif, rumou para Belém , confiante que terá o apoio da grande maioria da diretoria do SRRM. 

Marabá vai sediar evento sobre Direito Administrativo com palestrantes de renome nacional

Nos próximos dias 06 a 08 de julho estará acontecendo na cidade de Marabá o Curso de Treinamento sobre Direito Administrativo, com ênfase em Licitações Públicas, para servidores públicos das regiões sul e sudeste do Estado.
O evento será coordenado por Jacoby Fernandes, mestre em Direito Público e professor de direito administrativo, consultor em direito. Jair Santana, Advogado e mestre em Direito do Estado, Alexandre Gomes JR, advogado, Especialista em Direito constitucional e vários outros palestrantes de renome na área.   


O objetivo do encontro é a realização de um curso com a missão de proporcionar aos participantes uma visão ampla e integrada sobre licitações e contratos, abordando temas selecionados pela importância e complexidade, em um evento liderado pelo professor Jacoby Fernandes e outros especialistas. De acordo com os organizadores o programa foi elaborado para atender, efetivamente, os desafios da aplicação pratica das leis, dentro de uma conotação acessível e inovador, visando disponibilizar orientações consistentes e seguras a gestores públicos e seus fornecedores. Público Alvo: Gestores da Administração Pública no âmbito municipal, estadual e federal, prefeitos e Secretários e secretários adjuntos estaduais e municipais. Diretores e outros executivos; presidentes e membros de comissões de licitações , de obras e equipe de apoio , pregoeiros e outros profissionais das área s administrativas, planejamento, jurídico, controle interno e outros interessados.   Os interessados podem acessar o site www.treide.com.br ou através dos telefones; 091-4005-4200, FAX 091-4005-4210, ou através da assessoria de comunicação Claudio Reis, pelo fone 094- 9134-6072. 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Construção de Unidade Básica de Saúde em Pau D'arco segue a todo vapor



O secretário municipal de saúde de Pau D’arco, Ronygley Maranhão, esteve acompanhando as obras de construção da Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída na sede do município.  O secretário esteve acompanhado de Eduardo Miranda, diretor do Hospital Municipal e do médico cubano Miguel Castro. A obra é mais uma das inúmeras conquistas do prefeito Mauricio Cavalcanti, que está prevista a ser concluída até o final do ano.  De acordo com o secretário Rony, a obra que está sendo construída com recursos do Ministério da Saúde, vai proporcionar um melhor atendimento de saúde a população do município.     

Morte de capataz da fazenda Guarapará pode ter sido motivada por vingança

Os crimes de execução seguem acontecendo em Redenção e preocupa a Polícia Civil, que com um contingente reduzido tenta a todo custo desvendar os sucessivos casos de homicídios que vêm ocorrendo com frequência. 

Recentemente mais dois crimes de assassinatos com características de execução ocorreram na cidade, sendo que um foi na área urbana e o outro na área rural de Redenção.
Um dos crimes que está sendo investigado pela Delegada Viviane Flores é o do capataz de fazenda, Valdir Mendes da Silva, de 51 anos, que foi morto com quatro tiros disparados por dois elementos, que estavam em uma motocicleta. O crime ocorreu na fazenda Guarapará, localizada a cerca de 60 quilômetros de Redenção.
De acordo com as investigações, os dois homens surpreenderam o capataz dentro da casa em que residia nas proximidades da sede da fazenda e efetuaram os disparos que atingiram a cabeça e o peito da vítima. Os executores fugiram logo assim que praticaram a crime. A polícia segue duas linhas de investigação: a primeira teria sido crime passional e a outra seria um crime motivado por vingança.
Os comentários são os de que o capataz teria participado da morte de duas pessoas que foram encontradas mortas nas margens da BR-158. O investigador Denílson, está fazendo a investigação do caso, não confirmou as informações, mas também não descartou a possibilidade da motivação ter sido vingança. Dinho Santos    


Prefeitura de Santana do Araguaia realizou Mutirão de Saúde no setor rio Araguaia


Moradores do Residencial rio Araguaia, de Santana do Araguaia, tiveram acesso a serviços importantes da saúde. A ação foi desenvolvida pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte de um projeto implantado na gestão do prefeito Eduardo da Machado, coordenado pelo secretário, Fredson Pereira, que tem como objetivo levar os servidos básicos de saúde à população.




O projeto realizou consultas médicas, prevenção de câncer do colo do útero, teste rápido de HIV, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, ginástica laboral além de outros serviços. O Mutirão da Saúde promoveu também palestras odontológicas para crianças, onde a odontológica Rayane Bulhões ensinou as crianças maneiras corretas de como escovar e cuidar dos dentes.
De acordo com Carla Leonel, coordenadora da atenção básica no município, a ação tem como objetivo a prevenção de doenças e ampliar o atendimento de saúde nos bairros e distritos do município. Para Marisvânia de Jesus Coelho, a ação no setor rio Araguaia, foi de fundamental importância, pois atendeu a população que não conta com posto de saúde no local. “Essa ação para nós aqui no setor facilitou o acesso aos programas de saúde, pois como nós não temos PSF aqui no setor, com o atendimento vindo até nós, facilita muito o acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura. Só temos que agradecer ao prefeito Eduardo por essa ação”, disse Marisvânia de Jesus Coelho.
O secretário de saúde, Fredson Pereira, disse o bairro Rio Araguaia é um setor novo e que a prefeitura vai implantar um posto de saúde no local para o atendimento da população. Dinho Santos


Vereador Romar Pantoja solicita ajuda em relação à ameaça de paralisação das obras na BR-158

Moradores do Distrito Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, participaram de uma reunião que abordou diversos assuntos de interesse dos moradores. O encontro contou com a participação do deputado federal Zé Geraldo (PT), do superintendente do Incra de Marabá, Eudério Coelho, e dos vereadores Wiraton Resende e Romar Pantoja.


A reunião abordou assuntos como a legalização da área da Fazenda Jaú, implantação de telefonia móvel no distrito, renegociação de dividas do Pronaf e emancipação do distrito.  Ainda na reunião, o vereador Romar Pantoja, entregou nas mãos do deputado Zé Geraldo, um documento onde mostra a preocupação da população em relação à empresa Pavotec, que manifestou interesse de abandonar as obras de recuperação e pavimentação da BR-158, pela alegação de prejuízos nos preços pagos pelo DENIT.
De acordo com o vereador Romar Pantoja, a direção da empresa alega que os preços que estão pagos estão abaixo do que foi apresentado no processo de licitação. Ainda de acordo com o vereador, a empresa já começou a demitir funcionários e reduzir o número de máquinas na frente de serviço, que deveria ser intensificado no verão. “Existe uma preocupação de que a empresa deixe de fazer o serviço na rodovia que há décadas espera por essa obra, solicitamos que o deputado nos ajude nessa demanda”, disse Romar Pantoja.

O deputado se comprometeu a marcar uma reunião o diretor do DNIT, General Fischer para discutir sobre o assunto e achar uma solução para a situação que ameaça tornar-se um problema grave na região. Dinho Santos  

Blitzs do Detran nas ruas de Redenção ajudam na recuperação de motos roubadas

Para o diretor regional do Detran, Ricardo Pull, aqueles que reclamam das constantes blitz realizadas pelos agentes do Detran nas ruas de Redenção, alegando que as multas aplicadas pelos agentes contra os infratores do Código Brasileiro de Trânsito-CBT e o recolhimento dos veículos que trafegam de forma irregular pelas ruas de Redenção tem um único objetivo o de arrecadar fundos para os cofres do Governo do Estado, desconhecem os resultados do trabalho dos agentes.



Nos últimos dias, o Detran vem agindo de forma conjunta com a Polícia Militar e Civil realizando blitzs em diversos setores de Redenção e em outros municípios do sul do Pará, no sentido de organizar o trânsito e garantir a segurança de condutores e pedestres.
De acordo com o diretor, dezenas de motocicletas que foram roubadas ou tomadas de assaltos nas ruas de Redenção ou em outros municípios do sul do Pará, foram apreendidas em operações realizadas pelo órgão e estão à disposição dos proprietários no pátio do Detran. Algumas delas foram descaracterizadas pelos ladrões, mas estão em perfeitas condições de uso. Segundo Pull, a parceria existente entre a Polícia Civil, Militar e Detran tem apresentado os resultados positivos, ao contrário do pensamento daqueles que julgam de forma errada que o Detran tem a finalidade apenas de aplicar multa e recolher veículos. “Imagine a felicidade de uma pessoa que teve seu veículo roubado, quando ele é informado que o seu veículo foi recuperado em uma blitz. É nessa hora que esse cidadão valoriza e vê a importância do nosso trabalho nas ruas”, disse Pull.

A orientação do Detran é que aquele que teve a motocicleta roubada e que ainda não foi recuperada que possa estar procurando a direção do órgão de forma periódica para saber se o seu veículo não foi encontrado durante as operações que acontecem quase que diariamente em Redenção. Dinho Santos        

Atletas de projeto social de Redenção participam de competição em Parauapebas

Um projeto de inclusão social desenvolvido pelo professor de artes marciais José Raimundo, conhecido popularmente por “JR”, da escola Ronan Fidelis, no setor Capuava, começa a apresentar resultados que enchem de orgulho pais, professor e a comunidade.


Alunos do projeto “Boa influência”, desenvolvidos com crianças de adolescentes de 06 a 17 anos, filhos de famílias de baixa renda, fizeram bonito na primeira fase do campeonato estadual de Karatê, realizado no último final de semana em Parauapebas.
Cinco, dos trinta alunos que participam do projeto, ocuparam as primeiras colocações do evento, que contou com a participação de atletas de várias cidades do sul e sudeste do Pará, e estão classificados para seguir na competição.
De acordo com o professor JR, o apoio do prefeito Vanderlei Coimbra foi de fundamental importância para a participação dos alunos na competição. “Quero aqui agradecer a prefeitura, na pessoa do prefeito Vanderlei Coimbra, que não mediu esforços em nos ajudar no deslocamento de nossos atletas e toda a equipe de apoio do projeto, e sem essa parceria seria impossível a nossa participação na competição”, agradeceu José Ribamar. 

O projeto social, que funciona na quadra da Escola Ronan Fidelis, nos finais de semana, possui alguns critérios para que o atleta participe. De acordo com o professor, para participar é necessário que aluno tenha bom comportamento na escola, no lar, na sociedade e seja aplicado nos estudos.     Dinho Santos

terça-feira, 17 de junho de 2014

Empate deixa torcedor desconfiado com a seleção de Felipão

O empate do Brasil entre Brasil México frustrou o centenas de torcedores que foram até o Ponto da Copa, torcer pela Seleção Brasileira. Com bandeiras,  apitos e vestido com a camisa amarelinha, os torcedores viram os chutes de Neimar, Fred, Thiago Silva, e de outros jogadores acabarem nas mãos do  goleiro mexicano.






  Desconfiado com o futebol apresentado pela seleção e Felipão, muitos torcedores deixaram o local decepcionados e desconfiados com a classificação antecipada que não aconteceu. Na casa de família Limeira, a única comemoração foi do aniversário de  Emilio Vargas, que recebeu um bolo de presente. Poucos foram os que preferiram ficar no Ponto da Copa, comemorando o empate. 

Homem agrediu mulher com tábua de cortar carne e foi parar atrás das grades

Homem acusado de bater na mulher com tábua de cortar carne foi enquadrado na Lei Maria da Penha e poderá descer para o presídio de Redenção.
Antônio Cardoso da Silva, 48 anos, foi preso na noite do último domingo (15), acusado de ter agredido e ameaçado matar a própria companheira com uma pesada tábua de cortar carne, durante uma discussão que se iniciou com um vizinho do acusado.


 De acordo com as informações do investigador Ivanildo Espindola, a agressão contra Rosa Rodrigues da Silva, companheira do acusado, começou depois que ele fora separar a mulher de confusão com um vizinho durante uma bebedeira familiar. Na tentativa de acalmar os ânimos da mulher, que discutia com o vizinho, o agressor foi chamado de corno pelo vizinho.



Com o orgulho ferido, o acusado quis saber detalhes do comentário feito pelo vizinho. Foi nessa hora que a confusão aumentou e o homem passou a agredir a companheira com uma tábua de cortar carne.
De acordo com o relato do sargento Resende, o acusado desferiu socos e pontapés na mulher obrigando os policiais adentrarem a residência e prender Antônio Cardoso, que de forma covarde espancava a esposa. Ainda de acordo com os policiais, o acusado desferiu um golpe com a tábua de cortar carne na mulher e a mesma caiu ao chão, e ele ainda desferiu vários chutes na esposa.
Na delegacia, o acusado negou as acusações e disse que a mulher foi quem o agrediu e queria quebrar tudo em casa. “Eu não sou doido de bater nela com essa tábua pesada, estava bêbado é verdade, mas tenho certeza que não bati nela”, disse o acusado.
Antônio Cardoso foi enquadrado na Lei Maria da Penha e no crime de ameaça pela delegada Viviane Flores. Dinho Santos


Prefeitura de Santa Maria das Barreiras prepara estradas para o veraneio

A prefeitura de Santa Maria das Barreiras está realizando ação de recuperação das principais estradas que permitem o acesso à sede do município, que se prepara para receber milhares de veranistas na temporada do veraneio.



Para facilitar o acesso dos veranistas, que no mês de julho invadem as praias e ilhas paradisíacas localizadas nas margens do rio da Araguaia e nas proximidades da cidade de Santa Maria das Barreiras, o prefeito José Barbosa de Farias, o Mussum, intensificou o trabalho de recuperação do trecho que permite o acesso a BR-158 pela estrada do Rio Preto, interligando ao distrito de Casa de Tábua.
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria das Barreiras e o Governo do Estado, foi possível realizar a recuperação do trecho de 120 quilômetros da PA 237 que liga Conceição do Araguaia a cidade Santa Maria das Barreiras, no trecho conhecido por Lajeiro, que esteva em péssimas condições de trafegabilidade.
Com o trabalho realizado no trecho que atravessa parte da colônia São Jacinto, o acesso à sede do município pode ser feito em cerca de duas horas.  O prefeito Mussum tem acompanhado de perto o trabalho de recuperação de estradas que se intensificou com a chegada do verão, e que segundo ele, tem como propósito facilitar o acesso à cidade de Santa Maria das Barreiras. “Estamos acompanhando o serviço, porque sabemos que se estrada estiver em boas condições de trafegabilidade o turista vem, como tem acontecido nos últimos anos, e por isso estamos aqui fiscalizando o trabalho, dando atenção aos trabalhadores na intenção de que tudo esteja pronto para a abertura oficial do veraneio em nosso município”, relata Mussum. Dinho Santos


Engenheiro homenageado na Expo diz que vota em Afif para deputado estadual



                                                          Meu voto é do Afif

O pecuarista e engenheiro Florestal Jordão Timmo, que foi um dos homenageados do Sindicato Rural de Redenção durante a Exposição Agropecuária, disse que está na hora dos pecuarista se unirem em prol da candidatura de um legitimo representante da classe ruralista e tenha conhecimentos dos problemas que afligem a população do sul do Pará. 


Jordão, encerrou o discurso dizendo que o pecuarista Afif Al Jawabry, reúne todas as características e o perfil do candidato que vai representar bem a classe e a região na Alepa. Durante seu discurso o engenheiro fez duras criticas  ao governo do Estado e Federal pelas precárias condições   das estradas e pontes da região, situações que segundo ele atrapalham em muito o desenvolvimento da região. 
                                              Pecuarista Afif tem o voto de Jordão Timmo. 
Ao termino de seu discurso recheado de criticas aos governantes o engenheiro disse que o pecuarista Afif Al Jawabri, é sem dúvida a pessoa mais preparada na regão para representar o sul do Pará na Assembleia Legislativa do Estado.   ‘’Encerro aqui dizendo que  eu voto no Afif, para deputado estadual’’, disse Jordão.   

Programa vai unificar dados dos presos no Pará

A Defensoria Pública do Pará e a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) começaram a definir, nesta segunda-feira, 16, a integração e consolidação de dados sobre a população carcerária do Pará. As informações qualitativas, completas e detalhadas sobre os presos vão compor o sistema conhecido como Infopen Pará, que deve ser lançado em setembro deste ano e que também contará com a adesão do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA).
O Infopen é um modelo baseado no sistema utilizado pelo Estado do Espírito Santo e que contém dados pessoais, processuais, de visitantes, saúde e educação do detento, segundo o superintendente da Susipe, André Cunha. A Defensoria seria uma das instituições a alimentar o programa com os dados do atendimento realizado, além de também ser beneficiada com a alimentação que será feita pelo Tribunal de Justiça sobre alvarás, decisões judiciais e até mesmo informações da Susipe sobre recaptura, por exemplo.
André Cunha informou que a Susipe já vai começar a trabalhar em um Termo de Cooperação a ser firmado com a Defensoria e o Tribunal de Justiça para formalizar a integração de dados no Infopen Pará. Antes, porém, as áreas técnicas vão acertar a melhor forma de migração de informações e dados para alimentar o programa. A assinatura deve ocorrer no prazo máximo de um mês.
A reunião aconteceu no Gabinete da Defensoria Pública, com a participação do Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela; de André Cunha, da Susipe; do diretor Metropolitano, José Adaumir Arruda; Alessandro Oliveira, coordenador de Políticas Criminais Metropolitano; do chefe de Gabinete, Bruno Braga, além de técnicos da área de Tecnologia da Informação, tanto da Susipe quanto da Defensoria.
A maior vantagem apontada por André Cunha é que o Infopen Pará tem a capacidade de gerar relatórios, além de reunir dados confiáveis de todos os agentes envolvidos na questão penitenciária no Estado. O novo sistema vai, ainda, gerar alertas de progressão de penas. O Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela, informou ao superintendente do Sistema Penal que já a partir de julho a Defensoria do Pará, pela primeira vez em 31 anos, vai ter um defensor público designado para cada casa penal do Estado. Esse avanço só vai ser possível em razão da movimentação que está ocorrendo na carreira desde abril deste ano e que será concluída até o próximo dia 10 de julho.
Portela disse que a Defensoria vem tomando uma série de medidas para ampliar e melhorar o atendimento ao preso assistido pela instituição e avaliou como válida a proposição de unificar os dados dos detentos no Estado. “Com dados e estatísticas mais completas poderemos subsidiar o trabalho dos defensores”, concluiu. O diretor Metropolitano também vê como “viável e oportuno” compactuar as informações em um único sistema, porque possibilitará que a Defensoria tome medidas mais ágeis em favor dos presos atendidos pela instituição. “O sistema é positivo para todos os atores do sistema”, disse.
Durante o encontro, a Susipe sugeriu, ainda, a criação de vagas para estágio de estudantes de Direito, pela Defensoria, dentro das casas penais da Região Metropolitana. A sugestão foi bem recebida, mas deve passar por análises jurídica e orçamentária, segundo o Defensor Público Geral.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Prefeito Vanderlei Coimbra entrega títulos no setor Casas Populares

O prefeito de Redenção,  Vanderlei Coimbra, realizou na tarde da última segunda-feira (16) , uma reunião que vai ficar marcado na memoria dos moradores que residem no setor  Casas Populares.
A reunião que contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes do Instituto Terra Legal, teve como principal objetivo promover a entrega dos títulos definitivos dos lotes para a população que há mais de trinta anos aguardava pela legalização dos imóveis.



Centenas de pessoas  na sua maioria moradores setor, prestigiaram o evento que há décadas,   era aguardado com muita ansiedade e expetativa pela população.
A reunião, foi realizada em frente a Escola Municipal Tarley de Andrade, que fica localizada no centro do setor. Durante o seu pronunciamento o prefeito Vanderlei Coimbra, falou da importância do benefício que estava sendo entregue para os moradores, pois com a legalização dos terrenos, cada morador poderá bater no peito e dizer com convicção e propriedade que o patrimônio é seu de verdade. ‘’Para mim é momento de pura felicidade, pois hoje estamos participando de uma solenidade que significa a realização de um sonho que era aguardado há mais de trinta anos por cada morador deste setor, agradeço a Deus que permitiu que esse sonho fosse realizado na nossa gestão, por isso eu digo que é um momento especial para mim e toda minha equipe de governo, assim como para os vereadores’’, enfatizou Vanderlei Coimbra.
Ainda durante o seu pronunciamento o gestor municipal, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que viabilizou e aprovou o projeto de tamanha importância para o desenvolvimento do município e felicidade para a população.    A moradora Maria das Graças Barbosa, disse que estava muito feliz com a entrega do título de seu lote que permitiu que ela tornasse dona casa onde mora de fato e de direito. ‘’Graças ao prefeito Vanderlei Coimbra, agora sim eu sou dona do meu barraco, há muitos anos eu esperava por esse momento me sinto muito feliz com essa ação da prefeitura’’, comemorou a moradora. O prefeito prometeu voltar em outro momento ao setor para ouvir as demandas da população do setor mas que tinha a certeza que um dos maiores estava sendo resolvido no final da tarde de segunda-feira (16). Dinho Santos         

Corpo de estudante é encontrado pelo pai em matagal

O corpo do estudante Lucas Souza Ferreira, de 17 anos, que saiu de casa na noite do último sábado (14), foi encontrado em estado de decomposição com um corte na garganta no meio de uma área de mato as margens da estrada vicinal conhecida por estrada do poção distante a cerca de um quilometro da área urbana de Redenção.


O cadáver foi encontrado pelo pai do jovem Urias de Souza, que desde primeiras horas do dia de segunda-feira (16), estava á procura do filho, que cursava o 1º Ano do ensino médio na Escola Estadual Ronan Fidelis de Melo, no setor Capuava. De acordo com informações do pai do estudante, o jovem saiu de casa por volta das 20 horas da noite de sábado, dizendo que ele iria para a festa da ‘’Zefinha’’ e gostaria que o pai lhe emprestasse a motocicleta. O pai, que trabalha no cultivo de hortaliças, relutou e disse que não gostaria que o filho saísse de casa e que não iria deixar ele sair na moto devido as blitzs que estavam sendo realizadas na cidade. ‘’Eu pedi pra ele dizendo meu filho, não saia de casa hoje, eu não vou arrumar a moto por que não quero que você saia de casa, deixe pra sair amanhã, mas ele insistiu e saiu e agora eu vejo ele aqui morto’’ lamentava o pai. 

Polícia Civil desloca equipes de Belém para Ourilândia do Norte

A Polícia Civil do Pará deslocou neste domingo (15) equipes para Ourilândia do Norte, no sudeste do estado, para tentar negociar a saída de indígenas da entrada da sede do projeto Onça Puma, de produção de ferroníquel, da mineradora Vale. O diretor de polícia do interior, João Bosco Rodrigues, e o delegado Gilvandro Furtado estão no local, mas até o momento não houve acordo com os índios.
O investigador da PC no município, João Nunes, informou que o clima na área continua tenso, porém não houve nenhum ato violento nem confronto entre polícia e indígenas da etnia Xikrin do Cateté. Ele informou ainda que o número de índios na entrada da sede do projeto varia muito durante o dia.
Até o último sábado (14), a polícia informou que oito funcionários eram mantidos dentro da empresa, e estavam impedidos de sair.
Em nota, a Vale confirmou que os índios bloqueiam a entrada do projeto Onça Puma desde a manhã de quinta-feira (12).  Ainda de acordo com a mineradora, os índios reivindicam mudanças na proposta de acordo em andamento entre a empresa, Funai e Ministério Público Federal, que prevê o repasse de recursos em custeio e projetos para as comunidades indígenas, mas os manifestantes pedem que o repasse seja feito integralmente em custeio e que haja verba adicional para projetos.
A empresa diz que já está sendo dado o devido encaminhamento para as questões acordadas com as demais comunidades indígenas da região e que repudia qualquer forma de violência que ponha em risco a vida e a segurança dos empregados.


domingo, 15 de junho de 2014

Ourilândia do Norte: Funcionários da Vale feitos reféns por indíos da etnia Xikrin são libertados

A mineradora Vale informou que terminou por volta das 21 horas deste sábado, dia 14, a ocupação que o povo indígena Xikrin do Cateté fazia desde quinta-feira na unidade da empresa em Onça Puma, Ourilândia do Norte (PA). Os 50 funcionários que eram mantidos como reféns pelos índios foram libertados. As tratativas entre a Vale e os indígenas recomeçarão na segunda-feira, 16.
Cinquenta empregados da Vale estavam retidos na unidade de extração de níquel da empresa desde a manhã da última quinta-feira. Cerca de 400 indígenas do povo Xikrin do Cateté bloqueavam a portaria e, na tarde deste sábado, eles ameaçaram atear fogo à unidade.  Os indígenas bloquearam a portaria como forma de pressionar por mudanças na proposta de acordo financeiro que está sendo negociada entre a mineradora, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal. Eles querem  que os recursos negociados sejam repassados para custeio das aldeias, e que haja verba adicional para projetos. O acordo prevê que os valores repassados sejam divididos entre custeio e projetos. Atualmente, as três aldeias recebem R$ 9 milhões por ano.
“Conforme determinação judicial que está sendo seguida pela Vale, o recurso tem que prover o etnodesenvolvimento da comunidade e, por isto, deve ser focado em projetos”, informou em nota a mineradora. A Vale havia acionado a Funai, o Ministério Público Federal e a Polícia Militar para resolver a situação dos empregados mantidos na unidade.
“A empresa esclarece que já está sendo dado o devido encaminhamento para as questões acordadas com as demais comunidades indígenas da região e reitera seu respeito aos povos indígenas, bem como permanece aberta à busca de soluções para continuidade do bom relacionamento com as comunidades das regiões onde mantém operações. Porém, repudiamos qualquer forma de violência que ponha em risco a vida e a segurança de nossos empregados”, disse mais cedo a Vale.
A unidade de Onça Puma entrou em atividade em 2008. A produção de ferroníquel chegou a ser interrompida para reconstrução de um dos fornos onde o metal é produzido. A obra de modernização de subsistemas foi concluída em novembro. A previsão é de que a unidade produza, em 2014, 15 mil toneladas de níquel.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conceição do Araguaia registra 16º na madrugada



O município de Conceição do Araguaia, sudeste paraense, registrou na madrugada desta sexta-feira (13) a temperatura de 16.3°C, um dos menores índices já registrados no estado do Pará, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
De acordo com o metereologista José Raimundo Abreu, a temperatura é causada por uma massa de ar seco que abrange, além da região, os estados do Tocantins, Goiás e norte do Mato Grosso. Além disso, uma frente fria vinda da Cordilheira dos Andes também está contribuindo para as baixas temperaturas registradas em Conceição e em Santana do Araguaia.
Segundo o Inmet, a sensação térmica no local chegou a cerca de 14º e a temperatura permaneceu baixa até 7h da manhã. Devido a massa de ar seco, a umidade registrada foi de 36% e 37%. Apesar das baixas temperaturas, a amplitude térmica é acentuada e a partir de meio-dia podem ser registradas temperaturas de 34ºC.
Para a madrugada de hoje é esperada a mesma média térmica no município

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Citação de Marina como vice faz Campos encostar em Aécio

Além de mostrar desgaste do governo e da candidatura de Dilma Rousseff (PT), a pesquisa Ibope revela que Eduardo Campos (PSB) tem potencial de crescimento graças à escolha da ex-ministra Marina Silva como candidata a vice-presidente. A pedido da União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp), entidade que pagou a pesquisa, o Ibope testou cenários com diferentes vices para o tucano Aécio Neves (José Serra, Tasso Jereissati e Aloysio Nunes), além de colocar Marina na chapa de Campos e Michel Temer na de Dilma.



Quando os nomes dos vices aparecem nas cédulas apresentadas aos entrevistados pelos pesquisadores do Ibope, os números de Dilma e Aécio praticamente não variam. Marina, porém, provoca alteração significativa no panorama. Quando Campos é associado à ex-ministra, o pré-candidato do PSB fica com 17% a 18% das intenções de voto, a depender do cenário. Aécio, por sua vez, oscila entre 22% e 23%.

Há meses Campos tem procurado expor Marina como um trunfo eleitoral e colar sua imagem à dela. Ambos estrelaram o programa partidário do PSB, exibido no final de março. Mas a pesquisa Ibope mostra que muitos eleitores somente associam o ex-governador de Pernambuco à ex-senadora quando estimulados diretamente. E, nesse caso, Campos cresce.

Terceira colocada na eleição presidencial de 2010, na qual acelerou na reta final e colheu mais de 19 milhões de votos, Marina é mais conhecida que Campos e ainda se beneficia do efeito "recall" - a tendência dos eleitores de declarar voto nas pessoas que encaram com mais familiaridade.

O "recall" não funciona, porém, quando ocorre a inclusão de Serra, candidato do PSDB em 2010, na chapa de Aécio. Com o ex-governador paulista como vice, o senador mineiro aparece no Ibope com 23%, praticamente o mesmo patamar alcançado com Tasso (22%) e Aloysio (22%).

O Ibope também mediu a influência de três conhecidos "cabos eleitorais" na campanha, ao perguntar aos entrevistados em quem votariam se Dilma fosse apoiada por Luiz Inácio Lula da Silva (40%), Aécio por Fernando Henrique Cardoso (22%) e Campos por Marina (18%)

Mais um acidente ocorreu na ponte assassina da BR-158

A ponte do Inajazinho, localizada na BR-158, a cerca de 15 quilômetros do distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, que foi palco da morte do trabalhador rural, Valterlicio ALeixo da Silva, de 36 anos no último dia 03, quase mata o motorista Antônio Filho na última segunda-feira.




 O caminhão que ele conduzia caiu em um buraco na ponte e perdeu a direção ficando dependurado nas ferragens da improvisada ponte, que mais de duas décadas existe a promessa de ser reformada.
A cena foi assustadora, mas o motorista saiu ileso. O acidente provocou uma interdição da ponte por quase 6 horas provocando longas filas de ambos os lados da BR.
No último dia 3 por volta da 7 da noite, o trabalhador rural, Valterlicio Aleixo da Silva de 36 anos, vinha da área de assentamento Cristalino, em uma moto bros com um caixote na garupa levando um frango e uma leitoa na garupa,  ao passar pela ponte a se desiquilibrou e caiu. Aleixo conseguiu com muito esforço sair do rio. A leitoa e o frango desapareceram do local.

O motorista de uma van que passava pelo local do acidente prestou socorro e o levou para Casa de Tábua e posteriormente ele foi para Hospital Regional em Redenção, mas ao passar por uma cirurgia, não resistiu e morreu no dia seguinte de hemorragia interna. A queda quebrou 3 costelas que perfuraram o fígado da vítima. 

STF adia decisão sobre mudança nas bancadas federais

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu ontem o julgamento das ações e da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem alterar a quantidade de deputados federais em 13 estados, dentre eles o Pará, que deverá ter o incremento de quatro cadeiras tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). O julgamento da matéria deve ser retomado na próxima quarta-feira (18).

Os processos julgados em conjunto são as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4947, 5020, 5028 e 5130, relatadas pelo ministro Gilmar Mendes, e as ADIs 4963 e 4965, relatadas pela ministra Rosa Weber. Todas questionam a alteração do número de deputados federais representantes dos estados e do Distrito Federal, bem como do número de parlamentares estaduais, realizada por meio da Resolução 23.389/2013, do TSE, e da Lei Complementar 78/1993, que trata da atribuição da corte eleitoral para estabelecer os quantitativos.
Para os autores das ações, as normas questionadas teriam desrespeitado, entre outros princípios, a reserva de lei complementar para disciplinar a matéria, violando a Constituição Federal. Já a resolução do TSE não poderia acarretar qualquer modificação na representatividade, o que seria violação direta ao artigo 4º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Além de contestar a delegação dada pela Lei Complementar 78/1993 para que o TSE defina o número de vagas por Estado em disputa nas eleições, o representante do governo do Espírito Santo (autor da ADI 4947) – estado que perdeu um representante na Câmara – defendeu a inconstitucionalidade da Resolução 23.389/2013, uma vez que o número de representantes na Câmara Federal deve ser estabelecido por Lei Complementar.
Além disso, por ter reduzido a representação dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul na Câmara Federal, a resolução teria violado o artigo 4º do ADCT, que assegurou a irredutibilidade da representação que existia em 1988. Para o representante da Mesa da Assembleia Legislativa do Piauí (autora da ADI 5020), tanto a Lei Complementar quanto a Resolução do TSE representam violação aos princípios da separação de poderes, da legalidade, da representação proporcional à população dos estados e à irredutibilidade da representação. Com a resolução, o Piauí perdeu duas vagas na Câmara Federal.
O representante do governo da Paraíba (autor da ADI 4963), disse que expedir instrução para o cumprimento de lei não significa poder alterar a situação, referindo-se à Resolução do TSE, que, segundo ele, acabou por promover uma invasão da competência legislativa. A resolução reduziu a representação da Paraíba em duas cadeiras.O representante da Mesa da Assembleia Legislativa da Paraíba (autora da ADI 4965) concordou com os advogados que o sucederam. Para ele, a lei complementar seria o único e exclusivo instrumento juridicamente idôneo a viabilizar e concretizar a fixação do número de deputados por estado-membro.
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defendeu a improcedência das ADIs. Para ele, o artigo 45 da Constituição Federal é claro ao prever que a composição da Câmara é proporcional à população do país. Segundo ele, a Câmara Federal é formada por representantes do povo brasileiro, e não dos estados. Adams disse entender que o que o TSE fez foi aferir os dados populacionais definidos na lei e a partir daí declarou o resultado do cálculo, a partir dos critérios estabelecidos na delegação dada pela Lei Complementar. O mesmo acontece, por exemplo, com a forma atual de fixação do salário mínimo. A lei concedeu à presidente da República a possiblidade de fixar o valor, respeitados critérios objetivos determinados na lei.
Pará
Já o representante do Estado do Pará, admitido na condição de amicus curiae (amigo da Corte), defendeu a constitucionalidade das normas. Para ele, que representa um estado cuja bancada cresceu quatro cadeiras, passando de 17 para 21 deputados federais, o que a lei complementar fez foi respeitar a Constituição, estabelecendo a forma proporcional de representatividade, com o mínimo de oito e máximo de 70 parlamentares por ente federado, respeitado o total de 513 deputados federais. Além disso, lançou a fórmula de cálculo de eventuais ajustes necessários, para que a proporcionalidade seja obedecida. Em resumo, o representante do Pará disse que as normas fazem cumprir o pacto federativo, respeitando os entes federados.
Ao concluir sua manifestação, ele disse entender que, se fosse dada essa competência para os parlamentares, os deputados nunca fariam os ajustes necessários, porque nenhum parlamentar vai permitir a redução do número da bancada de seu estado para a próxima eleição, uma vez que ele mesmo vai concorrer a essas vagas.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou após a sessão de ontem que a decisão será tomada até o fim do prazo das convenções partidárias, no dia 30 de junho. "O Supremo vai tomar essa decisão antes do fim do prazo das convenções e a tempo dos partidos adequarem eventualmente o número de candidatos que vão ser lançados de acordo com o número de parlamentares vai ter. Então, vamos aguardar a decisão do Supremo", afirmou Toffoli.