terça-feira, 11 de junho de 2013

Rodovia Estadual 279 vai ser interditada por produtores rurais.

 A rodovia estadual 279 via de acesso as cidade de Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte a Xinguara vai amanhecer interditada por cinco horas no próximo dia 14 de junho a altura do rio Caitete. 
A informação foi pronunciada por Paulinho Apyterewa durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Tucumã.



Por cinco minutos, Paulinho Apyterewa usou a tribuna popular do legislativo municipal para informar as autoridades e toda a sociedade civil organizada e a imprensa local e regional de como se procederá ao bloqueio total da P A 279. “Quero aqui conclamar toda a comunidade, lideranças dos movimentos sociais, pecuário, empresários, classe política, trabalhadores rurais da Belauto e demais regiões, sem terras e em especial os agricultores das regiões do paredão, apyterewa em fim, iremos fazer uma manifestação pacifica e ordeira, ponderou o representante da comissão da região da Apyterewa, Paulinho”.
Na pauta da manifestação está a Questão Índígena, e o debate se dará em todo o Brasil tendo a frente à Federação de Agricultura e Pecuária do Brasil, liderado pelo o deputado federal Luiz Carlos Heinze, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, na Câmara dos Deputados.
Uma frase no convite da paralisação nacional pela a produtividade e subsistência sem conflito chama atenção com os seguintes dizeres “Onde tem justiça, tem espaço para todos é hora de mostrar a cara e descruzar os braços”.  
O documento faz referência sobre a proporção tomada pelos os conflitos agrários no Brasil, com especial destaque para os relacionados com as populações indígenas, tem preocupado o setor produtivo da agropecuária nacional. A insegurança jurídica causada por ocasião da identificação e posterior demarcação de novas reservas indígenas efetuadas pela Fundação Nacional do índio (Funai) e isso se dá devido o agravamento da situação enfrentada pelo o setor produtivo frente as últimas invasões ocorridas nas propriedades, inclusive com registro de feridos e óbitos, não resta outra alternativa a não ser o fechamento de rodovias em todo o território nacional onde há demarcações de terras envolvendo situações indígenas a fim de resolver esse impasses e que essa atitude venha sanar os interesse nacional.   Apyterewa

No final do ano passado a justiça Federal de Redenção, representada pelo Juiz Dr. Daniel Santos Rocha Sobral, suspendeu, todas as medidas executória do INCRA e do IBAMA, nas áreas indígenas Apyterewa e Assentamento da Belauto. O Juiz Federal atendeu ao Pleito da Associação dos Agricultores Rurais do Setor Belauto, que estão sendo transferidos das terras indígenas, para aquele assentamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário