quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vereador Duda faz balanço de seis meses de mandato

Em reunião com assessores e populares o vereador Eduardo Esteves, o popular Duda fez um balanço da sua atuação parlamentar no primeiro semestre de 2103. Mesmo sendo um vereador de primeiro mandado Duda, a atuação do parlamentar foi elogiada pelos companheiros de parlamento que usando da sua influência política com parlamentares de diferentes partidos políticos conseguiu alocar recursos para o município de Santa Maria das Barreiras que serão executadas no segundo semestre do ano.



Através da amizade e influência que possui com o deputado Beto Faro (PT), Duda intermediou uma visita do prefeito Mussum com o parlamentar que resultou na liberação de uma emenda parlamentar no valor de um milhão e cinquenta mil reais que serão aplicados na área esportiva do município.
Na reunião que ocorreu na residência do parlamentar, Duda destacou a parceria mantida por ele e o prefeito José Barbosa de Farias o Mussum que segundo ele tem contribuído para o avanço do município. “Não poderia deixar de destacar o trabalho do prefeito Mussum que tem me atendido nas demandas que são do interesse da população de Santa Maria das Barreiras”. 
O vereador disse que para o semestre ele vai intensificar o trabalho legislativo e também vai tentar junto aos deputados que ele possui recursos para a construção de obras no município. (Dinho Santos)


Redencenses aderiram às manifestações em todo o Brasil

Mesmo não tendo alcançado o número de participantes como fora previsto pelos organizadores do protesto a manifestação que contagiou o País aconteceu de forma tímida na última quinta-feira (20), em Redenção.




Incentivado pelas redes sociais, um pequeno grupo de manifestantes, formados por professores, alunos de universidades, escolas e outros integrantes passearam pelas ruas de Redenção cobrando melhorias na área da saúde, educação e diversos setores da administração pública.
Com cartazes, caras pintadas e faixas, o grupo de cerca de 80 pessoas caminharam por diversas ruas de Redenção, fizeram um protesto em frente à Câmara de Vereadores e da Prefeitura e encerrou o protesto na Praça Novo Tempo. Durante a caminhada, que foi acompanhada por soldados da Polícia Militar e agentes de trânsito municipal, os manifestantes gritavam palavras de ordem incluindo alguns palavrões e chamavam outros a aderir o movimento.
Não faltaram aqueles que têm ligação com partidos e grupos políticos que caminharam juntamente com os manifestantes, mesmo assim, esses participantes não foram hostilizados pelos manifestantes. Outro protesto foi marcado para acontecer no dia seguinte, mas o ato não aconteceu. (Dinho Santos)


Carro é apreendido por estar sendo dirigido por menor de idade

Basta o DETRAN afrouxar um pouco as rédeas da fiscalização nos finais de semanas que os abusos no trânsito de Redenção voltam a ser praticados. Menores ao volante, motociclistas sem capacetes e várias outras infrações foram apresentadas na delegacia de Polícia Civil por policiais militares no último final de semana.





Um dos casos apresentado pelo soldado Campelo, foi de um menor que estava dirigindo veículo na companhia de outros menores portando bebida alcoólica dentro do veículo.
O caso foi parar na delegacia onde o proprietário do veículo foi chamado e responderá um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por ter entregado o veículo para uma pessoa que não é habilitada.
Na delegacia o soldado Campelo disse que e ele e seu companheiro de farda, observaram quando três menores saíram de um supermercado com o litro de bebida alcoólica e resolveram fazer a abordagem. Para a surpresa dos policiais, dos três passageiros que estavam no veículo dois eram menores e o maior de idade não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para os policiais não restou alternativa, a não ser levar os infratores para a delegacia onde foi feito os procedimentos legais pelo delegado Marcus Camargo, que após ouvir os menores e o proprietário do veículo encaminhou o veículo para a Justiça de Redenção. (Dinho Santos)


MP recomenda adiar concurso da Polícia Civil

A 8ª Promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Elaine Castelo Branco, que apura por meio de inquérito civil as possíveis irregularidades ocorridas no concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, investigador e escrivão, expediu a Recomendação nº 4/2013 à secretária de Administração, Alice Viana Soares Monteiro e ao delegado-geral, Rilmar Firmino de Sousa, suspendendo por 60 dias os efeitos da recomendação anterior que pedia a anulação imediata do certame.
As denúncias iniciais que chegaram ao Ministério Público traziam diversas irregularidades, inclusive a suposta venda de gabarito, o que levou à Recomendação de anulação do concurso. A secretária de Administração, por meio de petição, se manifestou no sentido de suspender os efeitos até a análise final dos fatos apurados em inquérito civil. “Verifica-se da farta documentação acostada, que tanto a Secretaria de Administração quanto a Polícia Civil, estão tomando providências com o fito de esclarecer os fatos que vieram à tona, quer através da imprensa, quer através de outros meios de investigação”, explica a promotora Elaine Castelo.
Segundo a promotoria foi instaurado o devido Inquérito Policial para apuração dos fatos e todos os documentos requisitados foram devidamente encaminhados, tanto que hoje o inquérito civil já conta com 2.786, distribuídos em 10 volumes. “Até o momento não restou, ainda, configurado a suposta venda de gabarito da prova conforme noticiado, e que foi objeto de inquérito policial”, confirma Elaine Castelo. Por esses motivos o Ministério Público decidiu suspender por 60 dias os efeitos da recomendação que pedia a anulação do concurso, mas ao mesmo tempo recomenda que seja tornado sem efeito, no prazo de 48 horas, o edital que torna público o cronograma de realização do concurso, suspendendo a realização das demais fases de capacitação física, exames médico e psicológico e prova oral.
(Diário do Pará)

O fim da política do pão e o circo




No estado democrático, o poder constituinte emana do povo, isto é, todo o poder soberano estatal tem como titular o povo que é elemento do próprio estado. No Brasil, como regra, o exercício desse poder soberano se dá através dos representantes eleitos pelo cidadão.
O povo brasileiro, titular de todo poder democrático tem desfilado nas maiores passarelas do país, repudiando a inércia dos políticos, que por motivos diversos não vislumbram direitos e garantias fundamentais, expressos na Constituição Federal de 1988.
Os direitos existem para fortalecer nossa democracia e impulsionar o desenvolvimento no país. O povo observando a violação dos direitos sociais, como a educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, se mobilizou, sem bandeira partidária, pedindo mudança de consciência politica.
O povo manifestou sua vontade sobre os assuntos considerados de relevante interesse nacional, investido do poder soberano, que lhe é conferido pela democracia semidireta.
A velha politica de pão e circo, adotada em Roma, onde o governo, para maquiar as dificuldades de parte da população que passava por um período de fome, epidemias e violência, distribuía alimentos e diversão gratuita, para controlar possíveis manifestações da população. Não prevalece em nossa democracia. O cidadão é titular de todo o poder democrático.
Vamos mudar a consciência política, com transparência e responsabilidade, a união faz a força, parabéns, pela mobilização nacional em prol de uma sociedade livre e justa, promovendo o bem de todos sem discriminação, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da co0nstituição brasileira em vigor.

(Escrivão de Polícia Civil de Redenção, Raimundinho, e Secretária da Polícia Civil, Meres Esdras)

Pro Paz leva cidadania a população de Santa Maria das Barreiras

Uma ação do Governo do Estado realizada em parceria com a Prefeitura de Santa Maria das Barreiras ocasionou muitos benefícios para a população na última quinta-feira (20).
A ação do Pro Paz que foi desenvolvida no distrito de Casa de Tábua, beneficiou mais de 1500 famílias que tiveram acesso aos serviços gratuitos de emissão de Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho, atendimento jurídico e serviços de fotografia.






O evento que é um ato de levar o direito de cidadania aos moradores dos municípios paraense, aconteceu nas dependências da Escola Jacinta Pires, e contou com a participação de 50 servidores do Estado que integram a Secretaria Estadual de Assistência Social, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil e Defensoria Pública do Estado, além de servidores municipais que integraram várias equipes de apoio. O programa atendeu uma grande demanda existente no município que há mais cerca de oito anos não tinha acesso aos serviços oferecidos pelo Pro Paz.     
A secretária de Assistência Social do município, Socorro Gomes, que esteve acompanhando de perto o trabalho desenvolvido em seu município disse que a ação terá um impacto extremamente positivo para a população de Santa Maria das Barreiras. “A Caravana tem uma grande relevância para nós porque temos uma grande demanda reprimida. Nós, da Assistência Social, percebemos que, em muitos casos, quando vamos fazer o cadastramento das famílias nos programas sociais, muitas acabam ficando de fora porque não têm a documentação completa. Essa ação mostra que o Governo do Estado está preocupado com a cidadania de todo o povo do Pará, por isso ficamos muito agradecidos”, frisou.
O braçal Nelson Nunes foi um dos atendidos pelo Pro Paz, ele que havia perdido os documentos pôde tirar novos documentos durante ação. “Estou muito feliz com essa possibilidade, pois, sem documentos, a gente não pode viajar, trabalhar, abrir conta em banco e nem votar, o que, para mim, é muito ruim”, afirmou.
Em apenas um dia de atendimento foram feitas 382 emissões de RG; 186 carteiras de trabalho; 220 CPFs; 15 certidões de nascimento; 672 fotografias e 64 atendimentos jurídicos. (Dinho Santos)


terça-feira, 25 de junho de 2013

Quadrilha Explosão de Redenção é tricampeã do festival junino

Pelo terceiro ano consecutivo o grupo junino Explosão de Redenção, do setor Aripuanã, venceu o concurso de quadrilha junina em Redenção. O grupo que já existe há mais de 12 anos desenvolve um trabalho social comunitário com crianças e adolescentes que residem nos setores Aripuanã e Planalto, consideradas como integrantes do grupo de risco. Os dois bairros são considerados como periféricos de Redenção.



                                       Explosão de Redenção foi a grande campeã
Integram a direção do grupo junino, o professor Edvan Rodrigues, Solange Saarzeda e os coreógrafos Darlan Silva e professor Denílson. Este ano o grupo apresentou o tema Chica da Silva e arrancou aplausos do público que compareceu para prestigiar o evento promovido pela prefeitura de Redenção.
Os ensaios da coreografia vitoriosa aconteceram na quadra da Escola Otávio Batista Arantes, e contou com o apoio da diretora da escola Nel Mundoca e outros servidores da unidade escolar.
De acordo com Edvan Rodrigues, a grande vitória conquistada no festival junino foi resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o ano onde as crianças e os adolescentes participaram de oficinas de danças e coreografias palestras de conscientização e disciplina que resultou na conquista do tricampeonato. “Esse título é mais uma vitória de todo o grupo que se dedicou durante o ano todo para ajudar essas crianças que vivem esse momento de alegria”, disse Edvan. (Dinho Santos)


Mulher flagrada com crack na calcinha

A Polícia Civil encontrou na calcinha de Auralice Morais, de 25 anos, sete petecas de crack no sábado (22). A polícia encontrou Auralice em sua residência na Rua Santa Luzia, Bairro Morro do Macaco, em Parauapebas. Juntamente com Auralice estava Alessandra Conceição, que foi flagrada com uma trouxa de maconha.

Ao avistar a guarnição policial, Auralice tratou de colocar dentro da calcinha as petecas de crack. Foi informado aos policiais que Auralice traficava drogas em Parauapebas junto com o marido Jovenilson Silva Neres, conhecido como Nil; e o irmão Wanderson Nunes Mendonça, o Berror. Estes não foram encontrados pela polícia.

Em depoimento na delegacia, Auralice disse que a droga pertencia a seu marido, o Nil, que já foi preso por tráfico, e que teria encontrado o entorpecente no banheiro de sua casa. A acusada confessou que há aproximadamente três anos o marido é traficante em Parauapebas. (Vela Prteta/Emilly Coelho)

Tarado é preso enquanto se masturbava


Foi conduzido para 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas, nesta segunda-feira (24), acusado de atentado violento ao pudor, Jonathan Ferreira de Brito, 27 anos. Ele foi flagrado pela Polícia Militar - chamada por populares - se masturbando em um condomínio, após espionar uma criança e a mãe dela tomando banho, ambas nuas.

Em sua defesa, Jonathan negou o ato. Ele disse nem ter chegado perto da criança. “Fui para alugar o quarto; não cheguei a falar nem com a mulher, nem com ninguém. Simplesmente fui urinar e minha calça ficou aberta e o 'cabra' chegou lá, querendo me bater”, alegou. (Vela Preta/Emilly Coelho)

Jogo entre Águia de Marabá e Sampaio pela Série C não será em São Luís

Agora é definitivo, o jogo entre Águia de Marabá e Sampaio Corrêa, dia 7 de julho, na retomada da Série C do Campeonato Brasileiro, não será em Imperatriz, como gostaria a direção da equipe paraense, e muito menos em São Luís, como chegaram a acertar os dirigentes das duas equipes.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não homologou o acordo feito por Águia e Sampaio, pedindo a inversão do mando de campo dos dois jogos entre ambos pelo grupo A da competição. Os presidentes Sérgio Frota e Ferreirinha já foram informados da posição da CBF contrária ao jogo em São Luís. “Lamento, porque seria ótimo financeiramente e até tecnicamente para o Sampaio jogar dia 7 de julho no Castelão”, disse o dirigente do time maranhense.
O jogo, entretanto, ainda não tem local definido porque o Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, continua em reforma. De acordo com o Estatuto do Torcedor, a  CBF tem até a próxima quinta-feira (27) para definir o novo local da partida.
A direção do Sampaio está na expectativa da marcação do jogo, já sabendo que terá de preparar a delegação para jogar fora do estado. Já a direção do Águia vive a expectativa de jogar em Belém, Paragominas ou Parauapebas.Blog do Ze Dudu 

Palestina do Pará: Prefeita Maria Ribeiro é cassada

Na manhã desta terça-feira, 25, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a decisão do juiz Luciano Mendes Scaliza, da 57ª Zona Eleitoral, de cassar o mandato da prefeita reeleita de Palestina do Pará, Maria Ribeiro da Silva (PSDB) e de sua vice Maria Liduína Pantoja. O TRE convocou nova eleição para prefeito no município.
As acusações eram de condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais e captação ilícita de sufrágio.
Em fevereiro a Justiça Eleitoral de São João do Araguaia afastou do cargo a prefeita de Palestina do Pará, Maria Ribeiro (foto), por práticas de crime eleitoral durante a campanha de 2012. A prefeita tucana foi reeleita com 2.338 votos (50,47%) pela Coligação “A vez do Povo Continua”.



O juiz Luciano Mendes Scaliza, da 57ª Zona Eleitoral, julgou procedente a representação eleitoral formulada pela Coligação Majoritária “Palestina de volta ao Progresso” formada por PMDB, PT, PTB, PRP e PCdoB, contra a prefeita e reconheceu a prática de Condutas Vedadas aos agentes públicos em Campanhas eleitorais e captação ilícita de sufrágio, previstas, respectivamente, no par. 10º do art. 73, e do art. 41-A (duas vezes), todos da Lei 9.504/97, e, forte no caput do citado art. 41-A e no par. 5º do art. 73, também da lei das eleições.
Em sua sentença, o juiz, afirma ainda que, “para fins de incidência do art. 224 do Código Eleitoral, certifique-se nos autos o percentual de votos válidos obtidos pelas candidatas cujos diplomas foram cassados. Após a diligência, se superado o percentual de nulidade superior a 50% dos votos válidos, oficie-se ao E. Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, informando sobre a presente decisão e para que adote as providências que entender cabíveis”.
Maria Ribeiro da Silva e sua vice Maria Liduína Pantoja recorreram da decisão e hoje o TRE-PA julgou o caso, mantendo a decisão do magistrado local.
Assume o cargo o presidente da Câmara Municipal de Palestina do Pará, vereador Adeuvaldo Pereira de Souza (PSDB). O TRE-PA já determinou ao Cartório Eleitoral que marque novas eleições, já que a prefeita cassada obteve votação superior a 50% dos votos válidos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Equipamentos para fiscalização vão fortalecer a gestão ambiental


O prefeito de Santa Maria das Barreiras, José Barbosa, e o secretário municipal de Meio Ambiente de Itupiranga, Giovanni Rodrigues, receberam da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará equipamentos para o fortalecimento da gestão ambiental dos seus respectivos municípios.



Os kits – compostos por motos, capacetes, binóculos, GPS, câmeras fotográficas, entre outros -, entregues pelo titular da Sema, José Alberto Colares, ao prefeito João Cleber de Sousa Torres, darão suporte à fiscalização, licenciamento, atividades de educação ambiental, entre outras áreas de competência do órgão.

Os equipamentos foram comprados pelo projeto Fundo Amazônia, cujos recursos são oriundos do Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


 

  

Miriquinho pede ao Ministério Público que interceda a favor dos alunos que estão sem aulas



No dia 12/6, fiz um pronunciamento na Câmara dos Deputados, o qual pedi providência ao Secretário de Educação e ao Governador do Estado do Pará, pelo estado caótico que a Educação vem enfrentando. São 1.045 escolas estaduais e em sua grande maioria as condições são as piores possíveis, quadras de esportes dentro da escola que ameaçam desabar, mofo, infiltração, banheiros quebrados, bebedouros que não funcionam, este é o retrato que foi propagado na manhã, do dia 11/06, no jornal “Bom dia Brasil”, veiculado pela Rede Globo.
Estamos no meio do ano! E muitas escolas sequer derem início ao ano letivo. Na reportagem apareceram alguns municípios paraenses, que são eles: Irituia, Santo Antônio do Tauá, Anajás e o mais impressionante escolas da capital também estão em condições precárias. Os alunos que vão prestar o vestibular, fazer o programa de avaliação seriada e o ENEM, estão prejudicados. Fui procurado pelo Prefeito de Anajás, Senhor Vivaldo Mendes da Conceição, que se mostrou preocupado, pois em seu município existe uma única escola de ensino médio e que não tem condições de receber seus alunos.

E na semana passada fiz um pedido, por escrito, ao Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Senhor MARCO ANTÔNIO FERREIRA DAS NEVES, para que ele possacolaborar, exigir e cobrar para que estas crianças e jovens tenham o direito a educação!
Pode não haver tempo suficiente para que as reformas e construções sejam concluídas, contudo, sei que o Governo do Estado não pode ficar inerte e precisa procurar alternativas, garantir espaços descentes para que estas crianças e jovens tenham acesso à educação.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Índios e brancos interditaram BR-158 pelo mesmo motivo

Na última semana passada enquanto pecuaristas liderados pelo produtor Vitório Guimarães interditavam um trecho da BR-158, localizado a cerca de 5 km de Redenção em apoio ao protesto nacional contra o processo de demarcação de terras indígenas no país, os índios, da Aldeia Gorotire, liderados pelo cacique e líder Kayapó Irejho Kayapó, também interditaram a BR-158 e PA-287 no trecho conhecido por Tatá que dá acesso ao município de Cumaru do Norte.







Enquanto os pecuaristas buscavam atrair a solidariedade da população de todo o país para o momento de insegurança jurídica por causa das demarcações e ampliações de terras indígenas, além das áreas ambientais, quilombolas e extrativistas, e também a suspenção imediata de todos os processos em andamento de demarcação de terras indígenas e anulação das demarcações oriunda de laudos da FUNAI, até que as novas regras sejam colocadas em vigor, os indígenas solicitavam a presença de representantes do governo federal e a suspenção da Proposta de Emenda Constitucional-PEC 215/2000, que visa outorgar ao Congresso Nacional a competência para homologar as terras indígenas, retirando desta forma o poder absoluto da FUNAI.
Com facões, flechas e pintados, os índios se posicionaram no meio da BR e solicitavam a presença dos deputados federais Zequinha Marinho (PSC) e Giovanni Queiroz (PDT) defensores da PEC-215.
O protesto dos pecuaristas se encerrou às 14 horas da sexta-feira (14), enquanto que o protesto dos indígenas se estendeu até à tarde do sábado (15), onde os índios exigiam a presença da presidenta Dilma Rousseff e os deputados federais. A interdição se estendeu até à tarde do último domingo (15).
Os indígenas estavam determinados a permanecer com a interdição até que o representante do governo federal viesse até fazer a negociação. A decisão de liberar a passagem dos veículos acorreu depois que o líder da nação Kayapó, recebeu um e-mail do Ministro da Justiça, informando que o cacique Raoni, estava em Brasília, agendando uma reunião com a presidente Dilma.

Somente depois que o cacique Irejho Kayapó falou pelo telefone com o cacique Raoni foi que os índios liberaram a passagem dos veículos que formaram uma enorme fila devida os três dias de paralização.  (Dinho Santos)

Mussum solicita asfalto e recuperação das rodovias estaduais que cortam Santa Maria das Barreiras

O prefeito Mussum, de Santa Maria das Barreiras, foi um dos dez gestores de municípios localizados no sul do Pará que esteve participando da audiência com o governador Simão Jatene, que aconteceu no Parque de Vaquejada Izidorio Júnior em Redenção na última quinta-feira (13) e que contou com a presença de secretários estaduais, deputados e integrantes do primeiro escalão do governo de Simão Jatene.   
Durante o encontro Mussum, aproveitou a solenidade para agradecer ao governador pela conclusão da reforma da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, localizada na sede do município, que e segundo o gestor municipal, é uma das mais modernas e aconchegantes da região.

Ainda na reunião o prefeito fez alguns pedidos de investimentos na área de infraestrutura que são de grande importância para o desenvolvimento e crescimento do município de Santa Maria das Barreiras.
Na relação de pedidos feita por Mussum a Simão Jatene, constam 5 km de asfalto para pavimentação de ruas do distrito de Casa de Tábua, a recuperação das rodovias PA-327 que liga Santa Maria a Conceição do Araguaia e a 235 que permitem o acesso da sede do município a Barreiras de Campo e ao Estado do Tocantins e outros municípios do sul do Pará.
Mussum solicitou também asfalto para o trecho de 2 km da Vila Frederico Mendes a Santa Maria das Barreiras, recursos para construção de uma nova sede da prefeitura e outros investimentos.
O governador deu a garantia de que as obras de pavimentação asfáltica e a recuperação das rodovias serão efetuadas através de parceria com a prefeitura.
Simão Jatene aproveitou ainda para confirmar a construção de uma Escola de Ensino Médio em Casa de Tábua, cuja obra está em fase de licitação. Quanto aos recursos para a construção do novo prédio da prefeitura o governador disse que vai analisar o pedido.
Ao final o prefeito agradeceu ao governador Simão Jatene pelo atendimento das demandas e convidou Simão Jatene para participar da abertura da temporada de veraneio que começa no próximo dia 07 de julho na praia do Piu. (Dinho Santos)

Trafico de droga coloca mais um no presídio

O tráfico de drogas é o crime que mais tem contribuído para o aumento da população carcerária do presídio de Redenção, aonde a polícia, a cada dia, vem intensificando o trabalho de combate e repressão ao tráfico de droga. 




Marcelo dos Santos Barbosa, 37 anos, foi preso sob acusação se estar vendendo crack em um ponto localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário de Redenção. Em poder do acusado a polícia encontrou várias pedras de crack prontas para a venda. A droga estava escondida dentro do bolso da bermuda de Marcelo, que nega ser traficante e diz ser apenas usuário de crack.
Juntamente com Marcelo a polícia prendeu a esposa dele Hilda dos Santos Pereira, 29 anos, que foi liberada logo após ser ouvida pelo delegado Marcus Vinicius Camargo.
Para o delegado a mulher disse que apenas é usuária da droga e não vendedora.  Mesmo alegando que a droga era apenas para o consumo, Marcelo foi autuado em flagrante delito por crime de tráfico pelo delegado Marcus Vinicius, que disse que as provas são suficientes e revelam que o acusado vendia o produto ilícito.

Marcelo foi transferido para o presídio de Redenção. (Dinho Santos)
Dívidas causam constrangimento e bloqueio de contas da Prefeitura de Pau D’arco
Desde que assumiu a função de prefeito do município de Pau D’Arco, Maurício Cavalcanti vem enfrentando dificuldades para administrar o município devido às diversas dívidas e pendências judiciais deixadas por ex-gestores que comandaram o município em anos anteriores. Uma das maiores dificuldades que tem travado o desenvolvimento e o progresso do município e administração pública municipal está relacionada às dívidas contraídas pelos ex-gestores que não foram quitadas e ocasionaram o bloqueio das inúmeras contas bancárias da prefeitura municipal de Pau D’arco.


O problema tem causado constrangimento a servidores e secretários que integram a cúpula do governo de Maurício Cavalcanti, na semana passada a secretária de finanças, Simone Félix, ao se dirigir até a agência do Banco do Estado do Pará, na qual iria fazer a retirada de talões de cheques para eventuais pagamentos da administração pública, foi surpreendida pela informação de que todas as contas bancárias estavam bloqueadas por causa de protestos referentes ao não pagamento de dívidas que variam dos anos de 2006 até 2011.
Ao se dirigir até o Cartório de Protestos de Redenção, Simone Félix foi informada que os 18 protestos ali existentes somam o valor de R$ 40 mil. Diante da informação, Simone acionou o setor jurídico da prefeitura para tratar da situação que está travando as finanças da administração municipal.
Em contato com a redação do Nosso Jornal, o prefeito Maurício Cavalcanti, disse os protestos causados por dívidas de ex-gestores têm ocasionado a negatividade da prefeitura junto a estabelecimentos comercias e também na captação de recursos para o município devido a estado de inadimplência contraído por ex-gestores que administraram o município de Pau D’Arco.

“Essa situação de constrangimento em que a secretaria de finanças passou na agência bancária eu também tenha vivido na pele quando vou à busca de recursos e ouço dos deputados, secretários e até ministros que o meu município tem muitas dívidas velhas, isso me deixa entristecido por isso estou lutando para tirar o município desta situação vergonhosa’ disse Maurício Cavalcanti. Em contato com a reportagem Luciano Guedes, disse que pagou as dividas que estavam pendentes   e que não sabia porque elas ainda constavam no Cartório de protestos  o ex-prefeito Mariosval Dueti não foi localizado pela reportagem . 

Monstro do Capuava já está no presídio

Já se encontra recolhido no presídio de Redenção o aposentado Benigno Ananias, 68 anos, que na noite da sexta-feira (14), matou de forma cruel e violenta a sua companheira Marília Martins da Silva, de 40 anos. O crime ocorreu em um kit net na Rua C7 no Setor Capuava, em Redenção, onde o casal residia. Marília foi assinada pelo companheiro a golpes de faca e facão em várias partes do corpo.




A selvageria do aposentado foi tamanha que a vítima teve vários membros separados do corpo, devido a tamanha a crueldade. O “Velho Monstro do Capuava”, como está sendo chamado, vivia há poucos mais de seis meses com a vítima.
Benigno foi preso minutos após ter praticado o crime e a poucos metros da casa onde o crime aconteceu. A prisão foi efetuada por integrantes do Grupo Tático de Operações, que saiu ao encalço do homicida após ele ter pulado um muro que separa o quintal do kit net. 
Ao ser interrogado pela imprensa por que cometeu a barbárie, o aposentado disse que tudo começou por causa de uns telefonemas que a vítima vinha recebendo e que ele ao reclamar a companheira achou ruim e o ameaçou de morte.
Conforme as declarações do homicida, na noite do crime a vítima recebeu um novo telefonema e ao reclamar a vítima investiu para cima dele tentando matá-lo. “Foi quando para me defender peguei uma faca e facão e para não morrer acabei matando ela” disse o homicida.
O crime chocou os moradores do bairro Capuava, principalmente os vizinhos que residem próximo do local onde o crime ocorreu. “A crueldade foi muito grande, ele cortou os dedos, as mãos e várias partes do corpo da nossa vizinha. Eu não acredito que ele quis apenas se defender” disse Maria das Graças, que reside nas proximidades do kit net.

Após ser ouvido e autuado pelo crime de assassinato pelo delegado Marcus Vinicius Camargo, o aposentado foi transferido para o presídio de Redenção onde vai aguardar a decisão da Justiça. (Dinho Santos)

Motorista invade preferencial e causa grave acidente

Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta deixou gravemente ferido o condutor e a passageira da motocicleta durante uma batida que ocorreu no cruzamento das Avenidas Araguaia e Santa Tereza em Redenção.






Saíram feridos Deusmar Pereira de Souza, 45 anos, e Deucy Pereira de Macedo, 40 anos, residente na Avenida Benjamin Constant, no Setor Capuava. De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, a batida ocorreu depois que o motorista do Pajero de cor preta placa NSU 2461 da cidade de Tucumã (PA), invadiu a preferencial na rotatória da Avenida Araguaia atingindo em cheio a motocicleta. Com o choque o motociclista e a passageira sofreram fratura na perna direita. Deucy teve o joelho dilacerado devido o forte impacto ocasionado no asfalto e ferimentos leves na cabeça.
O acidente ocorreu por volta das 14 horas, no horário de grande movimento no cruzamento das avenidas, com isso houve grande engarrafamento no local sendo necessária a presença dos agentes do Departamento de Trânsito Municipal para controlar o tráfego.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros fez o socorro das vítimas que foram levadas para o Hospital Público Regional devido à gravidade do acidente. O motorista evadiu-se, abandonando o veículo no local do acidente. O carro causador do acidente foi removido pelo Cabo R. Luz, que chegou ao local minutos após do ocorrido e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil onde foi feita o boletim de ocorrência do acidente. (Dinho Santos)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Centro Educacional Aquarela realiza Colônia de Ferias em Redenção

O Centro Educacional Aquarela está lançando mais um projeto inédito que tem recebido elogios da parte de pais alunos e educadores de Redenção. Elaborado por todos os servidores que integram o  corpo docente da escola o Centro Educacional, lançou o projeto Colônia de Férias, que vai acontecer no período de 08 a 26 de julho dentro do período das férias escolares. 


A ideia partiu do diretor e professor Vanderli Moreira e tem como meta oferecer lazer e conhecimento para aqueles alunos cujos os pais não poderão gozar o período das férias escolares juntamente cm seus filhos pelo fato de estarem trabalhando. Pensando nessa necessidade e depois de discutir com os servidores e os demais membros da direção da escola a professor Vanderli, resolveu implantar o projeto que é inédito em Redenção e que sem dúvida vai atender grande parte dos alunos da escola Aquarela e também de outras unidades escolar. As crianças serão atendidas pela equipe de profissionais da educação e participarão das inúmeras atividades descritas na programação da colônia de férias.



‘’Nosso projeto tem como principal objetivo oferecer lazer como forma de conhecimento, de saberes enraizados na cultura, tendo sua manifestação expressada como linguagem com ao público infantil que na maioria das vezes não viajam pelo fato dos pais estarem trabalhando durante o período de férias escolares e esse público que queremos atender’’ disse Vanderli. O projeto oferece apenas 50 vagas para alunos de 05 a 12 anos, as  inscrições poderão ser feitas na Escola Aquarela.  

Alunos do Curso der Direito da Fesar elaboram projeto de leis junto à comunidade

Uma iniciativa inédita na região do sul do Pará poderá ajudar o parlamento municipal de Redenção a elaborar projetos de lei que foram desenvolvidos junto às comunidades do município. 



 Os alunos do 3º período do curso de Direito da Fesar, coordenados pelo professor Vargas e Marcelo Carmelengo, coordenador do curso elaboraram doze projetos de leis que serão entregues para apreciação dos vereadores nesta sexta-feira (21) durante a sessão solene na Câmara Municipal.
A iniciativa partiu de uma conversa entre o professor Vargas e o vereador Lázaro Marinho, que incentivou o professor a desenvolver o projeto com os alunos da Fesar. Para elaborar os projetos os alunos estudaram a fundo o regimento interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica do município.  Depois de um  minucioso estudo os alunos foram a campo para saber das reais necessidades da população e trasnforma-los em projetos que ajudem na erradicação desses problemas.

Depois de ouvir a população os alunos elaboraram os projetos que serão levados ao conhecimento dos edis. Na noite da última terça-feira (18), o vereador Lázaro Marinho e o presidente da Câmara José Cláudio participaram de uma exposição do projeto na sala. Marinho disse que a iniciativa é inédita na região do sul do Pará, e que quem ganha com isso é a população, pois os projetos elaborados pelos alunos poderão se tornar em projetos de lei para o beneficio da população de Redenção e que também vai contribuir para o enriquecimento dos alunos que no futuro poderão buscar uma especialização na área.   . (Dinho Santos)

ÁGUA AZUL: José Lourenço renuncia e lança mulher como candidata

O médico José Lourenço (foto), que foi o candidato a prefeito mais votado nas eleições de 2012, no município de  Água do Norte, mas que não chegou a tomar posse por questões na justiça eleitoral acaba de renunciar o processo que movia no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, a favor de sua eleição.

                              José Lourenço conta com o apoio de Osvaldinho Assunção 

Com a retirada do processo José Lourenço força o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), a marcar novas eleições em Água Azul do Norte. De acordo com a Lei eleitoral vigente, o Tribunal terá prazo de vinte a quarenta dias para marcar a nova eleição em Água Azul. 



                                         A advogada Cátia será candidato a prefeita de Água Azul do Norte 

José Lourenço bem que podia se candidatar novamente, mas para evitar problemas com a justiça, resolveu lançar a esposa dele  a advogada Cátia será a candidata ao cargo majoritário. José Lourenço, escolheu até mesmo o candidato a vice-prefeito que será o empresário Tonhão da Canadá.

POSTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL PRÓXIMO A REDENÇÃO ESTÁ SENDO VIGIADO POR CACHORRO

A denúncia partiu do vereador Luciano Duarte, que ao fazer uma visita ao local encontrou ali apenas um cachorro dormindo tranquilamente.

A desativação do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi desativado a cerca de dois meses e que funcionava na rodovia BR-155, a cerca de quatro quilômetros de Redenção, foi tema de debate na Câmara Municipal de Vereadores durante o período de sessões ordinárias desta semana.



O vereador Luciano Duarte disse que foi surpreendido ao fazer uma visita no local, onde até pouco mais de um mês, havia agentes federais fazendo a fiscalização da rodovia e encontrar apenas um cachorro deitado no local como se o cão fosse o guarda do posto.



O vereador que esteve acompanhado de outros edis, disse que o local está em completo abandono o que demonstra um total desrespeito para com a população do sul do Pará, que vive um tremendo estado de abandono da parte do governo federal que remanejou os agentes da região para garantir a segurança de outras pessoas que vieram assistir a Copa das Confederações, enquanto que as fronteiras da região do sul do Pará ficam a mercê de bandidos que agora podem circular pelas rodovias federais existentes no sul do Pará, pois ela está desguarnecida e sem vigilância. “Isso é um absurdo e um tremendo descaso para com a população da nossa região, que também é brasileira e paga os seus impostos, temos que fazer alguma coisa para que as autoridades de Brasília saibam do que está acontecendo aqui no sul do Pará” desabafou o vereador.
Acidentes: De acordo com o vereador João Lúcio, com a desativação do posto de fiscalização os acidentes que haviam diminuído voltaram a acontecer no trecho de 25 km entre o município de Pau D’Arco e Redenção, pois nos finais de semana muitos se deslocam para o balneário existente em Pau D’arco e voltam alcoolizados colocando em risco a vida de pessoas e provocando acidentes.
A sugestão da maioria dos vereadores é que seja montada uma comissão de forma urgente que possa ir até a Brasília para apresentar junto bancada de deputados federais do estado do Pará a real situação de descaso que se encontra a BR no trecho de aproximadamente 350 km que não existe nenhuma fiscalização. Copa: As informações são as de que o posto foi desativado devido o remanejo dos agentes que foram reforçar a fiscalização das rodovias dos estados onde está ocorrendo a Copa das Confederações. (Dinho Santos)

População de Redenção está sendo convocada a participar de protesto marcada para amanhã

População de Redenção adere onda de protestos nesta quinta-feira
A avalanche de protestos que tem contagiado multidões de pessoas em todo o País incentivado pelas redes sociais chegou a Redenção. 

Um grupo de manifestantes formados por professores, alunos de universidades, escolas e outros colaboradores vão encabeçar o movimento que deve invadir as ruas de Redenção na tarde desta quinta-feira (20). 
De acordo com o professor Gilson Souza, que faz parte da comissão organizadora do protesto uma pauta já foi elaborada pelos manifestantes e será lida durante o percurso. A concentração vai acontecer frente à sede da FIC, localizada na Avenida Brasil e vai passar pela Thompson Filho, Araguaia e Guarantã.
Os manifestantes farão uma parada em frente à Câmara de Vereadores e em frente ao prédio da prefeitura municipal.
Durante o manifesto será cobrado melhorias na área de educação, uma atenção especial para os alunos da Uepa, melhorias na saúde, implantação de ciclovias, transporte público e melhorias na saúde de um modo em geral. Gilson Souza garante que a manifestação será pacífica abordando os temas que angustiam e afligem a população de Redenção. A ideia dos organizadores e colocar mais de 2500 pessoas nas ruas no final da tarde de hoje.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Conceição do Araguaia sedia etapa regional dos JEP's

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, de 19 a 23 de junho, no município de Conceição do Araguaia, a etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (JPE's). A cerimônia de abertura acontecerá nesta quarta-feira, 19, no Estádio Azamor Cardoso de Castro, localizado na Avenida 7 de Setembro, a partir das 18h. A competição mobilizará crianças e adolescentes de escolas municipais, estaduais, particulares e conveniadas, com o objetivo de promover a integração entre participantes e incentivar a prática do esporte nas escolas, contribuindo para a formação integral e construção da cidadania.
Participam dos jogos estudantis escolas ligadas à 15° Unidade Regional de Educação de Conceição do Araguaia (URE) nos municípios de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumarú do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. Os alunos competirão das categorias A, de 12 a 14 anos, e na categoria B, de 15 a 17 anos, nas seguintes modalidades: vôlei, basquete, futsal, handebol, xadrez e tênis de mesa.
Esta etapa regional é coordenada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (Nel) em parceria com a 15º Ure e Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia. As competições acontecem no Ginásio de Esportes Orlando Mendonça, localizado à Avenida Araguaia; na Escola Agrícola – Ceagro, Escola Estadual Acy de Barros, Avenida Paes de Carvalho e AABB.