terça-feira, 8 de outubro de 2013

Produtor aposta no potencial agrícola do município e investe na plantação de abacaxi

O produtor rural Ademar de Souza, localizado     no Projeto de Assentamento da região da Agripecus-Gleba 06, em Santa Maria das Barreiras, aproveita a experiência adquirida aos longos dos 15 anos, como produtor de abacaxi no município de Floresta do Araguaia , para implantar e incentivar o plantio  da nova cultura em Santa Maria das Barreiras.




‘’Ademar do Abacaxi’’, como é popularmente conhecido o produtor atualmente possui mais de 150 mil pés da fruta  em parte da terra que ele adquiriu para fazer o investimento na região da Agropecus. Os primeiros frutos do investimento ele estará colhendo partir do mês de  fevereiro onde estará colhendo cerca de 5 caminhões do produto que devera ser comercializado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Hoje, Ademar é o pioneiro na plantação de abacaxi perola em Santa Maria das Barreiras e graças ao sucesso do seu investimento, outros agricultores que anteriormente viviam somente da pecuária estão mudando para o cultivo do fruto que é rentável. Incentivados por Ademar, os quatro novos   produtores acreditam que o investimento vai dar certo e logo todos estarão produzindo toneladas de abacaxi que tem tudo para se tornar a mais nova força na produção agrícola no município de Santa Maria das Barreiras.  
Ademar conta que as dificuldades e desafios são inúmeros, um deles é a dificuldade de assistência técnica, a falta de recursos para o plantio e preparo do solo de uma grande quantidade de  terra,  para uma produção em grande escala.
Outra dificuldade é a  qualidade das pontes de madeira existente próximo a plantação que ameaça não suportar o peso dos caminhões quando chegar o tempo da colheita.
Mas mesmo assim ele vai vencendo os desafios e espera colher os frutos e alcançar um ótimo preço no mês de fevereiro. ‘’Eu sei que no inicio é sempre assim é uma cultura nova na região, mas acredito que com a adesão de novos produtores logo nos estaremos criando uma cooperativa de produtores de abacaxi em Santa Maria das Barreiras, que vai exportar frutos para varias cidades deste país, por que a terra daqui é fértil e boa para a produção de abacaxi’’ disse Ademar . Em contato com o secretário de Obras do município Valdecino Lima, a reportagem foi informada que antes até o final do ano as pontes existentes as proximidades da plantação de Ademar serão substituídas por bueiros ou pontes mais resistentes. Dinho Santos  


Nenhum comentário:

Postar um comentário