terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ibama autua matadores de jacaré em Brejo Grande

Após trabalho de investigação da Inteligência Ibama, o órgão ambiental identificou nesta segunda-feira (12) os responsáveis pelo esquartejamento em público, na semana passada, de um jacaré-açu de cinco metros em Brejo Grande do Araguaia, no sudeste do Pará. Trata-se dos irmãos Edilson e João (Paz da Silva).

De acordo com informações de populares, os dois irmãos conhecidos como “Filhos do Verdureiro”, são acostumados a caçar jacarés na região. Além de matarem o animal, eles ainda filmaram toda a cena de selvageria. A cabeça do jacaré, que está ameaçado de extinção, foi encontrada num córrego da cidade pelos agentes do Ibama, e levada para o Ibama.



Segundo o coordenador da operação, o analista ambiental do Ibama, Leonardo Tomaz, os dois irmãos foram identificados, autuados e encaminhados à autoridade policial em Brejo Grande do Araguaia.

Ainda de acordo com Leonardo Tomaz, os acusados não ficaram presos, mas não estão livres de irem para a cadeia: “Eles foram enquadrados no Artigo 24 da lei de Crimes Ambientais, que estipula uma multa de R$ 5 mil por se tratar de um animal ameaçado de extinção e posteriormente o fato será comunicado ao Ministério Público que também tomará as devidas providências no âmbito criminal; é possível, sim, haver prisão desses indivíduos”.

Leonardo Tomaz confirma que o Ibama tomou algumas providências para intensificar as fiscalizações depois desse crime ambiental de ampla repercussão: “Nós estamos adquirindo duas embarcações novas para colocar no rio nos próximos dias e vamos, sim, intensificar o combate a esse tipo de ilícito que está dizimando com esses répteis aqui do sul e sudeste do Pará”.

Por fim, o analista ambiental do Ibama deixa um recado para as pessoas que insistem na prática de caçar animais ameaçados de extinção: “A partir do momento em que esses animais forem identificados sendo transportados, qualquer que seja o veículo utilizado para esse tipo de crime vai ser apreendido e retirado imediatamente do proprietário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário