sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Secretário de Meio Ambiente diz que vai aplicar multa em quem colocar fogo no pasto

O secretário municipal de Meio Ambiente de Redenção, Adilson Severino, disse que não ver alternativa a não ser aplicar multa para os pecuaristas e agricultores que estão colando fogo nas áreas de pastagens.






A declaração do secretário ocorreu depois que ele e alguns servidores da secretaria tentaram em vão conter as chamas de um fogo que ele acredita que foi colocado de forma proposital em uma propriedade localizada nas margens da rodovia BR-158, na tarde da última segunda-feira (05). A propriedade fica localizada a cerca de 07 quilômetros da cidade de Redenção. 
O fogo se alastrou rapidamente e consumiu grande parte da vegetação localizada na serra que fica localizada dentro da área da fazenda.
Adilson acredita que o fogo tenha sido colocado de forma proposital, devido ele e mais alguns agricultores que possuem terra nas proximidades da propriedade ter apagado um principio de incêndio na tarde do último domingo (04), no mesmo local.
De acordo com Adilson, já na tarde de segunda-feira (05), foi impossível evitar que o fogo se alastrasse por toda serra, pois quando ele tomou conhecimento do fato, o fogo havia se espalhado pela pastagem e vegetação seca que nessa época do ano mais parecem um pavio de pólvora.
Severino disse que a prefeitura fez a sua parte, homens da secretaria fizeram a roçagem das margens da rodovia para evitar que pessoas colocassem fogo naquele matagal que se forma na beira da pista e que muitas vezes aqueles sem consciência passam e jogam “bituca” de cigarro e o fogo se alastra. “Tenho minha consciência tranquila que fizemos a nossa parte, fizemos a aceiro, queimamos a mato seco, para e evitar esse tipo de coisa, agora só me resta aplicar a multa de mil reais por hectare e é isso que vamos fazer” relata Adilson.
A fumaça negra é densa que se formou na tarde de segunda-feira, sinalizava que outras áreas de pastagens localizadas nas margens da BR-158 estavam sendo queimadas não se sabe se de forma intencional ou acidental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário