terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pará vence a luta contra a aftosa e é declarado como Estado Livre da doença

O Pará está livre da aftosa”, disse o governador Simão Jatene, após assinar o ato do Ministério da Agricultura que atesta o Pará como território livre da aftosa, durante solenidade na manhã do último domingo (18), no auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, em Paragominas, na programação da 47ª Agropec – Feira Agropecuária de Paragominas.

O evento, que teve a presença do ministro da Agricultura, Antônio Andrade Ferreira, reuniu políticos, produtores e sociedade em geral.
Simão Jatene agradeceu pelo esforço conjunto e lembrou que esse resultado só foi alcançado “porque todos fizeram a sua parte”. Em 2005, o governo do Estado reduziu a alíquota sobre o gado, que era de 17%, para 1,8%, sendo que 0,3% da alíquota foi destinado para o Fundepec, para ações de combate à aftosa que, na época, era um risco desconhecido.
“Este é um marco na história do nosso Estado. A vitória sobre a aftosa no Pará se consolida. Isso só foi possível por causa da humildade e coragem dos produtores para se ajudar e ousar. Essa luta tem mais de uma década, mas o fator determinante foi a compreensão de cada produtor de que não adiantava ele resolver o problema só da sua fazenda, sem resolver a do vizinho. Foi a solidariedade entre os produtores que permitiu que hoje o estado do Pará esteja livre da aftosa”, reiterou Simão Jatene.
O ministro da Agricultura, Antônio Andrade Ferreira, parabenizou o governo do Estado e disse que a agropecuária do Pará é fundamental para a balança comercial do país. Segundo ele, este foi o ano que mais se exportou carne bovina brasileira, resultando em quase R$ 50 bilhões de dólares na balança comercial. A produção de grãos também bate recorde este ano no Brasil e deve passar de 190 milhões de toneladas de grãos. Para Antônio Andrade, a declaração de que o Pará está livre da aftosa possibilita novos recordes nessa produção.
“É importante declarar essa região livre da aftosa porque queremos bater o recorde dos recordes. Queremos cada vez mais exportar, queremos contribuir com os nossos produtores. Com o Estado livre de aftosa, o rebanho vai aumentar de preço. O Pará, que é o quarto maior rebanho do país, deve tranquilamente atingir o primeiro lugar. Isso para nós é um orgulho muito grande. Demonstra o quanto esse setor tem crescido. A mineração era mais importante que o agronegócio e hoje o agronegócio é mais importante que mineração”, disse o ministro. Presente no encontro o diretor estadual da Adepará Mario Moreira, comemorou a conquista que vai alavancar a pecuária e os investimentos em todas as regiões que que tem a pecuária como carro chefe na produção. Como disse o governador Simão Jatene isso é um marco na história da pecuaria no  Estado do Pará é motivo para muita comemoração pois é a conquista e o  resultado de um trabalho intensivo do Governo do Estado para tornar o Pará um estado livre de aftosa nos municípios que integram as regiões nordeste, oeste do Estado e Ilha do Marajó”, declarou Moreira..   

O Pará é o quarto maior produtor de gado do Brasil e um dos poucos Estados brasileiros que podem aumentar a produção de carne bovina respeitando as questões ambientais. Atualmente, o rebanho paraense é de 20 milhões de cabeça de gado, que corresponde a 10% do rebanho nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário