terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeito Divino do Posto assina contrato com Embrapa

Um ato histórico aconteceu na manhã da última quinta-feira (22), que vai marcar o setor produtivo do município de Eldorado do Carajás.  O prefeito Divino Campos, assinou com a Embrapa Amazônia Oriental  o contrato de cooperação técnica que promete alavancar a produção agrícola do município. 
A solenidade de assinatura do termo de compromisso  aconteceu na sala de reunião do gabinete do prefeito municipal e contou com a participação de diversas lideranças do município, além de  representantes da Embrapa, Emater, Proagri, Fecat, Programa Mais Leite e Coomaec.




 O compromisso veio a acontecer depois o prefeito Divino Campos, esteve fazendo uma visita  a sede da Embrapa em Belém, onde em uma reunião  com  Austrelino Silveira Filho, chefe geral da Embrapa, ficou acertada  uma visita dos pesquisadores da Embrapa ao município. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Euclides de Souza, a parceria vai alavancar a produção.  “Esse contrato de cooperação técnica tem uma vigência de cinco anos e atenderá as áreas de fruticultura, mandioca, grãos, sistema de integração lavoura pecuária floresta”, conclui o secretário.
O pesquisador Fabrício, responsável pelo núcleo da Embrapa em Marabá diz que Eldorado do Carajás é o primeiro município a realizar contrato de cooperação técnica na região de Carajás.
“A Embrapa irá disponibilizar tecnologias para várias culturas com a intenção de desenvolver essas atividades e melhorar a vida dos produtores do município”, relata Fabrico.
Já o pesquisador e doutor em sistema de produção agrícola Antônio Jose Menezes relembra que há dez anos a Embrapa esteve em Eldorado e até hoje existem pessoas que se mantem dessa atividade a exemplo do produtor Sebastião Jesus Silva.
“Alegra-me ver pessoas que querem aplicar tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e consequentemente melhorar a renda familiar”, resume.
Gustavo Resque, analista da Embrapa diz que o contrato define responsabilidades de cada parceiro, onde a Prefeitura de Eldorado, a Embrapa e os produtores assumem compromissos.
“Ao longo desses cinco anos iremos dar suporte a esses produtores para que eles tenham condições de produzir com técnicas desenvolvidas pela Embrapa”, finaliza.
O prefeito Divino Campos aponta a transferência de tecnologia como alternativa para o produtor ter sucesso na produção.
“Temos o maior interesse em buscar apoio da Embrapa para implantar inovações junto aos nossos produtores”, afirma o prefeito.

O contrato de cooperação técnica será publicado no Diário Oficial da União e dará suporte para a prefeitura pleitear recursos para desenvolvimento rural do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário