terça-feira, 28 de outubro de 2014

Procurador da República se reúne com liderança Kaiapó em Redenção

Kaiapós se reúnem com procurador da Republica e pedem a cabeça dos coordenadores da FUNAI, de Redenção e Tucumã. 
Na última terça-feira (28), o procurador da República, Felício Pontes Filho participou de reunião com líderes da etnia Kaiapó, integrantes de três aldeias do sul do Pará. O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público Federal, em Redenção, e contou com a participação de mais de 50 índios das  aldeias Gorotire e Krini, localizadas no município de Cumaru do Norte  e Las Casas, em Pau D’arco.
A pauta da reunião que aconteceu com as portas fechadas, foi para tratar de assuntos referentes à ação dos coordenadores da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que, segundo os  indígenas, estão desviando os recursos destinados para atender as comunidades da região.




Durante o encontro os kaiapós solicitaram a exoneração de toda a diretoria da FUNAI dos municípios de Redenção e Tucumã, responsável pelo atendimento dos selvícolas. 

Na reunião os índios cobraram uma explicação sobre as ações da Polícia Federal nos garimpos clandestinos existentes nas aldeias que foram fechados pelos agentes, e uma presença mais eficaz da FUNAI que está muito distante da comunidade Kaiapó, segundo os caciques. Os índios também solicitaram a demarcação de suas terras, tanto prometida pela FUNAI, mas que não tem sido executada pelo órgão. 
Felício Pontes ouviu atentamente as reivindicações e disse que nesta quinta-feira (30), estará reunindo novamente com os líderes, onde vai passar as decisões apresentadas pelo Ministério Público Federal.   Ao final do encontro, o procurador disse que todas as denúncias feitas pelos indígenas serão encaminhadas a Polícia Federal, que fará as investigações e caso as denúncias se confirmem os culpados serão punidos. Quanto à exoneração dos coordenadores, o procurador disse que vai aguardar a investigação da PF. ‘’Nos estaremos aguardando as investigações e voltaremos a sentar, para apresentar um plano de estratégia que possa promover essa aproximação da FUNAI com os Kaiapós’’, disse Pontes. Para o cacique Davi Kaiapó, o encontro não deixou a comunidade muito satisfeita, pois eles queriam a exoneração imediata dos coordenadores. ‘’Saímos da reunião não muitos contentes, pois a comunidade Kaiapó, esperava que os coordenadores fossem exonerados.  Eles não têm compromisso com o nosso povo, mas vamos esperar a próxima reunião pra ver o que vai acontecer’’, disse o cacique. Dinho Santos  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário