terça-feira, 29 de abril de 2014

Homem encontrado morto com tiros na cabeça era ex-presidiário

Já foi identificado o corpo de um homem que foi encontrado na manhã desta terça-feira (29), que com duas perfurações de bala na cabeça as margens da Rodovia PA-287 as proximidades do município de Pau D’arco.



 Trata-se do ex-presidiário Anderson Silva, que havia a cinco dias deixado o Presidio de Redenção onde passou uma temporada cumprindo  pelas acusações de  roubo e tráfico de drogas.  

Segundo as informações Anderson, estava a caminho de familiares que residem na região da Area de Assentamento Guarantã em Pau Darco, quando foi abordado por dois homens que pilotavam uma motocicleta e efetuaram os disparos que atingiram a cabeça do ex-detento que possuía uma extensa ficha de passagem pela polícia de Redenção. A polícia acredita que se trata de mais um crime ligado a  queima de arquivo encomendado por traficantes que lutam pelo domínio em Redenção. Anderson Silva, era figura conhecida no setor Serrinha onde  residia com familiares. 

Policia Civil investiga brutal e duplo assassinato praticada em Casa de Tábua

O delegado Alberone que responde pela Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia  investigando o duplo homicídio ocorrido no Distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, onde foram vítimas um homem e mulher. De acordo com as informações o casal pode ter sido vítima de pistoleiros que praticaram uma execução a serviço do tráfico de drogas.  


Airton da Silva Lima, 31 anos e Erica Souza Silva, 27anos,   foram mortos a tiros de revolver por desconhecidos na noite da dia (22), na estrada vicinal que da acesso a fazenda Capri, localizada a cerca de 2 quilômetros da área urbana de Casa de Tábua. Além dos disparos, os executores aplicaram varias facadas no corpo das  vítimas. Ao lado do corpo de Erica Silva, a polícia encontrou a motocicleta do casal que pode ter envolvimento com o trafico de drogas em Casa de Tábua. Os policiais militares Queiroz, Julimar e Erisvaldo, lotados no Destacamento da Polícia Militar do distrito foram até ao local e encontraram ao lado do corpo da mulher seis petecas de pedras de crack levando suspeita de que o casal atuava no mundo do tráfico  no distrito e pode ter sido eliminado por traficantes. Torturados: De acordo com informações levantadas pelo investigador Sobreira, o casal foi levada para ser executado na estrada vicinal, populares viram o casal passando pela Rodovia BR-158 sendo acompanhado de perto por um veículo mas ninguém suspeitou que o casal rumava para a morte.  A polícia acredita que o casal foi torturados pelos assassinos antes da execução

Matadores de Calixto estão presos

A polícia prendeu os matadores do dentista Calixto José Yagui. O crime foi praticado por três pessoas.
Ronivon Dias de Souza, 18 anos, de apelido ‘Roni’, e os comparsas Valdione Francisco da Silva e Neemias Lopes da Silva foram presos na última sexta-feira (25) acusados de participação da morte do dentista Calixto José Yaghi, 66 anos, ocorrida no dia 16 deste mês, em Marabá, sudeste paraense. Um adolescente, que também teve participação no latrocínio (roubo seguido de morte), também foi apreendido. As informações foram divulgas na noite de ontem (27) pela Polícia Civil. Com os acusados, a polícia encontrou objetos da casa do dentista e o carro que havia sido roubado. 



De acordo com as investigações, a vítima tinha envolvimento homoafetivo com o acusado ‘Roni’ e com o adolescente, sendo que ambos frequentavam a casa do dentista. O acusado e o adolescente foram responsáveis por planejar o crime e arranjar pessoas que iriam vender os objetos e usar cartões e o cheque roubados da vítima.
No dia do crime, os dois dominaram a vítima e a mataram com o golpe conhecido como ‘gravata’. Os dois se revezaram no crime. Depois da ação, os acusados colocaram a vítima no porta-malas do carro do dentista, um Voyage branco. O veículo foi dirigido por ‘Roni’, que junto com o adolescente, enterrou o corpo na zona rural de Marabá.
Servidor público de Marabá, Calixto Yaghi foi encontrado morto já enterrado em uma cova rasa, na zona rural do município, no dia 17 deste mês. Outras investigações ainda serão realizadas antes da conclusão do inquérito policial. Os acusados devem responder pelo crime de latrocínio.

Testemunhas de acusação são ouvidas no caso Dezinho, em Belém

Iniciou por volta de 8h30 no Fórum Criminal deBelém o julgamento do fazendeiro Décio José Barroso Nunes, conhecido como Delsão. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, conhecido como Dezinho.

A primeira testemunha de acusação a ser ouvida foi a esposa da vítima, Maria Joel. Ela foi interrogada e falou sobre as condições de trabalho na fazenda do acusado. Ainda segundo Maria, muitos trabalhadores iam até o sindicato para denunciar as condições de trabalho escravo. Ela relatou que quem reclamasse do pagamento e dos salários atrasados, entrava na "lista negra" de Décio para morrer. A testemunha disse ainda que na fazenda havia um lago com jacarés, onde os corpos dos trabalhadores mortos eram jogados.
A defesa então alegou que o depoimento era pitoresco e que ela falava, mas nunca tinha visto o "lago dos jacarés" e que não poderiam se basear nisso. O advogado questionou por que ela prestou vários depoimentos diferentes e a esposa da vítima contou que estava muito abalada na ocasião.
Por volta das 10h20 houve uma pausa e o julgamento retornou com o depoimento de outra testemunha de acusação, que optou por depor encapuzada.
O crime aconteceu no dia 21 de novembro de 2000, em Rondon do Pará, sudeste do Estado. Dezinho era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e lutava pela desapropriação de terras para a reforma agrária na região. Segundo entidades ligadas aos direitos humanos, ele foi morto por denunciar práticas de trabalho escravo e apoiar famílias de sem-terras.
Trabalhadores rurais, movimentos sociais e pessoas ligadas ao fazendeiro Décio José Barroso Nunes acompanham o julgamento no Fórum Criminal. Muitas pessoas chegaram cedo ao local.
Entenda o caso
Este é o terceiro julgamento do caso Dezinho. Wellington de Jesus da Silva, que foi preso logo após o crime, foi condenado a 27 anos em regime fechado em 2006. Segundo a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, o réu teve progressão de regime em 2007, fugiu após receber indulto de natal e está foragido.
Em outubro de 2013, Domínio de Souza Neto e Lourival de Souza Costa foram julgados e absolvidos pelo mesmo crime. Todos os julgamentos do caso foram realizados em Belém. Décio Nunes, apontado como mandante do crime, teve o processo desmembrado, e por isso está sendo julgado apenas em 2014.

Corpos encontrados



Dois corpos foram retirados, na tarde desta sexta-feira (25), da cabine do avião bimotor que caiu no dia 18 de março a cerca de 40 quilômetros do município de Jacareacanga, sudoeste do Pará. A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Até o momento, os corpos não foram identificados.
De acordo com o tenente Elias, da FAB, os corpos serão preparados para serem transportados, neste sábado (26), para o Instituto Médico Legal de Itaituba. “Durante toda a noite de hoje, uma equipe vai permanecer no local”, diz.
Ele conta ainda que “a equipe da base não está conseguindo contato com as equipes que estão no local para saber se os outros corpos já foram encontrados”.

Prefeito Mussum reúne com moradores da região do Rio Preto e promete intensificar ações de melhorias para a comunidade.

Os moradores da Colônia  do Rio Preto localizada em Santa Maria das Barreiras, participaram de uma reunião com o prefeito José Barbosa de Farias, o popular Mussum, secretários e vereadores que debateu as dificuldades e benefícios para a população da comunidade.





A reunião foi realizada na manhã do último domingo (27), na sede da Associação dos Pequenos Produtores  e contou com a participação de moradores, presidentes de associações e lideranças da região.
A reunião solicitada por Paulo Roberto, presidente da Associação e moradores da Colônia que queriam discutir com o gestor municipal as demandas e as algumas ações da prefeitura que eles acreditavam ser prioridades para a população que reside distante a cerca de 60 km da sede do município.
Durante a audiência pública os moradores apresentaram  reinvindicações e sugestões que acreditam ser de  grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população local que vão contribuir parta desenvolvimento da região do Rio Preto.

 O prefeito Mussum ouviu atentamente as reinvindicações feitas pelos moradores e disse que todas as demandas apresentadas pelos moradores serão atendidas. Mussum, garantiu que tão logo as chuvas cessem a maquinas iniciaram as obras de recuperação da estrada mestra e das vicinais dos moradores. O gestor garantiu a construção de uma casa para abrigar a enfermeira Martinha, que presta serviço no posto de saúde , além de outras das reconstrução de pontes que foram destruídas pelas chuvas na região. De acordo com Paulo Roberto, presidente da Associação a reunião agradou superou todas as expectativas dos moradores. ‘’Eu sinto que foi uma das mais proveitosas reuniões que já foi realizada nesta colônia, o prefeito Mussum, veio aqui e não prometeu, disse que vai fazer e atender todas as demandas e solicitações e era isso que a população queria ouvir do gestor , fiquei muito contente com o resultado desta reunião’’ disse o presidente.   Dinho Santos 

terça-feira, 22 de abril de 2014

Empresário Afif Al Jawabri participou de reunião em Brasília



O empresário Afif Jawabri, esteve na semana passada em Brasília, cumprindo uma agenda política. Afif Jawabri reuniu com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do Ministério do Trabalho, Allan Pombo, para tratar de uma parceria entre o MTE e o Sindicato Rural de Redenção, através do Pronatec Rural.  Segundo Afif, os índices de reincidências criminais e crimes praticados por adolescentes têm aumentado muito na região, é preciso dar uma atenção maior aos jovens, o Pronatec Rural vai qualifica-los, dando a eles condições de empregabilidade. O agronegócio tem gerado cada vez mais oportunidades de emprego e precisa de mão de obra qualificada, essa é uma grande oportunidade de resolver os dois problemas, disse Afif. 

Polícia Civil tenta identificar autores da morte de ‘’Bolota’’

A Polícia Civil está investigando a morte da Vanessa Fatima Macedo, conhecida por ‘’Bolota’’ usaria de droga que vivia  perambulando pelo entorno do Terminal Rodoviário de Redenção. ‘’Bolota’’ foi assassinada na madrugada da última quarta-feira (17), as proximidades de hotel localizado no em torno do terminal rodoviário.


Segundo informações de populares que passavam pelo local na hora do crime, um casal que estavam em uma motocicleta se aproximou da vítima e, após alguns minutos de conversa, o homem sacou  um revolver e efetuou três disparos, sendo que dois acertaram em cheio o corpo de Bolota,  que ainda chegou a dar alguns passos, mais caiu logo em seguida se agonizando e morreu poucos minutos depois de receber os tiros.  Após os disparos, o casal que estava em uma motocicleta modelo C100 Bis, fugiu seguindo em rumo ignorado. A polícia foi acionada e compareceu no local do crime para fazer o levantamento cadavérico da vítima que era usuário e possuía varias passagem pela Delegacia de Polícia de Civil, pelas acusações de tráfico, roubo e furtos, praticados contra pessoas no entorno do Terminal Rodoviário. 

Emancipação: deputado Giovanni Queiroz propõe mudança na constituição



O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT/PA) entrou com pedido de emenda constitucional junto a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que defina com mais clareza o que é população diretamente interessada, quando houver situação de redivisão territorial para criação de novos estados e de novos municípios. Giovanni disse que nem era necessário criar esse emenda, pois a constituinte de 1988, já defenia que a população diretamente interessada, era a população da área emancipando, e que o próprio Supremo Tribunal Federal, já havia reafirmado isto, quando questionado sobre a criação de novos municípios. “Lamentavelmente, e por razões desconhecidas, no nosso caso para criar os estados de Carajás e Tapajós, o Supremo mudou de posição. Por essa razão é que queremos garantir na Constituição uma melhor definição dessa materia”, explicou Giovanni.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Acusado confessa ter matado padre durante sexo



Paulo César Oliveira Santos, 22 anos, foi preso nesta quarta-feira (16) por envolvimento no assassinato do padre Paulo Machado de Oliveira. O crime ocorreu em janeiro deste ano, na quitinete onde morava a vítima, na travessa Lomas Valentinas com avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém. O acusado confessou o crime.
O delegado Claudio Galeno, da Divisão de Homicídios, explica que o padre estava afastado por determinação do Vaticano após ter sido preso, em Altamira, sudoeste do Pará, acusado de abusar sexualmente de um adolescente, em 2012.
Depois, Paulo Machado passou a morar em Belém. Segundo a delegada Maria Lúcia Santos, que tomou o depoimento de Paulo César, ele alegou ter convivido durante três meses com a vítima. Conforme ele, o crime foi premeditado. O acusado pretendia roubar pertences do padre.
Durante relacionamento sexual, a vítima foi morta por asfixia, com o uso de dois sacos plásticos. O corpo foi colocado dentro de uma caixa de papelão, que foi vedada com fita crepe e encoberta com o uso da cortina do banheiro. Após o crime, o acusado fugiu do local, levando uma caixa amplificadora de som, R$ 100 e o telefone celular de Paulo Machado. Foi por meio das investigações que a equipe policial localizou o aparelho celular, na casa da avó do acusado, em Belém.
O acusado foi preso quando recebia roupas das mãos da mãe, em uma parada de transporte coletivo, na esquina das avenidas Alcindo Cacela e Governador José Malcher, em Nazaré. O preso vai responder pelo crime de latrocínio.
(DOL com informações da Polícia Civil)

Presos ainda "mandam ver" nas redes sociais

Depois de mostrar as peripécias de "Cidinho di Marituba" com seu smartphone da cadeia, a imprensa recebeu novas denúncias de presos utilizando ao bel prazer as redes sociais de dentro das celas, sem serem importunados. São fotos e mensagens de atualização em seus perfis no Facebook, espaço virtual em que recebem os afagos de familiares, amigos e parceiros e, claro, homenagens singelas aos novos colegas de cárcere.


Presos em 9 de setembro de 2013 por assalto a uma farmácia em Belém, Yuri Gabriel Souza, de 18 anos, e David Wellington Campelo, de 20 anos, são usuários da rede, não com a mesma frequência que Cidinho, mas, ainda assim, atualizam os perfis com mensagens, fotos e "selfies" (ato de tirar uma foto de si mesmo com o intuito específico de compartilhá-la nas redes sociais). "mt onda esse mlk. E nois meu mano", foi a postagem mais recente de Yuri, que informa ter frequentado a Universidade Federal do Pará. Ali, o detento posa ao lado do que seria um de seus amigos de cela. Catorze pessoas curtiram o comentário.
"Fala parceirooo, pow tamo aki no seu aguardo, se cuida parceiro", disse um dos "chegados" do detento. No dia 4 de março, às 3h31, Yuri publicou uma foto ao lado do parceiro na ação que resultou na ida dos dois para a cadeia. "O que tiver de ser será, meu. Tá escrito nas estrelas vá reclamar com DEUS". (sic) Dezesseis pessoas curtiram.
O parceiro David atualizou seu perfil pela última vez no dia 23 deste mês. "Hj acordei cedu pra ver. sentir a briza do amanha e ver o sol nascer", declarou ele. Uma mulher comentou a declaração: "Sinto muita falta sua! :´-( te amo preto não tem um dia que eu não penso em vc!". Outro amigo recomendou tranquilidade ao detento: "pode cre mano tem paciência logo logo liberdade e noix".
Yuri e David foram presos após entrarem em uma farmácia localizada no bairro de Fátima, armados cada um de um revólver calibre 32, e anunciaram assalto. Encheram as duas mochilas levadas por eles com celulares, tablets e notebooks. Os seguranças perceberam a situação e conseguiram avisar a polícia. Eles ainda chegaram a fazer uma mulher de refém. "Nos conhecemos jogando bola e depois nós planejamos tudo. Compramos as armas e as munições", revelou o mais jovem dos suspeitos.
"Ele saiu de casa para morar com o pai. Eu não podia imaginar que isso estivesse acontecendo", revelou a mãe de Yuri à reportagem do Diário na época.
(Diário do Pará)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Caso Eldorado do Carajás Governo paga R$ 30 mil a 14 dependentes de vítimas do confronto

O valor da pensão paga às vítimas deverá ser reajustado, de acordo com o percentual concedido ao servidor público.



O Governo do Pará depositou R$ 30 mil na conta de 14 pessoas, dependentes de mortos no confronto entre policiais militares e integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) na curva do S, no município de Eldorado do Carajás, ocorrido no dia 17 de abril de 1996. O pagamento das indenizações foi anunciado pelo procurador geral do Estado, Caio Trindade, na última segunda-feira (14).
Os representantes da Associação foram a Belém apresentar as principais demandas relacionadas ao Assentamento 17 de abril, localizado em Eldorado do Carajás. “Há 18 anos que o Estado vem acompanhando as demandas e solicitações dessas pessoas e o governo tem interesse em resolver estes problemas”, disse Trindade. Ele ressaltou que 14 dos 19 dependentes dos mortos já receberam, neste mês, o valor da indenização. “Os outros que faltam é mais por falta de alguma documentação ou assinatura, que será providenciada nesses dias, com a presença do grupo que está em Belém”, informou o procurador geral.
Durante a reunião, Caio Trindade também explicou aos representantes da Associação que o valor da pensão paga às vítimas do confronto deverá ser reajustado, de acordo com o percentual concedido ao servidor público. “Nós encaminharemos essa questão à Secretaria de Estado de Administração, para fazer o cálculo desse reajuste”, disse ele. João Lopes



Mutirão carcerário coloca 19 internos do CRR em liberdade


Adriano Trindade de Almeida, há 10 anos no presídio de Redenção, com o mutirão ganhou a liberdade.

Uma equipe formada por juízes, promotores, advogados da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e defensores públicos das comarcas que têm unidades prisionais no interior do Pará, participam de um mutirão carcerário, iniciado em março passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Pará, formado por instituições ligadas à execução penal, entre elas a Susipe. Mais de 740 processos já foram avaliados, em pouco mais de duas semanas de trabalho.

 Na última sexta-feira (11), os trabalhos foram encerrados no Centro de Recuperação Regional de Redenção. 
A finalidade do mutirão é analisar todos os processos de execução penal, inclusive aqueles que não têm pedido, para verificar se há um tipo de benefício que a Lei da Execução Penal garante ao preso, como livramento condicional, saída temporária, indulto, prisão domiciliar e remição de pena, entre outros.
Emoção - Adriano Trindade de Almeida, preso há quase 10 anos no Centro de Recuperação Regional de Redenção, onde cumpre pena no regime semiaberto, estava com o benefício do livramento condicional vencido. Em uma das saídas temporárias, ele fugiu e retornou à unidade prisional por outro delito, do qual acabou absolvido. Com o mutirão, ele garantiu o direito de responder em liberdade. Na hora de ouvir a sentença, Adriano se emocionou. "É um choro de alegria e alívio. Depois de quase 10 anos preso, voltar a ter liberdade é mais que um sonho. Se não fosse o mutirão, eu provavelmente continuaria aqui. Mas agora não volto nunca mais", garantiu.
Em Redenção, o mutirão foi concluído com mais de 100 processos avaliados. O juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro finalizou os trabalhos com a cerimônia de livramento condicional, que concedeu liberdade a 19 internos da unidade prisional, e também com uma inspeção na casa penal.xto – João Lopes




São Félix Sindicato Rural quer fazer festa inesquecível

O ex-secretário de administração e atual presidente do Sindicato Rural dos Produtores de São Félix do Xingu, Francisco Torres, o popular Torrinho participou da cerimônia de entrega dos veículos adquiridos pelo prefeito João Cleber, que marcou as festividades em comemoração aos 52 anos de emancipação política administrativa do município.


Falando como representante da classe pecuarista, o ex-secretário disse que era solidário a iniciativa e proposta do prefeito João Cleber, de não comemorar o aniversário do município com shows e muita badalação se grande parte da população está isolada e enfrentando dificuldades. “Foi uma decisão sensata e responsável do nosso gestor, que por meio dessa ação, revelou o seu respeito e compromisso com a população do município”, disse Torrinho.
Antes de encerrar o seu pronunciamento, o presidente de um dos mais importantes sindicatos dos produtores do sul do Pará e da PA-279, fez um anunciou que alegrou a todos. Torrinho anunciou que este ano a Exposição Agropecuária de São Felix será uma das melhores do sul do Pará e porque não dizer a melhor do Estado do Pará, pois terá atração musical inédita no município.

“Podem ter a certeza que vamos fazer a melhor exposição agropecuária da região e da história do Sindicato Rural de São Félix do Xingu. Podem ter a certeza que vai ficar marcado na memoria de nossa gente”, finalizou Torrinho. Dinho Santos

Impunidade contribui para o aumento dos assaltos praticados por menores em Redenção

Confiantes na impunidade por parte da Justiça, que na maioria das vezes nega o pedido de internação, feito pelos delegados, os menores infratores seguem praticando roubos e assaltos à mão armada, deixando a população de Redenção refém dos delinquentes.







Na semana passada, vários assaltos foram praticados em Redenção, onde na sua grande maioria os autores foram menores de idade, que de arma impune, praticaram verdadeiro terror nas vítimas.
A ousadia dos menores é tamanha que muitos deles estão improvisando armamentos para intimidar as vítimas na hora de praticar os assaltos. No último sábado (12/04), mais dois menores foram apreendidos pela Polícia Militar, acusados de terem praticado assaltos na cidade usando de violência contra as vítimas.
Arma falsa: Para praticarem a ação os menores improvisaram um revólver de cano de bicicleta e outro com uma pistola de cola quente simulou que estava armado e rendeu as vítimas.  Após o delito, os menores foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar, que fez o procedimento de apresentação na Delegacia de Polícia Civil, mas amparados pela lei os menores foram colocados em liberdade.
Na luz do dia: Os menores infratores não escolhem dia e nem hora para praticarem os assaltos. No último sábado (12/04), dois deles iam passando na movimentada Avenida Araguaia, quando um deles desceu da garupa da motocicleta, modelo Bros 150, e furtou algumas cobertas que estavam expostas em uma banca na calçada da loja que vende confecções. Os malandros juvenis foram agarrados por populares, depois que uma das cobertas roubadas enroscou na roda da motocicleta evitando a fuga dos pequenos ladrões, que como os demais adolescentes infratores foram libertados, após ter sido feito um Termo Circunstancial de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Redenção.
Impunidade: A frouxidão por parte da Justiça de Redenção, que prefere colocar os menores de volta nas ruas ao invés de optarem pela internação nos Centro de Internação, tem atraído a atenção de menores infratores de cidades próximas a Redenção. Na semana passada, dois menores da cidade de Xinguara foram apreendidos pela Polícia Militar, após terem praticado um assalto a um disk bebidas, no setor Casas Populares.
Ao conversar com a reportagem do NOSSO JORNAL, um dos menores disse que resolveu vir para Redenção, porque estava ‘pichado’ em Xinguara e que em Redenção a situação é mais tranquila, pois não havia informação de que menores são encaminhados para os centros de internação. “Nós estávamos ‘marcados’ lá em Xinguara. Lá tem um juiz meio durão e a coisa ia ficar feia pra nós. Ai resolvemos vir pra cá”, relatou um dos delinquentes.
Desestimulante: A impunidade e a não internação dos menores infratores apreendidos em Redenção, vem desestimulando alguns policiais civis e militares, que fazem o enfrentamento dos elementos nas ruas da cidade. Para alguns, fica difícil ver o menor solto nas ruas horas depois de ter sido apreendido.  “É difícil para o policial ver o menor nas ruas, depois que ele colocou a arma na cabeça do cidadão de bem. Depois que faz ameaças, rouba tudo da vítima, é apreendido e a justiça os coloca na rua. O delinquente ainda fica sorrindo da nossa cara e às vezes ainda faz ameaças. Da vontade de cruzar os braços e deixar que eles tomem conta da cidade”, disse um policial que não quis ser identificado. 
Ministério Público: Na maioria dos casos, os pedidos de internação são negados pelo Ministério Público Estadual, que às vezes não leva em consideração a vida pregressa do menor, seus antecedentes criminais, se ele é reincidente na prática de crime e decide colocá-lo nas ruas.

Um caso em que o menor matou e foi solto poucas horas, ocorreu no Auto Posto Paraná, no final do ano passado, quando o delinquente conhecido por Bobó, durante um assalto, assassinou a tiros o passageiro de uma caravana familiar, do Estado do Goiás, que viajava para passar o natal na cidade de Parauapebas. Dinho Santos   

terça-feira, 15 de abril de 2014

Presidente de Colônia de Pescadores de Floresta do Araguaia foi autuado no crime de estelionato

Uma operação da Policia Civil de Floresta do Araguaia resultou na prisão do presidente da Colônia dos Pescadores Roberto Silva acusado de estar praticando fraude contra o benefício  do seguro defeso destinado a pagamento de pescadores profissionais que não podem trabalhar durante a época do defeso. 

                                                  De acordo com as investigações  Roberto chefiava o esquema fraudulento




 A prisão ocorreu dentro da agencia da Caixa Econômica Federal de Conceição do Araguaia, no momento em mais de 10 pescadores iam sacar as mensalidades e dividir o dinheiro com o presidente que aguardava dentro da agencia da Caixa Econômica de Conceição do Araguaia o recebimento do beneficio por parte de falsos pescadores  que faziam parte do esquema montado pelo presidente. De acordo com o delegado Antônio Miranda Neto, superintendente de Polícia Civil do Araguaia Paraense, cerca de pessoas que estavam dentro da agencia e que iriam sacar o benefício foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Redenção e posteriormente foram encaminhados para a Polícia Federal por se tratar de um crime federal.  De acordo com o delegado as pessoas envolvidas no esquema , confessaram a a fraude e disseram que não eram pescadoras e que foram convidadas pelo presidente para participar do esquema e que o salário do seguro defeso seria rachado com ele. Em poder do acusado foram apreendidas varais carteiras de pescadores que possivelmente fazem parte do esquema fraudulento. Os envolvidos foram ouvidos pelo delegado federal e vão responder pelo crime de estelionato. Dinho Santos     

Presidente da Colônia de Pescadores de Floresta do Araguaia foi preso acusado de fraude no seguro defeso

Uma operação da Policia Civil de Floresta do Araguaia resultou na prisão do presidente da Colônia dos Pescadores acusado de fraude no seguro defeso naquele município. A prisão ocorreu dentro da agencia da Caixa Econômica Federal de Conceição do Araguaia. O acusado está sendo transferido para a cidade de Redenção onde será ouvido pelo delegado Antônio Miranda Neto.  A nossa reportagem vai estar acompanhando o depoimento do acusado. 

Em menos de três dias, 44 são mortos no Pará

O Estado do Pará registrou, no último final de semana, talvez o mais violento dos primeiros três meses do ano, com 44 homicídios em 68 horas, ou seja, entre o começo da madrugada de sexta-feira (11) e as 20h de ontem. Do total, 23 mortes violentas foram registradas na região metropolitana de Belém, que compreende os município de Ananindeua, Marituba, Benevides e o distrito de Outeiro. Os policiais da Divisão de Homicídios começaram o atendimento na sexta e no sábado por volta das 19h e só voltaram ao prédio do órgão no bairro de São Brás quando o sol já estava alto no outro dia.
Policiais militares também sofreram as consequências. Com tantos cadáveres espalhados pela cidade, as remoções chegaram a demorar até seis horas para serem realizadas. “A gente acaba tendo que deixar uma guarnição fora do serviço da rua e ficar guardando o corpo até a remoção” informou um policial militar que esperava cinco horas pela remoção. A seguir, alguns dos assassinatos que “sacudiram o Pará no último final de semana:
O balanço “sangrento” começa na sexta-feira (11) pelo bairro de Icoaraci que registrou a morte de Cristiane Santos Mendes de 32 anos, executada dentro de uma casa na alameda C no loteamento Recanto Verde tendo como autores os elementos de alcunha “Nam e Bruno”.
No bairro da Cremação a Central de Flagrante de São Brás registrou a morte de Odilena Lopes Trindade de 25 anos foi executada na vila Castelo dos Sonhos na Cremação pelo companheiro João Miranda Nery que acabou preso. No município de Castanhal, Gabriel Moura dos Santos de 17 anos foi baleado duas vezes na cabeça e morreu no Hospital Metropolitano.
Em Marabá, Wanderson dos Santos Rodrigues 25 anos foi morto a facadas no tórax. Em Altamira, José da Silva Vicente Junior foi morto a bala na rua Dragão do mar tendo como mandante o traficante conhecido como “Gilson Bala”. Em Tucuruí, na sede da Ilha do Bananal na zona rural a mulher Natália Pereira Amaral foi encontrada morta com sinais de violência.
No município de Rio Maria, Eva da Silva Maciel foi esfaqueada pelo companheiro e acabou morrendo no hospital municipal . Marituba registrou a morte de Wellington Gonçalves da Silva de 34 anos fato ocorrido na rua do Uriboca tendo como assassinos dois homens em motocicletas.

21 MORTOS NO SÁBADO
O dia de sábado (12) começou como terminou o dia anterior. Violência em todos os quadrantes do Estado deixando dezenas de famílias enlutadas e muito trabalho de investigação por parte da Polícia Civil e da Polícia Militar que teve que guardar corpos até as remoções pelo IML.
No bairro do Guamá em Belém, Luan Augusto Cruz Lopes de 19 anos transportava um homem na garupa de uma moto e quando chegou à rua Napoleão Laureano com a Barão de Mamoré recebeu três tiros do “amigo” caindo morto.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bandido morre durante assalto na casa de prefeito

Por volta das 21h de sexta-feira (11), cinco bandidos invadiram a casa do prefeito Gilvandro Nascimento (PR), situada na localidade de Mocajubinha, zona rural do município de Terra Alta, nordeste do Estado. Os bandidos, armados com revólveres e uma escopeta calibre 12, foram extremamente agressivos. Mesmo amarrados, o prefeito e um vigilante foram espancados com várias coronhadas na cabeça e a todo o momento a família do executivo era ameaçada de morte. Gilvandro foi amarrado o colocado dentro do banheiro.

Um morador das proximidades notou algo estranho e resolveu acionar a Polícia Militar. Minutos depois a guarnição do sargento Eufrásio chegou ao local e foi recebida a bala por dois assaltantes que se encontravam fora da residência. Os policiais revidaram atirando contra os criminosos e um deles foi atingido na cabeça quando tentou fugir pulando a janela de um dos quartos com a arma na mão.  "Esse elemento, antes de morrer, efetuou vários disparos contra a nossa guarnição e tivemos que revidar", disse o sargento Eufrásio.
Com a presença da polícia, outros quatro bandidos foram obrigados a fugir conseguindo roubar aproximadamente R$ 12.00,00 (dose mil reais) e joias de alto valor. O grupamento Tático de Castanhal foi acionado e com o apoio de outras viaturas, ao comando do tenente Mariano, realizaram buscas pela mata, mas não conseguiram encontrar o restante da quadrilha.
Na delegacia de Terra Alta se encontravam de plantão apenas um escrivão e uma investigadora. Para dar início às investigações foi preciso o delegado Paulo Renato sair da cidade de Castanhal para ouvir as vítimas em Terra Alta.
Até o final da manhã de hoje, o assaltante morto ainda não havia sido identificado pela polícia e nem pelo IML. Segundo o sargento Eufrásio, o vigilante agredido teve que ser encaminhado ao hospital metropolitano com golpes na cabeça provocados pelas coronhadas. O prefeito Gilvandro Nascimento passou por atendimento médico e já está com a família.
(Tiago Silva/Diário do Pará)

Uepa nega denúncias de alunos de Redenção

Diferente do que os alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus Redenção afirmam sobre a precariedade na estrutura da instituição, em nota a Uepa afirma ao DOL que as denúncias não são verdadeiras.
Em nota, a Uepa diz que o teto da biblioteca foi reformado em 2013 , mas devido o surgimento de goteiras, uma parceria será firmada com instituições municipais para que esta questão seja resolvida logo.
A Diretoria de Administração de Recursos Financeiros (DARF) da universidade afirma ainda que não há registro de atraso no pagamento de diárias de professores que se deslocam de Belém para Redenção.

Homem de 46 anos é preso acusado de estupro contra duas crianças em Conceição do Araguaia

A Polícia Civil de Conceição do Araguaia prendeu no sábado (12), o lavrador José Juarez Lima dos Santos, de 46 anos, acusado de ter praticado estupro contra duas crianças do sexo feminino de seis e oito anos. A prisão do maníaco sexual ocorreu depois que o investigador Ivanildo Espindola, recebeu a solicitação de uma conselheira tutelar que pediu que o mesmo encaminhasse as duas crianças para exame de conjunção carnal, pois havia suspeita que as crianças vinham sendo molestadas por um homem que residia com os familiares das menores. 

Logo de imediato o delegado Henrique Gabriel, fez a solicitação e o resultado dos exames atestou que as duas crianças haviam sido molestadas. Comportamento estranho: O crime foi descoberto devido os familiares das duas crianças notarem uma mudança no comportamento das meninas, que passaram a apresentar um comportamento estranho e o silencioso principalmente quando o acusado estava por perto. Depois de conversar e fazer perguntas, as crianças revelaram para a mãe o que estava acontecendo.  De posse do resultado,  uma guarnição do Grupo Tático de Operações  da Polícia Militar de Conceição do Araguaia, saiu a capturado do tarado que ao desconfiar que a família havia descoberto o crime, deixou a residência sem dizer nada. O homem foi agarrado pelos policiais militares e levado para Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime de estupro pelo delegado Henrique Gabriel que solicitou a prisão preventiva do acusado que está recolhido em uma das celas da Delegacia de Conceição do Araguaia , onde vai aguardar a decisão da justiça. Dinho Santos 

mulher é assassinada a golpes de tesoura em Eldorado do Carajás

Mais um crime com características de execução ocorreu na cidade de Eldorado do Carajás, que preocupa a Policia Civil que tem mais um crime para resolver.


Eliane Macedo Barros de 25 anos mãe de dois filhos, foi assassinada brutalmente dentro da casa dela no último final de semana em Eldorado do Carajás.
O crime aconteceu na noite do último domingo (13), por volta das 22 horas dentro da residência da vítima localizada na rua Cardoso que trabalhava como gerente de uma loja bastante conhecida em Eldorado.
A polícia acredita que o crime pode ter sido um crime passional e já levantou o nome de um suspeito, que não teve a identidade revelada para não atrapalhar as investigações.

A vítima foi atingida com varias perfurações  pelo corpo produzida por uma tesoura que estava jogada ao lado do corpo da vítima. No local do crime a polícia encontrou vários preservativos usados , o que leva a crê  que quem assassinou a vítima tinha um envolvimento amoroso com ela. 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ladrões roubam motocicleta e deixam motoqueiro com placa na mão

Os roubos e furtos de motocicletas vêm crescendo com bastante frequência na cidade de Santana do Araguaia, município localizado no extremo sul do Pará. Os roubos revelam a ousadia e senso de gozação dos ladrões que em algumas ocasiões levam o veículo e deixam a placa para fazer com que o proprietário não se esqueça do número que identifica o veículo.



O trabalhador Regis da Silva, foi mais uma vítima dos ladrões que estão agindo na surdinha se aproveitando da distração e descuido das vítimas.
A motocicleta CG Titan 125 de cor verde placa MVP 6782 foi levada de frente de uma residência localizada no bairro Vila União, enquanto ele tomava água na casa de um amigo.
Regis, conta que estacionou o motocicleta e entrou na residência, após tomar uns goles de água e bate um papo que não demorou muito. Quando retornou, a vítima encontrou apenas a placa da motocicleta no local onde ele havia estacionado o veículo. ‘’Quando sai  tomei um grande susto, minha motocicleta havia sido roubada pelos ladrões e eu fiquei somente com a placa na mão ’ relata o trabalhador.
Desolado e com a placa da moto na mão,  Regis Silva, procurou a  delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia para fazer o Boletim de Ocorrência e solicitar do delegado Alberone, empenho na missão de encontrar a motocicleta dele que era utilizada como uma ferramenta de trabalho. O delegado Alberone, disse que o serviço de inteligência da Polícia Civil está vem trabalhando na tentativa de identificar e prender os elementos que estão roubando motos na cidade. Dinho Santos e Juliano Moraes.


Prefeito Mussum reuni com moradores da região da Agropecus II e ouve as demandas da população

O prefeito José Barbosa de Farias , o Mussum , de Santa Maria das Barreiras, esteve participando no último domingo (06), de uma reunião com moradores da região da Agropecus II . O encontro que se transformou em  uma audiência pública foi realizada na fazenda do produtor Rural Sebastiao Mendes, e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, presidentes de associações e população de um modo em geral.





A reunião foi agendada pelo presidente do Movimento da Luta Campesina na região da Agropecus, conhecido popularmente por Ceará, e abordou assuntos pertinentes as demandas existentes na região e também das politicas públicas e ações da atual administração  municipal.
O prefeito ‘’Mussum’’, ouviu atentamente as reivindicações feitas pelos moradores,  e no momento em que falou paro os moradores respondeu a todos os questionamentos e prometeu que a medida do possível todas as demandas serão atendidas.
Ainda durante o seu discurso o gestor municipal aproveitou para falar das diversas obras que estão sendo feitas nos quatro cantos do município e também das dificuldades que ele vem enfrentando com as fortes chuvas que destruiu estradas e pontes em diversas regiões no município. 
 A reunião agradou a todos os moradores presentes no vento que elogiaram a iniciativa do prefeito de estar ouvindo a população e juntos procuram uma solução para as demandas e problemas da comunidade.  Mussum, disse que seu governo é pautado na união e participação do povo e por isso ele sempre estará presentes em reuniões como na Agropecus, quando o povo solicitar. ‘’O mandato de prefeito foi o povo quem me deu e nada mais justo do que sentar e ouvir as reivindicações do povo que me elegeu, por isso estamos aqui onde o povo está presente’’ disse o gestor.
O anfitrião do encontro Sebastião Mendes, que na mesma data comemorava o aniversario da esposa dele e 50 anos de casamento disse que estava emocionando com a presença do prefeito que neste seu mandato tem demonstrado muita simplicidade e humildade. ‘’Eu me sinto feliz por estar sediando esta reunião e pelo fato do nosso gestor estar aqui conosco nesta data importante para minha família e me fico emocionado ao ver o nosso gestor ouvir as queixas, as cobranças e responder aos questionamentos com a maior simplicidade e humildade vejo que nosso município esta em boas mãos’’ disse Sebastião Mendes.   Dinho Santos

  

Vereador quer acabar com uso de celulares dentro de agencia bancaria

Polêmica proposição acaba de ser apresentada durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Conceição do Araguaia, sul do Estado. Trata-se do Projeto de Lei nº 007/2014, de autoria do vereador petista Divino Severino, que estabelece a proibição do uso de aparelhos celulares nas agências bancárias do município.
O objetivo é garantir mais segurança aos clientes da rede bancária, evitando que os mesmos sejam alvo da ação de marginais. Pela proposta, compete aos vigilantes dos estabelecimentos bancários a responsabilidade de inibir o uso dos dispositivos nas dependências das agências, cabendo aos bancos à instalação de avisos alertando acerca da proibição e de sistema que bloqueie o funcionamento de celulares dentro das filiais.
O parlamentar justificou que a medida já foi implantada com sucesso em outros municípios, contribuindo para a redução de crimes, como furtos e “saidinhas”. O líder da oposição na Câmara, Aurélio Milhomem (PMDB), se manifestou contrário à proposição contestada também por outros vereadores. Ele alegou que além dos serviços nos bancos em Conceição do Araguaia ser deficitário, obrigando muitas vezes o cliente a passar horas aguardando atendimento, a medida acarretaria outros transtornos, pois o usuário ficaria incomunicável.
O projeto está em fase de tramitação, ainda sem data prevista para ser votado.Vale lembrar que lei semelhante já existe na capital Belém. (Lei Nº Lei 8831/ 2011) onde celulares são proibidos dentro dos estabelecimentos bancários.
(DOL, com informações de Delmiro Silva)

Pau D`Arco: Dois vereadores foram afastados do cargo

Depois de quase quatro meses da publicação de sentença da Juíza Eleitoral de Redenção, Adriana Divina da Costa Tristão, que cassou o diploma dos vereadores Charles Alves e Domingos Guedes, a justiça eleitoral mandou afastar, no último dia 04, os dois vereadores acusados de terem cometido crime eleitoral durante as eleições de 2012.


                                          Vereador Charles Alves tenta derrubar a medida do TRE

De acordo com a advogada Klécia Jacinto, que entrou com a ação a pedido da coligação “Pau D’Arco Forte”, baseado na Lei da Ficha Limpa, os vereadores deveriam ter sido afastados imediatamente, após a decisão da juíza. Na época os vereadores acusados recorreram ao TRE em Belém, mas não com efeito suspensivo e nem com Ação Cautelar, o que fortalece ainda mais a tese de que os edis deveriam ter sido afastado tão logo a juíza decretou a cassação de seus diplomas.
Em um dos ofícios que chegou à Câmara Municipal de Pau D’ Arco, a chefe do Cartório Eleitoral de Redenção, Eliana Mara Camacho, explica que o processo foi parar na Assessoria da Corregedoria do TRE. Eliana comunicou o fato à juíza que de imediato determinou que fosse feito oficio ordenando o afastamento dos dois vereadores.
O oficio de nº 31/14 foi encaminhado à Câmara de Pau D’Arco determinando o afastamento de Charles e Domingos, que tão logo souberam da decisão, foram para Belém e na terça-feira (08/04) protocolaram Ação Cautelar pedindo o retorno ao cargo. Eles estão aguardando a decisão do desembargador. Se obtiverem sucesso na ação eles retomam o mandato e vão aguardar julgamento final do colegiado do TRE.
A expectativa dos vereadores é de que a decisão saia o mais rápido possível. As suplentes que assumem a vaga dos vereadores são Solange Rosa da Silva e Susi Rocha Borges.

Nossa reportagem tentou contato com a juíza por telefone, mas não obteve sucesso.

Prefeitura de Redenção decide lançar novo concurso público

O Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Redenção, Dr. Arnaldo Jacinto, disse em entrevista exclusiva ao Nosso Jornal que depois de reunião com os técnicos da Prefeitura, ficou definido que o concurso público vai ser realizado. “Independente do agravo em Belém nós vamos nos reunir com o promotor e realizar um novo concurso conforme quer o MP”. Disse Jacinto. 


Questionado sobre o impasse do atual concurso e se haverá a devolução do dinheiro que foi pago pelos candidatos inscritos, ele disse que na hipótese de realizar um novo certame os candidatos poderão optar pela manutenção da inscrição ou a devolução do dinheiro. “Pelas manifestações até agora percebemos que 90% querem fazer o concurso em vez de devolução do dinheiro”. Disse Jacinto. Independente da decisão de lançar um novo edital e de outra empresa vencer a licitação, Arnaldo disse que a processo na justiça vai continuar. “Vamos continuar defendendo na justiça até para evitar uma condenação para administração e porque entendemos que fizemos tudo dentro da legalidade e vamos defender nosso ponto de vista até o final”. Disse o secretário.