terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comitiva da produção visita sul do Pará

Uma equipe do Governo do Estado reunindo gestores e técnicos da área do setor produtivo esta visitando o sul e sudeste do Pará com uma  agenda pró ativa.
 A agenda inclui lançamento de sedes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará); a instalação do sistema eletrônico de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) e apresentação da recente liberação do Estado como área livre de febre aftosa pelo Governo Federal.




 A comitiva é liderada pelo secretário especial de desenvolvimento econômico e incentivo à produção, Sidney Rosa, que representa junto aos municípios o governador Simão Jatene, pelo diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira; o secretário de pesca e aquicultura, André Pontes; o secretário do programa Municípios Verdes, Justiniano Neto; o diretor do programa Pará Rural, Antônio Carlos, além de diretores e técnicos da Secretaria de Estado de  Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
 A comitiva da Produção visita os municípios de Tucumã, São Félix do Xingu, Ourilândia, Água Azul, Rio Maria , Xinguara, Sapucaia, Eldorado e Marabá. O roteiro inclui reunião com produtores e sindicatos rurais nos municípios; lançamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica; visita a frigoríficos; inauguração e visita a obras de escritórios da  Emater; difusão de informações acerca da certificação do “Pará Livre de Aftosa”; entrega de equipamentos e veículos tipo trator e colheitadeira; visitação a estrutura do projeto “Trilha do Leite”; Inauguração de escritório da Adepará  em Eldorado; Visita a unidades da Ceplac e entrega de cheques “Moradia” pela Cohab, no município de Sapucaia.
Entre os objetivos da comitiva, está o levantamento de demandas para agregar melhorias para o setor produtivo no estado do Pará. Segundo Sidney Rosa, o momento é para ouvir os produtores, mas também, oportuno para levantar demandas referentes a setores do Governo do Estado, como educação, saúde, segurança pública, habitação e transmissão de informações acerca da regulamentação fundiária.

       Para Mário Moreira, o setor produtivo vivencia um momento de destaque, em especial pela certificação emitida pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), que confirma que o Pará está 100% livre da febre aftosa. O diretor da Adepará ressalta que essa comitiva apresenta programas em fase de implantação, a exemplo da GTA eletrônica - Guia de Trânsito Animal e da Trilha do Leite, um programa que contribui com o beneficiamento do leite produzido pelos produtores locais e o seu destino final e que tais programas serão apresentados e multiplicados durante a programação nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário