quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Belo Monte: Funai quer sanção contra Norte Energia

A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ofício ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) comunicando que a Norte Energia SA se recusa a cumprir uma das condicionantes indígenas de Belo Monte, prejudicando a comunidade dos índios Juruna, do Km 17, uma das mais impactadas pelas obras da usina. O ofício foi enviado no dia 21 deste mês ao presidente do Ibama, Volney Zanardi, assinado pela presidente da Funai, Maria Augusta Assirati.
A comunicação de descumprimento atende uma recomendação do Ministério Público Federal e pede que a empresa sofra as sanções previstas na legislação, de multa à suspensão da Licença de Instalação. A decisão está nas mãos do Ibama, mas segundo o próprio Instituto só quem poderia detectar descumprimento das condicionantes indígenas seria a Funai, já que o órgão ambiental não lida com os impactos do empreendimento sobre os índios.
“Tendo em vista a responsabilidade do órgão licenciador, solicitamos que sejam adotadas as medidas pertinentes previstas na legislação ambiental no sentido de responsabilizar o empreendedor pelo descumprimento da condicionante”, diz o ofício, acompanhado de uma nota técnica que relata as negociações desde 2009 com a Norte Energia para que a obrigação de comprar terras para os Juruna do Km 17 fosse cumprida.
“Após análise técnica dos últimos fatos e procedimentos, bem como do posicionamento do empreendedor em relação à condicionante determinada desde 2009, podemos afirmar que a mesma não teve cumprimento integral. Seu descumprimento, além de potencializar todos os impactos identificados no EIA, favorecem o surgimento de outros, bem como expõe a comunidade Juruna da Aldeia Boa Vista a uma situação de vulnerabilidade, colocando em risco a integridade sociocultural e física daquela população”, diz Maria Augusta Assirati no ofício a Volney Zanardi.
A compra de terras para mudança das casas dos Juruna do KM 17 foi considerada necessária antes da Licença Prévia de Belo Monte porque a aldeia fica muito próxima da estrada que liga Altamira à Vitória do Xingu, por onde passam todas as máquinas e trabalhadores de Belo Monte. Como não se trata de um território de ocupação tradicional – os moradores dessa aldeia já tinham sido expulsos de suas terras tradicionais – não cabe reconhecimento e sim aquisição de terras. Por isso, de acordo com a Licença Prévia, cabia à Norte Energia a eleição e a compra das terras.
Em documento enviado ao MPF, no entanto, a Norte Energia comunicou que não iria cumprir a obrigação porque considerava ser encargo do governo federal. O documento foi assinado por Arlindo Gomes Miranda, da assessoria jurídica da presidência da Norte Energia. De acordo com a nota técnica da Funai, “até abril de 2012 o empreendedor demonstrou pleno entendimento sobre a condicionante”.
“Por se tratar de uma condicionante prevista há mais de quatro anos, que deveria ter sido finalizada há pelo menos 2 anos, antes da Licença de Instalação, o revés provocado pela empresa e não definição fundiária compromete todas as ações previstas para a comunidade Juruna da Aldeia Boa Vista”, diz a nota técnica enviada ao Ibama.
“Entendemos ser necessária a aplicação de sanção – conforme previsto na legislação do licenciamento ambiental – ao empreendedor, uma vez que o atraso no cumprimento da condicionante tem colocado a comunidade indígena Juruna do Km 17 em alto grau de vulnerabilidade e tendo em vista que o empreendedor já oficializou que não irá cumprir a condicionante”, conclui a Funai. (Ascom/MPF)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Transamazônica: Ocupação continua pelo segundo dia

Pelo segundo dia seguido, sem-teto que ocupam área pertence à Infraero, em Marabá, fazem protesto na Transamazônica (BR-230), perto dos bairros Bela Vista e Jardim União, no Núcleo Cidade Nova. Na manhã desta terça-feira (27), eles novamente atearam fogo em pneus velhos, pedaços de pau e galhos de árvore, interditando por completo a passagem.


Uma fila quilométrica se formou na área logo nas primeiras horas da manhã. os motoristas que conhecem a cidade conseguem desviar do protesto, passando por ruas estreitas e mal conservadas, mas quem vem de fora, acaba mesmo ficando preso no engarrafamento.
A interdição da rodovia foi a forma que os sem-teto encontraram para protestar contra uma decisão do juiz federal Heitor Mauro Nunes, que concedeu manutenção de posse à Infraero na área ocupada há quase duas semanas em Marabá.
Os sem-teto afirmam que não vão deixar a área, porque os que lá estão não têm onde morar. É o caso do pedreiro Dário Conceição Vaz, de 33 anos, diz que é pai de família e precisa de um lugar para morar, por isso não vai arredar o pé de lá.
Por outro lado, Valdemir Pereira Matos, representante da associação de moradores do “Bairro da Infraero”, afirma que a situação fugiu do controle, de modo que a entidade não se responsabiliza mais pela área.

Governo: Puty defende candidatura própria do PT

De passagem por Marabá no sábado (24), aonde veio cumprir extensa agenda de visitas, inclusive com o prefeito João Salame, o deputado federal Claudio Puty (PT) defendeu que, pelo menos para o primeiro turno, o Partido dos Trabalhadores precisa lançar candidatura própria ao governo do Estado. Puty colocou o nome à disposição para encabeçar a chapa.
O parlamentar paraense observa que dentro do modelo de eleições diretas que o PT, no qual os filiados decidem quais decisões serão tomadas, em novembro o partido vai definir como será a estratégia para a campanha de 2014.


Na visão dele, embora as alianças – com critérios – são sempre bem vindas, mas em relação ao pleito de 2014, o PT não deve apoiar o candidato do PMDB já no primeiro turno, como defendem algumas lideranças do partido.
“Eu acho isso politicamente equivocado por vários motivos; primeiro porque é uma eleição de dois turnos e os dois turnos foram criados exatamente para que nós apresentássemos nosso projeto no primeiro turno e nos aproximássemos daquele mais característico ao nosso programa no segundo turno”, explica Puty.
Ainda de acordo com ele, do ponto de vista tático essa aliança já no primeiro turno também não é recomendável. “As táticas que deram certo de derrota do PSDB foram aquelas em que cada um dos aliados no primeiro turno lançou um candidato”, relembra.
Outro motivo que o PT tem para lançar candidato próprio no primeiro turno é que o partido terá condições de comparar o governo de Ana Júlia com o de Simão Jatene, que Puty classifica como “um desastre”.
Perguntado se essa estratégia política não pode causar algum tipo de desconforto em relação a Helder Barbalho, que é apontado como possível candidato do PMDB para a eleição de 2014, Claudio Puty disse que não acredita nisso porque todos já estão “grandinhos” politicamente.
“Eu conversei com o senador Jader Barbalho; o Helder barbalho sabe da minha posição; não se trata de um problema pessoal e tenho todo respeito pelo PMDB. O que eu estou defendendo é que, combinado com o PMDB, nós tenhamos uma tática conjunta, como fizemos em 2006”, relata, acrescentando que isso precisa ser bastante dialogado para que não fique nenhum mal entendido.

Estudante paraense é encontrado em Tocantins

Após dois dias desaparecido, o estudante de geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Marabá, Yego Cunha Leal, foi localizado na tarde desta terça-feira (27), na Serra do Cavalo, no norte do Tocantins. O estudante estava desaparecido desde o domingo (25), quando realizava pesquisa de campo com outros alunos e professores.
De acordo com informações do sargento Miranda, do Corpo de Bombeiros de Tocantins, um agente de saúde encontrou o estudante com vida. “Uma equipe nossa já foi para o local para resgatar o estudante, porém a área é de difícil acesso”, conta.    
Miranda conta que estudantes e professores também foram para a serra resgatar o estudante.
Na página pessoal do universitário no facebook, os amigos comemoram que Yego foi encontrado. “Muito feliz com a noticia de já ter sido encontrado.....Estavamos todos aflitos com o teu desaparecimento Yego Cunha Leal, mas também naum perdemos a fé e sabemos que Deus nunca falha!!!! Boa recuperação!!!”.

Prefeito Divino do Posto assina contrato com Embrapa

Um ato histórico aconteceu na manhã da última quinta-feira (22), que vai marcar o setor produtivo do município de Eldorado do Carajás.  O prefeito Divino Campos, assinou com a Embrapa Amazônia Oriental  o contrato de cooperação técnica que promete alavancar a produção agrícola do município. 
A solenidade de assinatura do termo de compromisso  aconteceu na sala de reunião do gabinete do prefeito municipal e contou com a participação de diversas lideranças do município, além de  representantes da Embrapa, Emater, Proagri, Fecat, Programa Mais Leite e Coomaec.




 O compromisso veio a acontecer depois o prefeito Divino Campos, esteve fazendo uma visita  a sede da Embrapa em Belém, onde em uma reunião  com  Austrelino Silveira Filho, chefe geral da Embrapa, ficou acertada  uma visita dos pesquisadores da Embrapa ao município. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Euclides de Souza, a parceria vai alavancar a produção.  “Esse contrato de cooperação técnica tem uma vigência de cinco anos e atenderá as áreas de fruticultura, mandioca, grãos, sistema de integração lavoura pecuária floresta”, conclui o secretário.
O pesquisador Fabrício, responsável pelo núcleo da Embrapa em Marabá diz que Eldorado do Carajás é o primeiro município a realizar contrato de cooperação técnica na região de Carajás.
“A Embrapa irá disponibilizar tecnologias para várias culturas com a intenção de desenvolver essas atividades e melhorar a vida dos produtores do município”, relata Fabrico.
Já o pesquisador e doutor em sistema de produção agrícola Antônio Jose Menezes relembra que há dez anos a Embrapa esteve em Eldorado e até hoje existem pessoas que se mantem dessa atividade a exemplo do produtor Sebastião Jesus Silva.
“Alegra-me ver pessoas que querem aplicar tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e consequentemente melhorar a renda familiar”, resume.
Gustavo Resque, analista da Embrapa diz que o contrato define responsabilidades de cada parceiro, onde a Prefeitura de Eldorado, a Embrapa e os produtores assumem compromissos.
“Ao longo desses cinco anos iremos dar suporte a esses produtores para que eles tenham condições de produzir com técnicas desenvolvidas pela Embrapa”, finaliza.
O prefeito Divino Campos aponta a transferência de tecnologia como alternativa para o produtor ter sucesso na produção.
“Temos o maior interesse em buscar apoio da Embrapa para implantar inovações junto aos nossos produtores”, afirma o prefeito.

O contrato de cooperação técnica será publicado no Diário Oficial da União e dará suporte para a prefeitura pleitear recursos para desenvolvimento rural do município.

Alunos do Professor Dias participam de palestra sobre redes sociais

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Professor Dias participaram nos dias 21 e 22 de uma palestra que abordou o tema o ‘’Uso indevido das Redes Sociais’’. 
A palestra que foi ministrada para alunos do 3º , 4º e 5º ano do ensino fundamental, teve como orador o pastor Marcio Felipe que interagiu com os alunos sobre os perigos que é fazer amizades nas redes sociais com quem não se conhece.



O pastor  que foi convidado pelo professor João Lúcio, orientou os alunos sobre os cuidados que cada uma deve ter ao colocar suas informações pessoais no faceboock. 
Durante o programa o pastor mostrou casos reais de jovens e adolescentes que foram vítimas do crime de pedofilia que começou através de um simples bate papo na internet. 
Para o diretor Vanderly Moreira, a palestra foi de grande importância para os alunos principalmente para os adolescentes que possuem conta nas redes sociais. ‘’Temos vistos vários casos de violência, praticada contra adolescentes que começaram no facebook e, que o fim foi trágico. Como educadores devemos estar atentos a essas questões e buscando informações que possam preparar os alunos para enfrentar as situações que possam problemas aos nossos alunos’’ disse o diretor. Os alunos acompanharam atentos as informações e disseram que o assunto foi de grande enriquecimento informativo para cada um deles. Dinho Santos     


                                                                                                                                              

Comitiva da produção visita sul do Pará

Uma equipe do Governo do Estado reunindo gestores e técnicos da área do setor produtivo esta visitando o sul e sudeste do Pará com uma  agenda pró ativa.
 A agenda inclui lançamento de sedes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará); a instalação do sistema eletrônico de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e apresentação da recente liberação do Estado como área livre de febre aftosa pelo Governo Federal.




 A comitiva é liderada pelo secretário especial de desenvolvimento econômico e incentivo à produção, Sidney Rosa, que representa junto aos municípios o governador Simão Jatene, pelo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira; o secretário de pesca e aquicultura, André Pontes; o secretário do programa Municípios Verdes, Justiniano Neto; o diretor do programa Pará Rural, Antônio Carlos, além de diretores e técnicos da Secretaria de Estado de  Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
 A comitiva da Produção visita os municípios de Tucumã, São Félix do Xingu, Ourilândia, Água Azul, Rio Maria , Xinguara, Sapucaia, Eldorado e Marabá. O roteiro inclui reunião com produtores e sindicatos rurais nos municípios; lançamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica; visita a frigoríficos; inauguração e visita a obras de escritórios da  Emater; difusão de informações acerca da certificação do “Pará Livre de Aftosa”; entrega de equipamentos e veículos tipo trator e colheitadeira; visitação a estrutura do projeto “Trilha do Leite”; Inauguração de escritório da Adepará  em Eldorado; Visita a unidades da Ceplac e entrega de cheques “Moradia” pela Cohab, no município de Sapucaia.
Entre os objetivos da comitiva, está o levantamento de demandas para agregar melhorias para o setor produtivo no estado do Pará. Segundo Sidney Rosa, o momento é para ouvir os produtores, mas também, oportuno para levantar demandas referentes a setores do Governo do Estado, como educação, saúde, segurança pública, habitação e transmissão de informações acerca da regulamentação fundiária.

       Para Mário Moreira, o setor produtivo vivencia um momento de destaque, em especial pela certificação emitida pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), que confirma que o Pará está 100% livre da febre aftosa. O diretor da Adepará ressalta que essa comitiva apresenta programas em fase de implantação, a exemplo da GTA eletrônica - Guia de Trânsito Animal e da Trilha do Leite, um programa que contribui com o beneficiamento do leite produzido pelos produtores locais e o seu destino final e que tais programas serão apresentados e multiplicados durante a programação nos municípios.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Três detentos não retornaram ao Presidio e agora são foragidos da Justiça

Em Redenção  três dos vinte sete detentos que foram beneficiados com a saída temporária do indulto do dia dos pais, para passarem com os familiares, não retornaram ao Centro de Recuperação Regional de Redenção no último dia 15, data marcada pela justiça para que os presos que estavam cumprindo pena em regime semi-aberto se apresentasse a direção da Casa Penal.





Como não retornaram na data determinada, os detentos Neurisvaldo Pereira da Silva, Thiago Cardoso Pereira e Cicero Feitosa Barros, passaram a ser considerados como foragidos da justiça e perderam todos os benefícios que haviam conquistados  dentro da casa penal e caso sejam recapturados  passaram a cumprir o restante da pena em regime fechado.
As fotos dos foragidos foram repassados para a imprensa com a finalidade de que a sociedade denuncie a presença de algum deles  informando a polícia sobre o paradeiro dos foragidos.
Dos três apenas Cicero Feitosa Barros, havia sido sentenciado  pela justiça e cumpria pena em regime semiaberto no CRR.
O restante dos apenados que foram beneficiados com o indulto retornaram na data estipulada pela justiça. Para conseguir o benefício, os presos devem cumprir alguns pré-requisitos, o preso primário deve apresentar boa conduta e ter cumprido um sexto da pena. Caso o detento seja reincidente, deve ter cumprido, pelo menos, um quarto da pena a que foi condenado, além de apresentar bom  comportamento. Dinho Santos




terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pará vence a luta contra a aftosa e é declarado como Estado Livre da doença

O Pará está livre da aftosa”, disse o governador Simão Jatene, após assinar o ato do Ministério da Agricultura que atesta o Pará como território livre da aftosa, durante solenidade na manhã do último domingo (18), no auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, em Paragominas, na programação da 47ª Agropec – Feira Agropecuária de Paragominas.

O evento, que teve a presença do ministro da Agricultura, Antônio Andrade Ferreira, reuniu políticos, produtores e sociedade em geral.
Simão Jatene agradeceu pelo esforço conjunto e lembrou que esse resultado só foi alcançado “porque todos fizeram a sua parte”. Em 2005, o governo do Estado reduziu a alíquota sobre o gado, que era de 17%, para 1,8%, sendo que 0,3% da alíquota foi destinado para o Fundepec, para ações de combate à aftosa que, na época, era um risco desconhecido.
“Este é um marco na história do nosso Estado. A vitória sobre a aftosa no Pará se consolida. Isso só foi possível por causa da humildade e coragem dos produtores para se ajudar e ousar. Essa luta tem mais de uma década, mas o fator determinante foi a compreensão de cada produtor de que não adiantava ele resolver o problema só da sua fazenda, sem resolver a do vizinho. Foi a solidariedade entre os produtores que permitiu que hoje o estado do Pará esteja livre da aftosa”, reiterou Simão Jatene.
O ministro da Agricultura, Antônio Andrade Ferreira, parabenizou o governo do Estado e disse que a agropecuária do Pará é fundamental para a balança comercial do país. Segundo ele, este foi o ano que mais se exportou carne bovina brasileira, resultando em quase R$ 50 bilhões de dólares na balança comercial. A produção de grãos também bate recorde este ano no Brasil e deve passar de 190 milhões de toneladas de grãos. Para Antônio Andrade, a declaração de que o Pará está livre da aftosa possibilita novos recordes nessa produção.
“É importante declarar essa região livre da aftosa porque queremos bater o recorde dos recordes. Queremos cada vez mais exportar, queremos contribuir com os nossos produtores. Com o Estado livre de aftosa, o rebanho vai aumentar de preço. O Pará, que é o quarto maior rebanho do país, deve tranquilamente atingir o primeiro lugar. Isso para nós é um orgulho muito grande. Demonstra o quanto esse setor tem crescido. A mineração era mais importante que o agronegócio e hoje o agronegócio é mais importante que mineração”, disse o ministro. Presente no encontro o diretor estadual da Adepará Mario Moreira, comemorou a conquista que vai alavancar a pecuária e os investimentos em todas as regiões que que tem a pecuária como carro chefe na produção. Como disse o governador Simão Jatene isso é um marco na história da pecuaria no  Estado do Pará é motivo para muita comemoração pois é a conquista e o  resultado de um trabalho intensivo do Governo do Estado para tornar o Pará um estado livre de aftosa nos municípios que integram as regiões nordeste, oeste do Estado e Ilha do Marajó”, declarou Moreira..   

O Pará é o quarto maior produtor de gado do Brasil e um dos poucos Estados brasileiros que podem aumentar a produção de carne bovina respeitando as questões ambientais. Atualmente, o rebanho paraense é de 20 milhões de cabeça de gado, que corresponde a 10% do rebanho nacional.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Polícia apresentou acusado de ter assassinado Max Aurélio



O trabalho conjunto da Polícia Militar e Civil  resultou na prisão em tempo recorde, do acusado de ter sido o matador do músico Max Aurélio que foi morto na manhã do último domingo(18), com vários tiros de revolver e pistola no Setor Serrinha.
A polícia chegou até o suspeito através do reconhecimento de testemunhas que identificaram o acusado pelo arquivo de fotografias da Polícia Civil e Militar. O acusado de ter sido o autor dos disparos que matou o cantor é o mecânico Haslley Pereira dos Santos (19), que também é acusado de ter praticado vários outros crimes em Redenção.





Diante da materialidade testemunhal, a polícia montou uma verdadeira força tarefa que começou na tarde do domingo e terminou no inicio da tarde de segunda-feira (19), com a prisão do acusado que trabalha em uma Fazenda pertencente ao  Grupo Santa Barbara, localizada no município de Cumaru do Norte, distante a 300 quilômetros  da cidade de Redenção.
Durante uma entrevista na Delegacia de Policia Civil de Redenção o acusado negou a autoria do crime e disse que a polícia  deveria investigar mais e prender o verdadeiro suspeito. Superintendente de Policia Civil do Araguaia Paraense delegado Antônio Gomes de Miranda Neto, disse que a polícia não tem dúvida de que Haslley é o autor dos disparos que ceifou a vida do músico que estava de casamento marcado para o próximo sábado.   A polícia apreendeu a motocicleta que foi utilizada na pratica da execução por Haslley e o comparsa que a polícia também já identificou mas que não revela o nome para não afugentar o suspeito.




 O delegado Antônio Miranda, não descartou a possibilidade do crime ser sido um crime de encomenda. Durante a coletiva para a imprensa o delegado disse que nenhuma linha de investigação está descartada até a linha que o crime pode ter sido um crime passional. Haslley, foi autuado por homicídio qualificado e porte ilegal de armas já que testemunhas afirmaram ter visto o acusado com um revolver na cintura e também nas mãos ao sair da casa da vítima após ter cometido o assassinato. Acusações: O delegado Miranda, disse que o acusado é um assassino contumaz ,sendo acusado de ter praticado vários crimes em Redenção, cujo um desses crimes ele aparece em uma filmagem praticando uma execução em plena via pública na noite do dia 07 de outubro de 2012. ‘’Ele é um elemento frio, que nega o crime em que ele aparece nas filmagens imagine agora, não seria diferente ele vai negar as provas levantadas pela investigação não deixam dúvidas ele é o assassino do cantor Max Aurélio’’ disse  Miranda. A polícia agora trabalha para prender o que pilotou a motocicleta usada no crime e também identificar o mandante do crime que pos fim a vida de Max Aurélio que estava de casamento marcado para acontecer no próximo sábado (24). O crime chocou a população de Redenção que tão logo soube da prisão do acusado, se deslocou até a delegacia de Polícia Civil para constatar e identificar o homicida. Dinho Santos         

Policia acaba de prender assassino do cantor Max

De acordo com informações passada pelo delegado Antônio Miranda Neto a polícia acabou de prender um dos acusados de ter assassinado o cantor Max. Maís informaçoes daqui a pouco.

Polícia tenta a todo custo prender assassinos de Max Aurélio

Desde da manhã de ontem homens da Policia Civil e Militar estão em campo tentando prender os autores do assassinato do músico Max Aurélio, que foi vítima de um bruto assassinado no Setor Serrinha


 O crime ocorreu por volta das 11:40 do domingo (18), depois que um elemento armado com um revolver 38 e uma pistola 380 efetuou vários disparos  no corpo do músico que morreu nos braços da mãe. Max foi atingido com cinco disparos que lhe atingiu a cabeça e outras partes do corpo. Momentos antes do crime os dois  suspeitos foram visto em um bar as proximidades da casa da vítima , no que a polícia acredita que eles estavam esperando a vítima chegar em casa para praticar a execução. 

Ate o momento a polícia trabalha com três linhas de investigação mas que não foram reveladas para a imprensa para não atrapalhar as investigações nem afugentar os suspeitos que a polícia já tem as  características.
A delegada Glacia Cristo está a frente do caso juntamente com o superintendente Antônio Miranda Neto e o Major Daniel da Polícia Militar e os integrantes do serviço reservado da polícia estão empenhados em elucidar o caso o mais rápido possível. .    
Max Aurélio era muito querido na cidade trabalhava atualmente na secretaria de cultura da prefeitura de Redenção  era cantor e compositor de musica gospel.
.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Petistas querem candidatura própria e criticam possível aliança com o PMDB nas eleições ao Governo do Pará.

Militantes do PT entregaram hoje (13), ao presidente regional da legenda, João Batista, carta na qual criticam a possibilidade de o PT abrir mão de candidatura própria, nas eleições ao Governo do Estado em 2014, para se aliar ao PMDB já no primeiro turno. 
Leia a cópia encaminhada ao face de um blogueiro pelo professor Luís Cavalcante: 

“Senhor presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores do Pará – João Batista 

Nesta terça-feira, 13 de agosto, nós militantes do Partido dos Trabalhadores estamos aqui para expressar nossa posição política sobre o destino do partido que construímos e procurar interferir em seu destino. Fazemos isso porque somos construtores de sua história e temos a certeza de que ele é uma ferramenta de transformação social que pertence aos trabalhadores brasileiros. 

Queremos de forma construtiva e respeitosa apresentar nossos argumentos sobre os rumos que acreditamos que o PT deve trilhar: 

1. É com muita preocupação que temos acompanhado as especulações nas mídias tradicionais, nas redes sociais e no interior do Partido dos Trabalhadores sobre uma provável aliança, já no primeiro turno, entre o PT do Pará e o PMDB comandado pelo Senador Jader Barbalho; 

2. É mais espantoso, ainda, que essa possibilidade seja cogitada logo após a condenação judicial do senador do PMDB por desvios de recursos públicos da SUDAM e as manifestações de ruas ocorridas no mês de junho de 2013, que questionaram as nossas envelhecidas instituições políticas. Instituições partidárias enrijecidas por uma forma de organização burocratizada, que tendem a cada dia a ser controladas por uma maioria de parlamentares carreiristas e dirigentes partidários profissionalizados, onde a tônica é o afastamento da militância partidária e da população da participação das decisões políticas, como ficou evidenciado no episódio do sepultamento do plebiscito sobre a reforma política proposto pela presidenta Dilma; 

3. Nós petistas sempre fomos avessos a práticas políticas ou tomadas de decisões que não fossem amplamente debatida no interior do PT, que não escutassem os amplos setores partidários e os militantes que tem construindo e constroem a história do maior partido de esquerda da América Latina. Mas há algum tempo temos nos acostumado a aceitar políticas de alianças e práticas políticas não condizentes com nossa história de vida e nossa história de lutas. Nem por isso temos deixado de fortalecer o PT, de defender as mudanças que realizamos no Brasil e as enormes conquistas que nossos sucessivos governos têm trazido para população trabalhadora, especialmente para os mais pobres, os sempre esquecidos por aqueles que seguiram o receituário neoliberal e quase sempre impuseram mais miséria aos miseráveis, enquanto tornavam os mais abastados mais ricos. 

4. Se há tempo para defender o legado histórico do PT e de nosso governo, haverá também tempo para dizer basta as práticas políticas equivocadas e os caminhos tortuosos que nosso partido tem tomado. Há muito nossos mandatos parlamentares perderam suas características coletivas. Há muito nossos parlamentares e ocupantes de cargos executivos deixaram de prestar contas e de fazer o bom debate com a militância partidária. Há muito nossos dirigentes se burocratizaram. Há muito a vida partidária foi rotinizada por uma burocracia especializada que decide quase tudo sem levar em conta a existência da militância do PT, apesar aparecimento das redes sociais, que potencializa sua participação. Nos tornamos um partido de militantes profissionalizados, de políticos profissionais desconectados da sociedade civil e pautado pela lógica de que a governabilidade está acima de tudo. Em nome dela até os nossos princípios partidários podem ser negociados. Reconhecemos as mudanças significativas promovidas internamente no PT sobre a participação das minorias (mulheres, jovens etc...) na direção partidária. Reconhecemos ainda o pioneirismo do PT em criar eleições diretas para escolha de seus dirigentes. Mas isso precisa ser conectado com uma efetiva renovação partidária. 

5. Vivemos um momento impar na sociedade brasileira. As manifestações de junho nos colocaram novas questões e nos desafiam a encontrar novas maneira de governar, que estimulem a participação popular e a tomada de decisão pelo povo sobre as questões de interesses públicos. É hora de nos renovarmos, de abandonarmos os atalhos e escolhermos os caminhos mais longos e mais condizentes com a defesa da ética na política e com o programa de nosso partido. Queremos a reforma política, o financiamento público de campanha, que acabe com um sistema eleitoral corrupto, que nos fez jogar o jogo conforme as regras estabelecidas e que, consequentemente, é a origem dos escândalos políticos que envolveram muitos de nossos dirigentes partidários. Queremos simplesmente o que agora parece impossível, mas que em algum lugar de nossa história já foi a nossa meta partidária: queremos um PT ético, militante, democrático e de luta! 

6. É por estas razões que a aliança com o PMDB do Pará e abdicação de uma candidatura própria para disputar o governo do estado nos parece uma hipótese desastrosa e desagregadora de nossa militância. É uma rendição que caminha na contramão dos recentes acontecimentos que vivenciamos no país. Não é hora de capitular, não é hora de ser pragmático, de colocar a tática eleitoral, a disputa pequena, acima da necessidade de reconstrução partidária. Muito pelo contrário. É hora de mostrarmos nossa vitalidade, de nos refundarmos, é hora de refazermos o percurso, é hora de aprendermos com nossos erros e de coletivamente construirmos um novo caminho, que começa pela definição de candidatura própria ao governo, que seja forte, combativa e que sirva a tarefa de mudar as condições de vida do povo paraense e que fortaleça a reorganização do PT. 

Mas ela é apenas o primeiro passo! 

Alberto Betinho Cunha 
Ana Cristina Louchard 
Ana Maria Barros Medrado 

Check-Up


Lotéricas
A população de Redenção que há mais de seis meses está sem os serviços das Casas Lotéricas da Caixa Econômica Federal, logo em breve deverá estar tendo acesso aos serviços que antes eram oferecidos pelas três lotéricas que foram fechadas pela Caixa Econômica após a constatação de desvio de dinheiro da parte dos sócios da lotérica.
Empresários 
Os Comentários são que dois empresários de ramos diversificados conseguiram ganhar a concessão para reabertura das Lotéricas que funcionavam em três importantes setores da cidade. A informação é um dos empresários atua no ramo de medicamentos e o outro no ramo de venda de veículos.
Pau D’arco
Enquanto as Casas Lotéricas  não entram em funcionamento em Redenção aqueles apostadores que gostam de fazer uma fezinha na Megasena, Lotofácil, Quina e outros jogos tem  que correr para a cidade vizinha de Pau D’arco  para registar o volante.
Fila
As longas filas e o péssimo serviço oferecido pelos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal provocou uma cena inusitada na agencia na manhã da última terça-feira(13). Revoltado com o calor, a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e a enorme fila  um advogado que estava todo paletó e gravata   disse que logo assim que saísse da agencia iria denunciar o descaso no Ministério Público Estadual.
Investimentos   
 Cerca de R$ 30 bilhões estão previstos para serem aplicados pelo governo do Estado entre 2014 e 2015, nas Regiões de Integração de Carajás, do Araguaia e do Lago de Tucuruí, atendendo 34 municípios. Foi o que ficou definido na primeira audiência pública para revisão do Plano Plurianual 2012-2015. A audiência foi realizada em Marabá, na tarde da última quinta-feira (8), no ginásio da escola A Fazendinha, com a presença de gestores públicos e representantes da sociedade dessas regiões.
Investimentos II
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), os recursos serão aplicados em obras como ampliação dos Hospitais Regionais de Marabá e de Tucuruí, construção de Unidades Prisionais e de Unidades Integradas do Pro Paz, e implantação de Escolas Tecnológicas e do Curso de Medicina pela UEPA em Marabá. Obras que já foram iniciadas. Outros investimentos são o Centro de Convenções de Marabá, orçado em R$ 18 milhões, a pavimentação das rodovias PA-150, que liga Goianésia a Marabá, e PA-279, que dá acesso a São Félix do Xingu, além de mais 120 quilômetros de rodovias em Floresta do Araguaia, Piçarra, Rio Maria e Santana do Araguaia.
Reaproximação
Região tradicionalmente esquecida pelo governo do Estado, o sudeste do Pará recebeu a visita do governador Simão Jatene na última segunda feira (12). A visita aconteceu na cidade de Marabá. Há quem diga que Jatene  veio a região para fiscalizar obras do Estado e promover a aula inaugural do curso de Medicina da UEPA. Por outro lado há aqueles que dizem que na prática, o governador  buscava era uma reaproximação com a região, dado ano eleitoral que se avizinha.



Polícia não descarta crime passional na morte de PMs

 Polícia Civil pretende traçar um perfil do casal de policiais militares mortos a tiros em uma chacina com cinco membros da mesma família na Brasilândia, zona norte de São Paulo, na semana passada. A intenção é analisar a convivência entre o sargento das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Luís Marcelo Pesseghini e a cabo Andréia Pesseghini, além da relação dos dois com o filho, Marcelo Eduardo Pesseghini, de 13 anos, o principal suspeito dos crimes até agora.



Apesar de o garoto ser apontado como o autor dos assassinatos, nenhuma hipótese de investigação, como vingança ou crime passional, foi descartada.


Desde o início do inquérito, a tese era de que, na madrugada do dia 5, o garoto matou a tiros o pai, a mãe, a avó e uma tia-avó. Depois, dirigiu até perto da escola onde estudava, esperou o dia amanhecer e assistiu à aula normalmente. Quando voltou para casa, teria cometido suicídio. A arma do crime foi encontrada em sua mão.

Agora, a polícia quer ampliar as linhas de investigação e focar na personalidade do casal de PMs, o que inclui ouvir colegas de trabalho e amigos civis. O Instituto de Criminalística (IC) vai levantar as ligações dos celulares dos pais de Marcelo e do restante da família. Um computador e um tablet apreendidos na casa serão analisados.

Até a terça-feira, 13, já haviam sido ouvidas 27 testemunhas. Sandra Feitosa, prima da cabo morta, acompanhou a mãe, tia da vítima, para ser ouvida no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Sandra disse que sua mãe foi convocada para dizer como os demais familiares ficaram sabendo da chacina. 'A gente não consegue acreditar. Não vejo como uma criança pode ter feito isso, um jovem', afirmou Sandra na saída do DHPP.

Na tarde dessa terça, a polícia também tomou o depoimento de uma diretora do Colégio Stella Rodrigues, onde Marcelo estudava, e de um colega de classe do garoto. Segundo o delegado do caso, Itagiba Franco, as duas testemunhas compareceram ao DHPP por volta das 14h. Elas foram ouvidas até as 20h.

Segundo Franco, a polícia ainda deverá procurar uma vizinha da família que disse ter visto duas pessoas - entre elas um PM fardado - na residência das vítimas na tarde em que os crimes foram descobertos.

O número de testemunhas ainda pode crescer, uma vez que a polícia deverá chamar todos os cerca de 30 policiais que estiveram na cena do crime logo após a chacina para depor. Para a polícia, há sinais de que o local não foi preservado corretamente.

Corpos - Uma das mais importantes provas para desvendar como aconteceram as cinco mortes é o laudo do exame nos corpos das vítimas. A polícia já levantou dúvidas sobre um indício de que haveria uma diferença de dez horas entre o assassinato do pai e da mãe.

A divergência no resultado da perícia nos corpos, segundo as investigações, poderia ter sido causada pela sequência de exames entre as vítimas - o pai teria sido analisado primeiro, em um intervalo de dez horas em relação à mãe.