quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Elieiçoes indefinidas em Agual do Norte

No município de Água Azul do Norte, localizado as margens da Rodovia PA 279, no sul do Pará, a população ainda vive momentos de indefinição em relação ao último pleito eleitoral que aconteceu em 7 de outubro. O candidato José Lourenço de Oliveira Amaral, (PSB), que obteve a votação de 4.162 votos, o equivalente a 53% dos votos validos do município, corre o risco de não ser diplomado para ocupar o cargo.
Ele teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo juiz eleitoral da 61ª Zona Eleitoral, em Xinguara. Devido José Lourenço ter entrado com um recurso junto ao TSE, e pelo fato do recurso ainda não ter sido julgado, o juiz eleitoral, Luiz Gustavo Viola Cardoso emitiu comunicado onde afirma que aguardará a decisão do TSE e não proclamará, até então, o vencedor do pleito eleitoral. O juiz baseou-se no Artigo 164, II da Resolução TSE nº 23.372/11, que, em síntese, afirma que não deve o juiz proclamar eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos quando houver votos dados a candidatos indeferidos, mas ainda com recursos não julgados, quando a nulidade for superior a 50%. O segundo colocado foi Deusmir Luiz Gonçalves, do PT. Enquanto a decisão não sai a população e os grupos partidários do primeiro e segundo colocado , vivem um clima de expectativa e tensão.

Servidores público lotam plenario da Câmara Municipal durante audiencia publica

Servidores de diversos setores da administração publica municipal e integrante de entidades civis e organizadas, lotaram o auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Redenção na manha desta quinta-feira (29).
Atentos aos discursos e participativos na hora das reivindicações, os servidores, participaram de forma ativa da audiência pública, que discutiu as proposta de emenda a serem inclusas na Lei Orçamentaria Anual-LOA, que foi encaminhada pelo poder executivo para apreciação dos vereadores e sociedade. Na pauta da discussão e que atraiu a atenção dos servidores, esteva o projeto de lei que vai permitir a correção nos salários dos servidores, aposentados e pensionistas, de 34,5% a partir de 01 de janeiro de 2013. O projeto foi bastante discutido por representantes da saúde e educação, que defenderam a proposta do atual gestor municipal e pediram a aprovação do projeto nas próximas sessões da câmara no mês no próximo mês de dezembro. O ex-secretário de educação Sergio Ricardo, disse que a aprovação do projeto de reajuste dos servidores é um compromisso no mínimo ético e moral para os servidores que ao longo de anos vem acumulando percas irreparáveis. ‘’Acredito que essa casa, vai votar a favor desse direito dos servidores’’ desabafou Frei Ricardo. Diante de tanta pressão, seis dos vereadores presentes na audiência, anteciparam o voto, garantindo aos presentes que votarão favorável ao projeto, que vai obrigar ao prefeito eleito Wanderley Coimbra, conceder o aumento a partir de janeiro. Entre os seis vereadores que votam favorável esta o vereador Joàs Possidonio. Vereador Lucileide do Sindicato e Zé Claudio , disseram que somente na sessão marcada para o dia 10 de dezembro e que irão declarar o voto.

Prefeito eleito Mussum visita ministros senadores e deputados em Brasília

O prefeito eleito de Santa Maria das Barreiras, José Barbosa de Farias, o popular ‘’Mussum’’, retornou bastante confiante da visita que ele fez á Brasília, na semana passada.
Depois conversar com vários deputados e senadores, Mussum, entregou nas mãos dos parlamentares vários documentos, contendo projetos e solicitação de emendas os pedidos de emendas parlamentares e recursos para o município de Santa Maria das Barreiras. A alegria de Mussum, está relacionada, ao fato do município estar apto a receber recursos do governo federal e emendas parlamentares, pois não esta com restrições. De acordo com Musssum, dos 144 municípios existentes no Estado do Pará, somente seis, entre eles Santa Maria das Barreiras, pois estão com o nome limpo e, portanto, aptos e receberem verbas federais e estaduais. Mussum, que na visita aos gabinetes de ministros e senadores, sempre esteve acompanhado do deputado federal Asdrubal Bentes, entregou nas mãos do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, documentos solicitando benefícios na área de calçamento, praças e construção de muro de arrimo, que tornará a cidade turística, mais agradável aos olhos dos turistas, que visitam Santa Maria das Barreiras, principalmente na época da temporada de veraneio. ‘’Minha visita a Brasília, foi muito proveitosa, pois vários parlamentares do nosso estado e ministros se comprometeram, a destinar recursos para o nosso município, como estamos aptos a receber os recursos, acredito que logo no inicio de nosso governo faremos muitas obras com os recursos que virão para o nosso município’’ disse Mussum.

Vereador ‘’Gaguinho’’ garante que não fará oposição ao prefeito Mussum

O vereador Lijandelson Mundoca, (PSD), de Santa Maria das Barreiras, surpreendeu o público e os companheiros de parlamento, presentes na sessão de terça-feira (27), ao dizer durante o seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, que não fará oposição ao prefeito eleito Mussum, na próxima legislatura que começa a partir de janeiro de 2013. O discurso causou espanto e surpresa, pelo fato do vereador ter sido eleito no palanque do candidato de oposição ao prefeito eleito Mussum. Conhecido como um forte opositor do atual prefeito Odacir Dal Santo, o vereador , disse que durante todo o ano de 2013, vai ficar observando a atuação de ‘’Mussum´´ sem fazer criticas ao gestor eleito, que demonstra possuir uma grande força de vontade de fazer um excelente trabalho a frente da prefeitura de Santa Maria das Barreiras. ‘’Eu estou garantindo aqui nessa tribuna, que não vou fazer oposição ao ´’Mussum´´, pois acredito que ele fara um bom trabalho e vou procurar contribuir para o êxito de seu sucesso’’ disse o vereador.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mauricio Cavalcante busca recursos para o município

Mauricio Cavalcante busca recursos para o município O prefeito eleito do município de Pau D’arco, Mauricio Cavalcante, (PMDB), realizou uma verdadeira peregrinação pelos gabinetes dos deputados e senadores na capital do planalto central.
O principal objetivo da visita de Mauricio Cavalcante, foi canalizar recursos para serem aplicado no município, logo no inicio do seu mandato. Demonstrando ser um politico bastante articulado, o novo gestor, consegui protocolar um grande volume de emendas parlamentares, junto aos deputados e senadores tanto de seu partido o PMDB, e também junto aos representantes dos partidos que participaram da composição partidária nas últimas eleições de 07 de outubro.
Em Brasília, Mauricio Cavalcante, se encontrou com o governador Simão, onde agendou uma reunião com o chefe de Estado em Belém. Confiante e contente, com a receptividade dos parlamentares, o gestor eleito, disse que tudo vai depender de como ele vai encontrar o município, se não houver restrições, os recursos destinados para o município, e serão transformados em obras para a população de Pau D’arco. ‘’Eu protocolei varias emendas nos gabinetes dos deputados e senadores e, eles me garantiram, que se o município estiver sem restrições e com o nome limpo, a partir de 2013, os recursos serão destinados para Pau D’arco. Acredito que o atual gestor, vai deixar o município em condições de receber os recursos’’, comentou Mauricio.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O município de Redenção poderá ganhar mais uma casa penal

Na última sexta-feira (23), o assessor do secretário de segurança pública do Estado, Major Bernardo, esteve visitando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Redenção, Joao Lúcio,com o propósito de apresentar o projeto do governo do estado, que pretende construir mais um Presidio Regional em Redenção.
Durante a visita que ocorreu no gabinete do presidente, o Major Bernado, manifestou o interesse do Governador Simão Jatene, em construir uma nova Casa Penal, para abrigar os detentos do Centro de Recuperação Regional de Redenção- CRRR, que está com a SUA população carcerária muito acima da qual fora projetada. Os recursos para a construção da nova Unidade Prisional , serão destinados, através de um empréstimo do BNDS na ordem de R$ 5 milhões de reais, para que se concretize a execução da obra, é necessário que o município, faça a doação de uma área, para que o Estado possa fazer a obra. De acordo com o Major Bernardo, caso a prefeitura faça a doação do terreno, a construção da nova Unidade Prisional, deve começar a ser construída, no inicio de Fevereiro de 2013. O presidente João Lúcio, solicitou aos vereadores Joás Possidônio, (PMDB), e vereador Alexandre Júnior, (PTB), para serem os intermediários da conversa entre o prefeito Wagner Fontes e o Major Bernardo, que deve selar o acordo entre o governo municipal e estadual, para a construção da obra.

Trânsito louco de Redenção faz mais uma vítima

O louco trânsito de Redenção, fez mais uma vítima fatal na noite do último sábado. O protético, Allison Alves Santos , 19 anos, residente na Avenida Olga Lustosa, no Setor Tenório, morreu no final da tarde de domingo (25), no Hospital Público Regional de Redenção, após ter sido internado na madrugada do sábado, vítima de um violento acidente de trânsito.
O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Thompson Filho, com a rua Santo Antônio, no Setor Entroncamento. Allison, que pilotava uma motocicleta de marca Honda 150, bateu de frente com uma caminhonete L200 de cor prata, que avançou a preferencial do cruzamento da avenida. De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, o motociclista que viajava em alta velocidade, bateu na porta da caminhonete, sofrendo fraturasnos dois braços, nas duas pernas e vários ferimentos na rosto e na cabeça. Allison, que não estava usando o capacete, sofreu traumatismo craniano. Uma do viatura do Corpo de Bombeiros, fez o socorro da vítima, que não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no inicio da noite de domingo na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Público Regional. No velório do protético, a lamentação era imensa por parte dos familiares, que diziam que o mesmo tinha vários sonhos. O pai da vítima, disse que vai cobrar da polícia a identificação do motorista imprudente que invadiu a preferencial matando seu filho. Pelo estado em que ficou a parte da frente da motocicleta, dava pra perceber que o motociclista estava em alta velocidade quando se chocou coma caminhonete que após o socorro da vítima da fugiu do local.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Proposta de reajuste salarial movimenta sessão da Câmara de Vereadores

Um projeto de lei que estabelece o índice para o reajuste global, dos servidores municipais, encaminhado pelo prefeito Wagner Fontes, para ser aprovado pela Câmara de Vereadores de Redenção, foi alvo de muito debate entre os vereadores Alexandre Junior , PTB, Joás Possidônio, PMDB, e Pastor Vander, PSC. O projeto que foi apresentado pelo vereador Alexandre Junior, durante a sessão ordinária desta quinta-feira( 22), prevê um reajuste salarial dos servidores , aposentados e pensionista do município no valor de 34,58 % , a partir de 01 de janeiro de 2013. De acordo com o vereador Alexandre Júnior, o realinhamento do salário dos servidores que na sua maioria estão sem receber aumento há mais de 10 anos , é uma forma de compensar as perdas salarias que se acumularam ao longo dos anos. Segundo Alexandre Júnior, o aumento não vai ocasionar impacto na gestão do próximo prefeito. ‘’Acredito que essa proposta de reajuste salarial , vai dar oportunidade para o prefeito eleito Wanderley Coimbra, de corrigir as injustiças que foram feitas pelos gestores anteriores e realizar o sonho dos servidores que anseiam por uma salário justo e digno.
O vereador Pastor Vander, disse que já que havia a possibilidade de aumentar o salario dos servidores, por que o reajuste não foi dado na atual gestão do prefeito Wagner Fontes. Vander , disse que vê o projeto encaminhado para a Câmara no apagar das luzes , como uma forma de tentar travar o governo do próximo gestor. ‘’Eu sei que o prefeito eleito Wanderley Coimbra, tem interesse em negociar com a classe dos servidores e vai fazer isso, pois ele garantiu aqui nessa tribuna na sessão do mês passado que vai sentar e negociar com a classe. Mas sei que esse projeto de última hora tem a intenção de causar impacto na folha de pagamento, disse Vander. Há tempos que servidores municipais, principalmente os lotados na secretaria de saúde municipal, lutam por uma reposição salarial. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, laboratórios e ACS, e outros servidores da saúde, tem comparecido em massa nas sessões da Câmara Municipal, para cobrar dos vereadores uma posição favorável a luta da classe. O projeto será discutido e apresentado na audiência pública que vai ocorrer no próximo dia 29, e depois devera ser votado pelos vereadores nas sessões do mês de dezembro.

Polícia Civil do Tocantins prende quadrilha de assaltantes de banco foragida do Pará

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais – Deic com apoio do Grupo de Operações Policiais Especiais – Gote, localizou e prendeu, na tarde da última segunda-feira, 19, quatro integrantes de uma quadrilha de assaltantes de banco que vinha atuando na regiao do sul do Estado do Pará. A ação foi comandada pelos Delegados Liliane Amorim Albuquerque e Evaldo de Oliveira Gomes, da Divisão de Repressão a Sequestros, Furtos e Roubos a Bancos, do Estado do Tocantins.
A prisão de Alexandre Dias Paes, Ronaldo Rodrigues de Sousa, Rodrigo Sousa da França e Joab Martins Rodrigues aconteceu por volta de 12h30min a cerca de quinze quilômetros do município de Santa Rosa às margens da TO – 050. Na ocasião, houve perseguição e os bandidos, que ocupavam um veículo modelo Celta de cor prata, foram interceptados pela Polícia Civil Tocantinense quando fugiam provavelmente em direção ao Estado da Bahia. De acordo com o Delegado Evaldo, a quadrilha composta por seis elementos, tentou assaltar uma agência bancária no município Paraense de São Félix do Xingu, no último dia 13. Na oportunidade, os elementos sequestraram a família do gerente e o obrigaram a retirar dos cofres do banco a quantia de R$ 500 mil. No entanto, a modalidade de assalto conhecida como “Sapatinho”, que os assaltantes queriam praticar, acabou sendo frustrada pela polícia Paraense. No dia da tentativa de assalto no Pará, dois integrantes da quadrilha foram presos e os demais conseguiram fugir tomando rumo ignorado. De posse de informações que apontavam que os assaltantes poderiam utilizar o Tocantins como rota de fuga, a Polícia Civil - TO localizou os criminosos ainda nas imediações de Palmas e na segunda-feira os mesmos foram presos. Ainda, segundo informações da PC, os quatro acusados estariam se dirigindo à cidade Baiana de Luís Eduardo Magalhães onde pretendiam cometer um novo assalto a banco. Além do efetivo de equipes do Gote e da Deic, a operação para prender Alexandre, Ronaldo Joab e Rodrigo, contou ainda com a participação da Polícia Militar que montou barreiras e isolou as fronteiras de acesso nos municípios de Palmas até Natividade. Assim que foram presos, os quatro assaltantes foram conduzidos a Palmas, de onde foram recambiados por uma equipe de policiais civis do Estado do Pará. Depois de passarem uma noite na delegacia de Policia Civil de Redenção, os presos foram conduzidos de avião para Belém, onde depois de apresentado para a imprensa da capital serão encaminhado para o Presidio de Americano.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Câmara de Vereadores e Sociedade discutem orçamento nesta quinta-feira

As duas sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Redenção, que ocorreram nos três últimos dias, foram realizada de forma curta e rápida. Sem matérias a serem deliberada pelo parlamento legislativo as sessões os ordinárias que geralmente iniciam as 8 hs da manhã, encerraram 15 minutos após o inicio. Desmotivados e ainda ressentidos com o fracasso na campanha eleitoral, alguns vereadores que não conseguiram a reeleição, tem deixado de comparecer as sessões.
Mesmo diante do desinteresse de alguns vereadores, o presidente da CMV , vereador João Lúcio, PPS, colocou dentro da pauta de discussão, para as próximas sessões, a Lei de Orçamento Anual-LOA, que trata da previsão de arrecadação do município para o ano de 2013. De acordo com o presidente Joao Lúcio, o a estimativa do orçamento para o próximo ano, gira em torno de R$ 180 milhões, e que no nesta quinta-feira (29), acontecera uma audiência pública, onde a comunidade estará discutindo o orçamento anual e apresentando proposta de prioridades que poderão ser incorporadas como emendas dentro do orçamento. Após a analise e discussão do orçamento, o projeto sera encaminhado para a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal e devera ser votado nas sessões do mês de dezembro. O presidente Joao Lúcio, disse que o legislativo segue fazendo o seu trabalho e que a população está convidada a comparecer para discutir o orçamento. ‘’Acredito que é de fundamental importância a participação da população na discussão do orçamento para o próximo ano, e eu gostaria de ver a população discutindo e apresentando suas proposta, pois ela sabe das necessidades e prioridades, por isso eu convido a sociedade civil e organizada a participar dessa importante discussão’’, disse João Lúcio.

Vaqueiro morre com 11 tiros em São Felix do Xingu

A onda de violência e crimes violentos vem abalando os moradores dos municípios localizados no sul do Pará. Na manhã da última terça-feira (20), mais um crime com requintes de crueldade na área rural do município de São Felix do Xingu, que fica localizado as margens da Rodovia PA 279.
A vitima foi o vaqueiro, Francisco Rodrigues Passos, 37 anos, que forma covarde foi executado com 11 tiros de revólver calibre 38. A vítima residia na cidade de Xinguara e possuía terras em São Felix do Xingu. O crime ocorreu em uma estrada vicinal que permite o acesso a pequena propriedade rural que a vítima possuía em São Félix do Xingu. Francisco morava em Xinguara com a esposa e dois filhos menores, mesmo possuindo uma propriedade rural, trabalhava como vaqueiro em uma fazenda, que fica localizada a cerca de 60 da cidade de São Felix do Xingu. De acordo com informações levantadas pela polícia, o crime aconteceu, no momento quando a vítima chegava à sua propriedade, onde fora olhar o rebanho que estava no pasto. Foi quando o criminoso que estava de tocaia se aproveitou para alvejar Francisco, com 11 tiros. A vítima morreu n o local. De acordo com as informações coletadas pela polícia junto aos familiares da vítima, a suspeita do crime, recai sobre um vizinho de terra, que havia procurado a vítima, solicitando que o mesmo vendesse sua propriedade para um latifundiário da região, como a vítima não aceitou a proposta, o vizinho que a polícia não quis revelar o nome, jurou que iria matar a vitima. A polícia está investigando o crime.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Justiça Eleitoral investiga denuncias de fraude eleitoral em Floresta do Araguaia

A juíza eleitoral da 24ª zona eleitoral com sede em Conceição do Araguaia e responsável pelos municípios de Santa Maria das Barreiras e Floresta do Araguaia, Adriana Modesto de Lima Abreu, começou ouvir depoimentos de pessoas, sobre as denúncias de irregularidades cometidas durante o pleito eleitoral no município de Floresta do Araguaia. As denúncias foram feitas pela coligação “Uma nova história para Floresta do Araguaia”, e acusam a coligação do atual prefeito e reeleito Alsério. As denuncias dizem que o prefeito reeleito teria feito uso da máquina pública administrativa para de beneficiar durante o período da campanha eleitoral.
Umas das acusações feita pela coligação, dizem que o prefeito teria autorizado a perfuração de poços semi-artesianos , fossas sépticas, represas, tanques para criatório de peixes e preparação de terreno para o plantio de culturas em troca de votos. Os depoimentos aconteceram na última terça-feira (13), e teve a duração de cerca 10 horas, onde foram ouvidas testemunhas tanto do lado do prefeito eleito, quanto da ala de oposição de fizeram as denuncias. De acordo com informações a Juíza Adriana Modesto, determinou uma diligencia pelo município para comprovar a veracidade das denuncias. Uma outra audiência, está prevista para acontecer no próximo dia 30, onde serão abordadas as denuncias de distribuição de brindes de campanha e outros benefícios que teriam sido distribuídos no intuito de conquistar os votos dos eleitores. Segundo a coligação denunciante, durante a campanha, um carro plotado com a coligação do atual prefeito e candidato à reeleição foi apreendido quando distribuía cestas básicas. O veículo fora fotografado, filmado e apreendido dentro do prédio onde funciona a secretaria municipal de Assistência Social. O motorista do veiculo foi autuado pelo representante da justiça eleitoral, apreendido pela polícia militar e encaminhado para a delegacia de polícia civil para a execução dos trâmites legais.

Briga de festa acaba em morte em Floresta do Araguaia

A Polícia Civil de Floresta do Araguaia, está tentando prender o elemento conhecido Gilvan Magalhaes da Silva, vulgo Corujão, apontado por testemunhas, como o autor de uma certeira facada, que tirou a vida de João Antônio da Silva Oliveira, de 21 anos, que era natural da cidade de Arapoema-TO.
O crime ocorreu na madrugada do último sábado (17), mas somente na terça-feira (19), foi que a polícia, consegui identificar o autor do assassinato, depois de ouvir varias testemunhas que presenciaram o crime, que ocorreu na praça do produtor localizada na sede do município. Foi morto no último sábado (17), por volta das 4 horas da madrugada, na Praça do Produtor, centro comercial de Floresta do Araguaia, João Antônio da Silva Oliveira, 20 anos, natural de Arapoema (T0), vítima de uma facada à altura do peito esquerdo. Segundo testemunhas, o acusado de cometer o assassinato é Gilvan Magalhães da Silva (conhecido por Corujão), de 29 anos, natural de Porto Franco (MA), residente no setor Bananal, em Floresta do Araguaia. De acordo com as informações, os motivos que levaram ‘’Corujão’’ a cometer o crime, foi uma discussão após o término de uma festa. Vítima e acusado se desentenderam e passaram a travar uma discussão, em plena praça pública, onde Corujão, sacou de uma faca que estava na cintura, desferiu uma certeira facada na altura do peito da vítima, que morreu no local. logo após cometer o delito, o homicida fugiu do local e está sendo procurado pela polícia de Floresta do Araguaia.

Ex- namorado mata rival á facadas em Xinguara

Não conformado com a separação e com o novo relacionamento da ex- namorada, o elemento conhecido por Reginaldo dos Santos Silva, assassinou a facadas, o trabalhador Evandro Cordeiro de Lima, de 39 anos, residente na cidade de Xinguara, no Setor Itamaraty. O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (19), na casa da ex-namorada. De acordo com a polícia, o crime foi premeditado, pois segundo as informações de populares, o assassino, havia passado por varias vezes em frente a casa da ex-namorada , na intenção de se certificar se realmente a vítima estava na companhia da ex-namorada.
Depois de ter certeza de que os dois estavam juntos, Reginaldo dos Santos, invadiu a casa e armado com uma faca desferiu vários golpes no corpo da vítima que não teve a mínima chance de defesa. Após ser atingido pelos violentos golpes, a vitima tombou morto em cima da cama da namorada, enquanto que o assassino, fugiu do local do crime, em uma motocicleta. Os policiais da Polícia Civil, Silvio e Danilo, com apoio da guarnição da Polícia Militar, formada pelo sargento Adriano e pelos soldados Leiliane e Diego, estiveram no local do crime fazendo o levantamento do caso e buscando informações que identificou o autor de mais um crime em Xinguara.

Polícia prende ex-detento tentando arrombar salão de beleza

Uma equipe da Polícia Militar comandada pelo Cabo Luz, consegui prender mais um elemento acusado de praticar roubo e furtos em Redenção. A prisão de José Cardoso, 37 anos, que segundo a polícia é usuário de drogas, aconteceu no momento em que ele forçava a porta de um salão de beleza na Avenida Olga Lustosa, localizado no Setor planalto.
O elemento não consegui êxito na tentativa de arrombamento, devido o proprietário que dormia em quarto existente nos fundos do salão, ter despertado com o barulho provocado pelo meliante. Ao perceber que se tratava de um ladrão, o dono do estabelecimento, ligou para a polícia que de forma rápida consegui chegar ao local, onde conseguiram prender José, que é um velho conhecido dos policiais. O acusado, ainda tentou fugir pulando alguns muros, mas foi agarrado pelo equipe do serviço de ronda ostensiva da PM. José Cardoso, que é ex-detento do Presidio de Redenção, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde se encontra recolhido em uma das celas da Casa Penal, onde aguarda a decisão da Justiça.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

II COPA SINTEPP DE FUTSAL ACONTECEU EM OURILÂNDIA DO NORTE PARÁ

Militantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará-SINTEPP , dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte, Redenção, Conceição do Araguaia, São Feliz do Xingu e Xinguara, estiveram participando na cidade de Ourilândia do Norte, da fase Regional da II Copa Sintepp de futsal. As equipes participantes do torneio, foram as que venceram a fase municipal em seus respectivos municípios. O Sintepp de Redenção na primeira fase perdeu para Tucumã e acabou ganhando do atual campeão e favorito ao título Conceição do Araguaia. A equipe de Redenção, comandada pelo treinador Marcelo Flávio, acabou ficando fora da segunda fase pelo índice técnico de 1 gol negativo. O destaque da equipe de Redenção, foi o goleiro Dinho Santos, que fez excelente defesa contra Conceição do Araguaia e do professor Edvan Rodrigues, no ataque fazendo belíssimos gols. Ourilândia do Norte e Conceição do Araguaia, foram as equipes que se classificaram para a final. A grande final não pode acontecer em virtude de um acidente de trânsito que vitimou a vida de uma professora de Tucumã que estava no Ginásio assistindo os jogos. Foi acertado entre os finalistas quadra neutra para realização da final. Assim Conceição do Araguaia e Ourilândia do Norte, farão a final em Redenção no próximo sábado dia 24 de Novembro no Ginásio Municipal Josias Coelho.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pesquisa revela Centro Educacional Aquerela é o melhor de Redenção

Pelo 4º ano consecutivo o Centro Educacional Aquarela foi escolhido por meio de pesquisa de opinião pública como a melhor escola na modalidade Educação Infantil. A escola que oferece uma educação de qualidade, ao longo dos anos vem se destacando, pelo excelente trabalho que sua direção e corpo docente, desenvolvem junto aos alunos e comunidade.
Por acreditar que a educação é o principio básico para a formação cidadã das pessoas, a Escola Aquarela, tem lutado para oferecer uma educação de qualidade, luta essa reconhecida pela população que pela quarta vez escolheu- a como a melhor de Redenção, no ensino infantil que funciona como base no aprendizado das crianças.
Diante de mais uma conquista, o professor Vanderly Moreira, diretor da Escola Aquarela, agradece a todos aqueles que escolheram a sua escola como a melhor da cidade.
‘’Esse não é somente mais um prêmio qualquer, é o reconhecimento da sociedade de Redenção do trabalho de todos aqueles que compõem a equipe do Centro Educacional Aquarela. Agradeço, a todos aqueles que acreditam no e reconheceram o nosso trabalho, como o melhor na área da educação infantil em Redenção’’, agradeceu Vanderly Moreira

Promotora determina que município contrate especialista

Pelo fato do município de Redenção ter registrado um alto índice de novos casos de Aids, a promotora de Justiça do Estado, Jane Cleide Silva Souza, encaminhou oficio a Prefeitura Municipal de Redenção, recomendando a contratação de a prefeitura de um especialista na área de infectologia para acompanhar de perto o trabalho de prevenção a ADIS realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A decisão da promotora partiu após o relato do presidente da Organização Não Governamental “Renascer Vidas”, Greicio Lira, que realiza um trabalho de assistência junto aos portadores de HIV e Aids. No relato feito a promotora Jane Cleide, o presidente informou que o Serviço de Atendimento Especializado a portadores do vírus da Aids, encontra-se desprovido de médico infectologista ou médico capacitado pelo Ministério da Saúde. De acordo com Glison, a ausência do especialista tem comprometido o atendimento de mais de 400 pacientes portadores de HIV e Aids, que são atendidos pelo serviço. Após ter acesso ao relatório do presidente do Renascer Vidas, a promotora, recomendou a contratação do especialista. Segundo dados apresentados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, este ano já foram registrados 146 casos de Aids em Redenção, sendo 16 só em agosto. A faixa etária de pessoas que têm a doença varia entre 25 a 30 anos.

Menores com revolver na mão praticaram mais de 10 assaltos na noite de terça

Uma guarnição da Polícia Militar apreendeu na noite da última terça-feira (13), dois menores que estavam tocando terror em diversos bairros da cidade. A dupla de menores é acusada de terem praticado no mínimo 30 assaltos em Redenção. Somente na noite da última terça (13), a dupla formada por R.A.S de 16 anos e W.N.S, de 17 anos e residente no Setor Serrinha, praticaram 09 assaltos a mão armada no período das 19 as 22 hs.
Sargento Aurélio comandou a operação que prendeu a dupla
A apreensão dos infratores, ocorreu depois que o serviço 190 da Polícia Militar, recebeu varias ligações de pessoas informando que haviam sido assaltadas por uma dupla que estavam em uma motocicleta da marca C100 BIS.
Betania Pereira foi vítima da dupla de menores assaltantes De posse das características dos elementos, duas guarnições da Polícia Militar, passou a fazer varias abordagens pelas ruas de Redenção, na tentativa de localizar os assaltantes. Em uma dessas abordagens, a equipe do Sargento Souza, encontrou os dois ‘’terroristas’’ que tão logo foram abordados, confessaram que estavam armados e que haviam praticados vários assaltos. Em poder dos assaltantes foi encontrado, 08 celulares, 01 mochila contendo objetos escolar, 01 cordão de ouro e um revolver calibre 32, arma com a qual eles ameaçavam as vítimas. Durante o interrogatório feito pelo delegado Cloves César Bueno, os menores confessaram que haviam praticado cerca de 30 assaltos na cidade. A polícia acredita que a dupla seja a responsável pelo boleamento de uma vítima de assalto ocorrido na semana passada no Setor Bela Vista, onde uma mulher foi baleada no pescoço após tentar fugir do assalto. Enquanto a dupla era apresentada ao delegado Cloves César, a comerciária, Betânia Ribeiro, que fora até a delegacia comunicar o roubo de sua motocicleta, reconheceu os dois menores sendo os que levaram a sua motocicleta C 100 Bis. A dupla será encaminhada pera o Centro de Internação de Menores Infratores de Marabá.

Gerente de empresa é assassinado com tres tiros

Mais um crime envolto em mistério e com requintes de execução aconteceu na região do sul do Pará. Desta feita a vítima foi o gerente da NB Automóveis de Santana do Araguaia, Lourival Fernandes Ribeiro. Lourival, foi assassinado com três tiros na cabeça quando deixava uma lanchonete localizada no centro comercial de Santana do Araguaia, município localizado no extremo sul do Pará.
A execução aconteceu na noite da última terça-feira (13), por volta da 8hs da noite. As informações são as de que dois homens que estavam em uma motocicleta se aproximaram da vítima, e o elemento que estava na garupa da moto efetuou seis disparos, sendo que três atingiram a cabeça do gerente. A polícia até o momento não tem nenhuma pista que possa identificar os autores do crime, haja vista que a vítima, não tinha nenhuma rixa e era considerado como uma pessoa de bem em Redenção e região. Lourival era evangélico, casado e pai de três filhos, era uma pessoa tranquila e de família pioneira de Redenção. O superintendente da Polícia Civil do Sul do Pará, delegado Cloves César Bueno, disse que colocou uma equipe de investigadores em campo na tentativa de desvendar o caso.

Polícia tira de circulação mais uma quadrilha de assaltante de banco

As Polícias Civil e Militar desarticularam, em operação integrada, os planos de uma quadrilha de assaltantes que pretendiam assaltar uma agência bancária, em São Félix do Xingu, sudeste do Pará. O comerciante Gilson Gomes de Sousa, apontado como mentor do crime, e um dos apoiadores do bando, foram presos por participação no esquema. Nesta terça-feira, 13, o comerciante confessou em depoimento ser o idealizador do assalto na modalidade conhecida por “sapatinho”, no qual familiares do gerente do Banco do Brasil do município foram sequestrados e o bancário passou a ser coagido a pagar mais de R$ 500 mil de resgate. As prisões foram realizadas, ao longo do dia de ontem, logo após a Delegacia de São Félix do Xingu receber informação de que bandidos haviam sequestrado a família do gerente.
A delegada Claudilene Maia, titular da Polícia Civil no município, junto com o investigador Sóter Mesquita, foram ao banco para apurar a denúncia. Ali na agência, após confirmação do crime, os policiais civis em conjunto com a guarnição comandada pelo subtenente Rodrigues, comandante da PM na cidade, iniciaram as buscas. Segundo contou aos policiais o gerente, os bandidos invadiram a casa do bancário, e ali fizeram reféns a esposa e o filho dele, de 5 anos, que foram levados no carro do gerente para uma mata. A vítima relatou que dois homens tocaram a campainha da casa, por volta de 06h30. Depois, ao ser aberta a porta, os bandidos entraram já armados. O gerente foi levado até o banco, para que retirasse do local um valor superior a R$ 500 mil para que libertassem os reféns. Como era cedo para início do horário bancário, uma guarnição da PM em ronda no local desconfiou da presença do gerente ali. Assim o fato foi informado aos policiais.
Com as investigações preliminares do caso, a equipe policial chegou à área para onde os bandidos levaram os reféns, situada na estrada conhecida como Vicinal Aciole. O investigador Sóter juntamente com os policiais militares – sargento Edvaldo e soldado Laerte – montaram uma barreira na estrada. Durante a ação policial, os policiais avistaram uma caminhonete Saveiro que trafegava no sentido contrário aos dos policiais. Contudo, antes da abordagem, os ocupantes do carro saíram em fuga para dentro da mata ao ver os policiais, abandonando o veículo. Em revista no interior do carro, os policiais apreenderam 42 munições intactas de calibre 12; uma munição de calibre 9mm, dois coldres, três máscaras tipo balaclava, roupas e uma lanterna. Os policiais encontraram, perto do carro, uma espingarda calibre 12 jogada no chão. Os policiais passaram a perseguir os suspeitos na mata até ocorrer uma troca de tiros. Durante a tiroteio, o capitão Pontes, da PM local, foi atingido na barriga. Ele foi socorrido e passa bem. Os policiais passaram a fazer barreiras de fiscalização nas estradas da região, durante as quais, um carro tipo Fiat foi abordado. No interior do veículo, havia água e mantimentos que serviriam para dar suporte material no cativeiro. Elvécio Pereira Sobrinho, que conduzia o carro, foi preso. Com o cerco policial, os bandidos abandonaram o local em que mantinham os reféns no maio da mata. A esposa e o filho do gerente foram libertados e saíram em fuga até serem resgatados pelos policiais civis e militares, e levados à Delegacia. A esposa do gerente do banco foi ouvida em depoimento na sede da Delegacia pela delegada Claudilene Maia. À policial civil, ela confirmou que alguém estaria levando água e alimentos para o cativeiro. Essa pessoa era Elvécio, que confessou, em depoimento, a participação no crime. Ele delatou o envolvimento no crime de Gilson Gomes de Sousa, comerciante da cidade, como o mandante e idealizador do sequestro.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Deputado Fernando Coimbra fala de sua atuação da Asembleia Legislativa

Na recente viagem feita a Belém, a reportagem do blog, esteve conversando com alguns deputados estaduais na Assembleia Legislativa-ALEPA. Depois de visitar vários gabinetes, a reportagem conversou com o deputado estadual Fernando Coimbra, PSD, sobre diversos assuntos que dizem respeito a região do sul do Pará.
Na conversa, o deputado falou de sua atuação na Assembleia Legislativa do Estado, e do crescimento do PSD, que fez vários prefeitos e vereadores nas últimas eleições de 07 de outubro, e as perspectivas de crescimento da região do sul, com a eleição de novos prefeitos. O parlamentar, disse que durante o seu mandato de deputado tem canalizado recursos para vários municípios da região do sul do Pará, que se tornaram em benefícios para a população. O deputado que é um profundo conhecedor da região, pois há anos, possui propriedades na região do sul do Pará, informou que para o ano de 2013, varias emendas parlamentares estão sendo colocadas por ele, dentro do orçamento do Governo do Estado, que irão contribuir para o desenvolvimento de inúmeros municípios localizados na região sul paraense. Fernando Coimbra, disse ainda que através de sua luta na Assembleia Legislativa a população de Cumaru do Norte, hoje, possui uma escola de ensino médio regularizada no município, tornando em realidade um antigo sonho dos alunos, pais, professores e gestores do município. ‘’Sou deputado de todo om Estado do Pará, mas sei dos problemas e das necessidades do povo da região do sul do Pará, por isso tenho usado o meu mandato para ajudar a resolver os problemas da região’’ disse Fernando Coimbra. O deputado aproveitou para dizer que não medira esforços para atender os novos gestores e também aqueles que foram reeleitos nas últimas eleições independentes da sigla partidária.

Presidente pede urgência na construção da ponte de acesso a Mata Geral

O presidente da Câmara Municipal de Redenção, vereador João Lúcio, protocolou oficio no 6º Núcleo Regional do Setran em Conceição do Araguaia, pedindo urgência na construção de uma das pontes de acesso a Mata Geral nas proximidades da fazenda Santa Teresa.
A ponte que apresentava problema foi queimada e o transito está impossibilitado. De acordo com João Lúcio se o Setran não agilizar a construção, os moradores da Mata Geral, Cumaru do Norte, colonos e pecuaristas serão prejudicados. “Muito gente depende daquela rodovia e os transtornos são grandes, por isso pedimos pressa na solução do problema”. Explica João Lúcio. Ainda de acordo com o vereador estava sendo possível o transito devido ao desvio que agora com a intensidade das chuvas não será mais viável. O vereador disse que já falou como o Chefe do Setran de Conceição José Antonio Palmeira e o mesmo disse que se encontra em Belém buscando agilizar o processo de licitação para a construção da ponte.

Trãnsito louco de Redenção faz mais uma vítima

O violento e bagunçado trânsito de Redenção, fez mais uma vítima fatal na noite de segunda-feira (12). A vítima, foi o motociclista, Silvino Teixeira de Almeida, 26 anos, residente em Redenção, morreu depois que sua motocicleta da marca Tornado de placa HDY 4185, bateu de forma violenta na traseira de um caminhão bitren, no cruzamento da Avenida Araguaia com a Santa Tereza.
Mesmo estando fazendo uso do capacete, a vítima sofreu afundamento do crânio na parte frontal provocado pelo forte impacto da cabeça com as ferragens do pesado veiculo. Fato este que provocou a morte instantânea do motociclista que viajava sozinho na robusta e potente motocicleta. De acordo com informações de populares que viram o acidente, Silvino, estava um pouco acima da velocidade permitida pelo Código Nacional de Trânsito. Por ironia do destino ou simples consciência, um irmão da vítima que passava pelo local no momento do acidente, foi quem fez o reconhecimento do corpo. Ouve muita comoção e desespero ao ver o corpo do irmão morto no meio da pista. O acidente ocorreu justamente no momento em que as autoridades e a população de Redenção, juntamente com a direção do Hospital Público Regional de Redenção, discutiam no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, os problemas causados no trânsito da cidade.

Buraco provoca acidente com vitima fatal na PA 150

Um dos milhares de buracos existente na Rodovia PA 150 no trecho entre a cidade de Tailândia e Goianésia, foi o principal responsável de acidente com vítima fatal na tarde de domingo.
O acidente envolvendo uma caminhonete L 200 de cor Branca e uma Pajero, deixou o saldo de uma vítima fatal e seis feridos. A tragédia ocorreu na localidade de Olho D’agua, localizada no trecho 153 da PA 150, distante a cerca de 30 km da cidade de Goianésia. A reportagem do blog que passava pelo local, constatou a precariedade da rodovia que tem ceifado vidas. A vítima fatal foi uma mulher de pré-nome Socorro, que viajava no banco do passageiro na L 200. A vítima morreu no local, sendo que as demais, entre elas duas crianças foram encaminhadas por uma viatura do Corpo de Bombeiros , para um Hospital da cidade de Goianesia. Uma testemunha que presenciou o acidente, disse que o motorista da L200, que viajava no sentido Marabá –Belém chocou em cheio com o outro veiculo, após tentar desviar de um imenso buraco existente na pista. Agentes da Policia Rodoviária Federal, fazendo o levantamento de informações do acidente e também controlando o tráfego na rodovia.

Roubou supermercado e foi preso pela PM de Redenção

O elemento Frankisvaldo Mendes Dias, 22 anos, é mais um que vai descer para o Casarão da Rodovia PA 150, por ter furtado objetos e um kg de carne de supermercado em Redenção. Frank, como é conhecido pelos policias lotados na delegacia de Polícia Civil de Redenção, deu uma de estar embriagado e tentou furtar, uma sandália, um kg de carne de 1ª , um desodorante Rexona e um litro de Vodga.
Na maior ‘’cara de pau’’ Frank, tentou sair do supermercado, com os produtos escondidos em uma sacola e por dentro da calça. Foi quando os funcionários do estabelecimento comercial observaram a atitude suspeita do elemento e chamaram uma guarnição da PM que se encontrava as proximidades do local. Na abordagem, os policiais encontraram os objetos, e o kg de carne , que segundo o meliante seria consumida em um churrasco. Na delegacia Frank, ameaçou os repórteres de uma emissora de televisão e do jornal, dizendo que seu rosto não poderia ser mostrado para a sociedade. O acusado que já responde pelo crime de receptação, foi autuado pelo crime de furto e devera ser transferido para o Presidio de Redenção.