quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prefeitura de Redenção desenvolve ação preventiva contra carie dentaria nas creches

Uma ação da Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria de Educação, vem desenvolvendo nas creches da rede municipal de ensino, um trabalho preventivo e educativo de saúde bucal nas crianças. O projeto tem à frente a odontóloga Mírian Cristina.


A cárie dentária é uma das principais doenças bucais e é caracterizada pela desmineralização dos tecidos dentais, causada por ácidos produzidos pela interação das bactérias com os restos de alimentares da dieta. O projeto de saúde bucal nas creches tem como principal objetivo, realizar a higienização da boca das crianças, prevenindo cáries e outras doenças e a criação desse hábito por meio de vivências que gradativamente capacitem à criança a cuidar de si mesma.

Nas creches desenvolve o projeto fazendo uso da linguagem do faz-de-conta, de personagens fantásticos e histórias, que ajudam a despertar o interesse pela temática. Em consonância, valoriza em seu cardápio a boa alimentação (restrições a doces e pouca ou não utilização de açúcar ) e investe em projetos educativos para hábitos alimentares saudáveis.

Mírian Cristina salienta que durante a escovação as crianças são tuteladas ou supervisionadas por ela e pelos professores, até que sejam capazes de desempenhar as atividades de maneira independente, mas ainda orientadas. A promoção da saúde bucal exige medidas preventivas e efetivas na formação de hábitos saudáveis na infância que serão levados até a idade adulta, inclusive às respectivas famílias e grupos de convivência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário