quinta-feira, 7 de março de 2013

FISCALIZAÇÃO DO DMTT CAUSA TRANSTORNO AOS VANZEIROS


A manhã da última segunda-feira (04) foi marcada por polêmica e muita reclamação no embarque e desembarque de passageiros das vans no Terminal Rodoviário de Redenção.

O impasse ocorreu entre os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT), motoristas e passageiros que pretendiam viajar para Conceição do Araguaia, Rio Maria, Xinguara e outros municípios da região.

A polêmica foi gerada por causa da determinação do DMTT que proibia a trafegabilidade dos veículos que não estivessem com o alvará de autorização expedido pela prefeitura municipal e nem a vistoria do veículo. Muitos veículos que já estavam lotados de passageiros foram obrigados a cancelar a viagem e devolver o dinheiro dos passageiros.
 
 
 

De acordo com o motorista João Araújo, a direção do DMTT estava cometendo uma irregularidade, pois todas as vans que fazem o transporte alternativo da região estão sujeitos à fiscalização da Agência de Regulação e Transporte Público do Pará (Arcon). Segundo o motorista, é a Arcon que faz a vistoria nos veículos e expede o Alvará de funcionamento. Ainda segundo o motorista, além da Arcon, todos os veículos que fazem o transporte alternativo de passageiros são vistoriados e periciados pelo DETRAN e Instituto Médico Legal de Marabá. “O que cabe ao município é cobrar a taxa de embarque, e isso nós fazemos ao repassar para a prefeitura a porcentagem de cada passagem cobrada”, João Araújo.
 
 
 
 

O motorista Valdomiro Monteiro da Silva, que faz linha para Conceição do Araguaia, disse que foi um dos mais prejudicados com a ação que durou quase uma hora e acabou não dando em nada e teve que devolver o dinheiro de todos os 15 passageiros que estavam dentro da van.
                                   Essa passageira reclamou da ação dos agentes do DMTT

A enfermeira Emanuelle Naira que trabalha no Hospital Regional de Conceição do Araguaia era uma das mais revoltadas com a situação, pois devido o impasse não chegaria dentro do horário de costume. “Eu acho isso uma vergonha, essa medida deveria ter sido avisada para os motoristas antes de realizarem a lotação, agora estamos aqui dentro do carro e impedido de fazer a nossa viajem, acho que esse não é o caminho certo para essa situação” disse a enfermeira.
 
 
                                        Dinheiro dos passageiros teve que ser devolvido
O impasse terminou por volta das 11 horas da manhã, depois que o diretor do DMTT, Giovanni ligou para os agentes de trânsito suspendendo a operação e autorizando a circulação dos veículos. Por telefone a reportagem tentou entrar em contato com a direção do DMTT, mas o contato não foi possível.  (Dinho Santos)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário