quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prefeita Zilma Souza está conseguindo tirar a saúde de Conceição do Araguaia da UTI

A prefeita Zilma de Souza, em pouco tempo de governo, vem conseguindo colocar a gestão pública municipal de Conceição do Araguaia nos trilhos e apagando o rastro de calamidade pública causado em pouco tempo de governo pelo prefeito Valter Peixoto, que foi afastado do cargo pelo Ministério Público Estadual, por improbidade administrativa.
Em apenas três messes de governo, a população já começa ver mudanças e transformações, nas principais áreas da administração municipal. A área da saúde foi uma das mais prejudicada pela gestão do prefeito afastado, onde as irregularidades, como inchaço da folha de funcionários, dívidas com fornecedores, salários dos funcionários atrasados, prestação de serviços sem contratos, falta de medicamentos nos postos de saúde e hospitais da rede pública de saúde e outras irregularidades, acarretaram sérios problemas que aos poucos estão sendo solucionados pela nova gestão.




Em entrevista ao Nosso Jornal, a Secretária Municipal de Saúde, Whatina Leite de Souza, falou das dificuldades que vêm enfrentando à frente da pasta e do desafio de tirar a saúde do município da UTI. De acordo com a secretária, as principais dificuldades enfrentadas logo assim que assumiu a função, foi à falta de medicamentos nos hospitais, faltas de equipamentos hospitalares, débitos altíssimos com os fornecedores e funcionários. “Hoje, estamos tendo dificuldades para comprar, pelo fato do município não ter crédito junto aos fornecedores, devido às gigantescas dívidas não pagas pelo prefeito afastado. Agora, os fornecedores só querem vender à vista para a prefeitura”, comentou Whatina.
Ainda de acordo com a gestora de saúde, a prefeita Zilma conseguiu sentar com servidores e negociar o pagamento dos salários de médicos, enfermeiros e outros servidores da saúde que estavam atrasados. “Para se ter uma noção, os médicos que trabalham na rede municipal estavam há mais de cinco meses sem receber seus salários, mas a prefeita Zilma conseguiu negociar e eles já estão recebendo”, completou Souza. Mesmo diante de tantas dificuldades, os avanços e as obras na área da saúde em Conceição do Araguaia já estão acontecendo.           Secretária de saúde fala sobre os avanços 
No final de setembro serão inauguradas três bases do Samu, na área rural do município, o que será um grande avanço no atendimento emergencial da população que reside na zona rural.

Graça ao trabalho da nova gestão, uma Unidade de Pronto Atendimento será construída no final do mês. Ainda segundo Whatina Leite, atualmente os hospitais e postos de saúdes contam com médicos, enfermeiros e técnicos, além de medicamentos que mesmo diante dos entraves financeiros a secretaria vem conseguindo regularizar a distribuição de medicamentos. “Estamos diante de um grande desafio, mas, com seriedade e compromisso, vamos vencer os obstáculos e fazer do atendimento de saúde de Conceição do Araguaia uma referência na região e em todo Estado do Pará. Essa é a meta e a determinação da prefeita Zilma de Souza”, finalizou a secretária. Dinho Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário