quinta-feira, 10 de julho de 2014

Municípios do interior receberão outros Defensores Públicos

O 3º Concurso de Promoção à 2ª entrância, realizado na tarde desta quinta-feira (10), pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, levou à sede do órgão dezenas de Defensores para fazer a opção pelo município em que passarão a atuar a partir de agosto. Nem todas as 67 vagas ofertadas foram preenchidas. Entretanto, a sessão concluiu a maior movimentação na carreira já feita pela Instituição.
Os processos de promoção e remoção vão atender com mais eficácia os municípios que possuem maiores demandas pelos serviços prestados pela Defensoria, além de racionalizar o quadro, efetivando a distribuição em cidades com maior densidade populacional e que também possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O Defensor Público Geral, Luis Carlos Portela, considera o estudo realizado, culminando com a promoção nesta quinta-feira, como um marco para a Instituição. Segundo Portela, desde abril deste ano, a Defensoria Pública reorganizou por completo o quadro, sempre com o objetivo de melhor atender a população do Estado.
O Diretor de Interior, Defensor Daniel Lobo, esclareceu que após o processo de avanço para a 2ª entrância, o próximo passo será aguardar a publicação da portaria, uma vez que somente após a publicação é que os Defensores Públicos promovidos terão o prazo de 10 dias para apresentação nos novos municípios. Segundo ele, até início de agosto, todos estarão efetivamente desenvolvendo seus trabalhos nas novas cidades.
O Conselho Superior contou, nesta tarde, com a participação dos conselheiros Luis Carlos Portela, Adalberto da Mota Souto, Marialva dos Santos, Heliana Sena, Kátia Gomes, Marcos Assad, Vladimir Koenig e Paulo Hélio.
Promoção - Entusiasmados pelo avanço profissional e a possibilidade de trabalhar em outros municípios, dentro do que prevê a progressão na carreira, alguns Defensores Públicos destacaram a promoção para segunda entrância como um momento inigualável. “Posso dizer que hoje é um dia ímpar”, disse Aline Rodrigues de Oliveira Lima, que passará a atuar no município de Abaetetuba.
A Defensora faz parte da instituição há três anos e sempre sonhou em trabalhar em municípios mais próximos da capital. Sobre sua nova casa, ela revela ter ótimas expectativas. E não perdeu tempo em visitar a regional de Abaetetuba, mesmo antes do processo de promoção. “Na oportunidade, aproveitei para reunir com o Ministério Publico local e com representantes do Poder Executivo”, contou ela.
Para o Defensor Domingos Lopes Pereira, o momento é de “valorização da carreira”. “Teremos a possibilidade de alcançar novos estágios na vida e melhorar como profissional, além de proporcionar a nossa atuação em comarcas de melhor estrutura, com uma demanda maior de assistidos. Isso proporciona novos desafios, um novo começo. É muito gratificante”, pontuou.
Já o Defensor Leonardo Cabral Jacinto, comentou que essa movimentação “traz uma enorme satisfação” e deixa evidente que o trabalho “está realmente sendo feito”. “Essas promoções fortalecem os Núcleos Regionais, onde as demandas são crescentes. E, com certeza, se torna um marco evolutivo frente aos assistidos, que ganham muito com isso também”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário