terça-feira, 6 de agosto de 2013

Casal de agricultores de horta hidropônica vai mudar de região

A falta de apoio por parte da Emater e de outros órgãos ligados à área da agricultura do município levou o casal de agricultores a tomar a decisão de fazer investimentos na cidade de Canaã do Carajás.
Instalados há cerca de um ano no distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, os agricultores Cristiano Pereira da Costa e Ordália Severino Silva, tomaram a decisão de desmontar os seis barracões de hortas hidropônicas que atualmente produzem alface, rúcula, cheiro verde, pepino e vários tipos de folhagem para se estabelecer na cidade de Canaã dos Carajás.
O casal que desenvolveu uma nova técnica na área hidropônica, onde utiliza garrafas pets para a confecção dos canteiros que são suspensos do chão e não utiliza produtos químicos e agrotóxicos, está mudando de região devido o distrito de Casa de Tábua, não oferecer condições para absorver a produção de hortaliças que os seis barracões atualmente produzem.
A ideia dos produtores era buscar financiamentos e adquirir um caminhão frigorifico e distribuir hortaliças fresquinhas para as diversas cidades da região do sul do Pará.
Cristiano diz que tentou buscar apoio junto a Emater de Casa de Casa de Tábua, para a elaboração de projeto financeiro junto ao Basa, mas um dos técnicos da Emater não soube elaborar o projeto e não foi possível obter o financiamento que seria para a aquisição do caminhão frigorifico. Desiludido com a falta de apoio Cristiano, disse que passou a pesquisar um município que pudesse absorver a produção dos seis barracões que é de 12 mil pês de hortaliças/mês.




Atualmente em Casa de Tábua, o agricultor estava produzindo apenas 20% da capacidade de produção. “Eu estou perdendo dinheiro e oportunidade de crescimento e expansão, por isso estou deixando a região, pois vou para uma cidade maior e com perspectiva de desenvolvimento” relata Cristiano.
A esposa Ordália, conta que quando eles apresentaram o projeto de implantação das hortas para um empresário de Canaã, ele ficou deslumbrado e ajudou o casal a encontrar uma área para a implantação dos barracões. Cristiano disse que até o final do ano ele e toda a família estarão mudando para a cidade de Canaã, onde pretende também atingir o mercado da cidade de Parauapebas. Além de oferecer produtos de qualidade o casal de agricultores, presta um serviço de ajuda ao meio ambiente ao utilizar milhares de garrafas pets que seriam jogadas no meio ambiente. (Dinho Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário