sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Semma apreende madeira ilegal em Santa Maria das Barreiras

Fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria das Barreiras (Semma) apreenderam na madrugada da última quinta-feira (25), dois caminhões com 40 metros cúbicos de madeira ilegal da espécie Camaçari.
A apreensão ocorreu durante uma fiscalização do órgão que já havia recebido denúncias que estava havendo extração de madeira ilegal na região da colônia Rio Preto e na área de invasão da Fazenda Jaú, localizada em Santa Maria das Barreiras.
Os fiscais desconfiaram dos dois veículos que trafegavam na PA-237 que liga o município de Santa Maria das Barreiras ao distrito de Barreiras dos Campos, em Santana do Araguaia ao extremo sul do Pará.





A madeira foi apreendida porque os dois motoristas que transportavam a carga não apresentaram nota fiscal e nem projeto de manejo que comprovasse a origem e autorização para o transporte e comercialização das toras das árvores.
Para os fiscais, um dos motoristas, que não quis ser identificado, disse que sabia que a madeira era ilegal e que ele não portava autorização para o transporte da madeira que fora derrubada de forma ilegal na área que não era de reflorestamento. “Eu sei que estava transportando madeira ilegal, pois não me entregaram nenhum documento que comprovasse sua origem, mas eu apenas estava fazendo um frete” afirmou o motorista.
De acordo com o fiscal ambiental, César Júnior que participou da operação, a madeira tinha como destino uma serraria em Santana do Araguaia.
Toda a madeira apreendida foi levada para o pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria das Barreiras. Um dos veículos aprendidos foi entregue para a prefeitura municipal de Santa Maria das Barreiras que se tornou fiel depositário do veículo apreendido na operação. Seis fiscais ambientais lotados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram da operação.

De acordo com César, a fiscalização vai continuar no município com o intuito de inibir a atuação de exploradores ilegais de madeira no município. portalnossojornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário