quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Conta de luz fica mais cara a partir desta quarta

Quando o paraense receber a conta de energia elétrica no final deste mês vai encontrá-la bem mais cara. Nesta terça-feira (6), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a Celpa reajustar as tarifas  de energia elétrica  em todo o Estado.


1.8 milhões de unidades consumidoras em 183 municípios paraenses deverão ser alcançadas.
Para os consumidores de baixa tensão, o reajuste médio será de 11,52%, percentual bem acima da inflação, estimada em torno de 7,00 % para os últimos 12 meses.
Já os grandes consumidores (alta tensão, consumidores comerciais e industriais de médio e grande porte) o reajuste autorizada foi de  4,38% .
Segundo o Dieese/PA, este é o 14º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pelo Governo Federal, após a privatização da Celpa, em julho de 1998.
IMPACTOS
Ainda de acordo com o Dieese, os impactos no bolso dos paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da Celpa são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversario das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas durante este período.
“Tudo porque a elevação das alíquotas de ICMS sobre a energia elétrica em Janeiro /2001, aliado aos reajustes para cobrir os prejuízos da Celpa com o apagão, em janeiro de 2002 e mais os ajustes anuais do seguro apagão (até 2005) fizeram com que o valor da tarifa cobrada pela Celpa tivesse um crescimento expressivo trazendo ainda mais impactos sobre as contas de energia para todos os paraenses”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário