quinta-feira, 31 de maio de 2012

Casarão que pertenceu ao ex-prefeito Luis Vargas Dumont está a venda e abandonado


A casa do ex-prefeito Luis Vargas Dumont,  que faz parte da história de Redenção, como um dos fundadores e lutadores para a emancipação política do município de Redenção, está abandonada e com placa de venda.  
O local que foi palco de muitas decisões e reuniões importantes para o futuro do município, atualmente se encontra fechada e com mato tomando conta do quintal. 





Quem passa em frente ao imóvel, não se da conta que um patrimônio tão importante para o município, pode ser adquirido por pessoas que não sabem o grande valor histórico que o prédio representa para a população de Redenção.
Com a morte de Luis Vargas Dumont e sua esposa Terezinha Vargas, a família do pioneiro, que foi o agrimensor que cortou as terras que delimitaram o município, mudou-se para Goiânia, deixando o imóvel  a cargo de uma imobiliária. 




Há anos, sem reforma e sem uma pintura, o velho casarão onde governadores, deputados, senadores, secretários estaduais e políticos da região se reuniram para discutir os rumos da política e o desenvolvimento da região e do município de Redenção, transformou- se em uma casa abandonada.
Alguns pioneiros do município ao comentar sobre o abandono do Casarão e propósito de venda do imóvel, por parte dos familiares do ex-prefeito, dizem que gostariam de ver o local sendo tombado pelo poder público municipal e se transformado em patrimônio histórico do município.  ´´Ali poderia ser construída a Casa da Cultura ou Museu de Redenção , para preservar a história desse município tão promissor´´, relata Raimundo Barros, que há mais de 30 anos reside em Redenção.
A reportagem esteve conversando com o presidente da Câmara Municipal de Redenção, vereador João Lúcio, para verificar  se existe alguns projeto na Casa de Leis, solicitando o tombamento do imóvel.
De acordo com João Lúcio, ele encaminhou um oficio aos familiares de Luis Vargas Dumont, solicitando que eles negociem com a Prefeitura de Redenção a venda do imóvel, não pelo preço de mercado como está sendo avaliado pela imobiliária, mas por um preço que permita que o gestor municipal possa adquirir e tombar o imóvel como patrimônio histórico. O valor solicitado pela imobiliária pelo terreno 1800², em que a casa está localizada é de R$ 600.000.00.   
Ainda segundo o vereador,  da mesma forma ele  encaminhou  um oficio em forma de requerimento ao prefeito Wagner Fontes, solicitando que o  gestor municipal  faça uma negociação com a família do pioneiro na intenção de tombar o imóvel.
´´O desejo da Câmara Municipal, assim como de grande parte da população de Redenção, é que aquela casa, se torne o Museu de Redenção, pois as decisões mais importantes para a criação do município, foram tomadas naquela velha casa´,´ disse o vereador.
Enquanto não há um acordo nas partes interessadas em comprar e vender a propriedade, o imóvel corre o risco de ser adquirido por investidores que não possuem nenhum vinculo ou tenha conhecimento da  história Redenção.                       

Traficante foge da batida policial e deixa quase um kg de crack dentro da casa


Investigações sigilosas de uma equipe de policiais civis, lotados na Delegacia de Redenção, resultou na apreensão de uma pedra de crack  pesando cerca de  840 gr que seria distribuída nas bocas de fumos de Redenção.
A droga estava escondida dentro de um Kit Net, localizado no Setor Capuava, e pertencia a um traficante, que ao ver a aproximação dos investigadores, Nonato e Antenor, fugiu do local deixando a droga dentro da casa. 






De acordo com o delegado Clóvis César Bueno, há tempos que o traficante vinha sendo investigado e monitorado pelo serviço de inteligência da polícia , pois o mesmo atua como avião do tráfico distribuindo o produto entorpecente em diversos pontos de venda de drogas existente na cidade.
De acordo com o investigador Antenor, um informante falou para os policiais, que quando a polícia chegou no local, o traficante havia acabado de sair do kit net com uma bolsa.
O policial supõem que  provavelmente o traficante teria  ido  fazer uma entrega em um outro ponto de droga.
 De posse da identificação do traficante e da droga encontrada dentro da casa, o delegado Cloves Cesar Bueno, que responde pela Superintendência de Polícia Civil do Araguaia Paraense, solicitou a prisão preventiva do traficante e garante que a qualquer momento o mesmo será colocado atrás das grades. A identidade do traficante não foi revelada para a reportagem para não espantar o elemento que segundo o delegado Cloves Bueno, poderá ser preso a qualquer momento.    

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comitiva de Casa de Tábua promete fazer bonito na Cavalgada Ruralista


Este ano a grande Cavalgada Ruralista que vai abrir a XIX Expo do Pólo Carajás, organizada pelo Sindicato Rural de Redenção, terá a participação de uma grande comitiva do distrito de Casa de Tábua, localizado no município de Santa Maria das Barreiras. Cerca de 60 integrantes da Comitiva Rédea Curta, estarão desfilando pelas principais avenidas de Redenção, mostrando o potencial da atividade pecuária do município. 


                                      Amazonas e Cavaleiros e belos animais estarão participando da festa
                                      Adriano Salomão garante que a comitiva de Casa de Tabua vai fazer bonito no evento


Comandados pelo vereador Adriano Salomão, a comitiva formada em sua maioria por jovens do município, promete fazer bonito e participar dos prêmios que estarão sendo oferecidos pelos organizadores da Cavalgada aos participantes.
Será a primeira vez que um grupo específico de cavaleiros e amazonas, representara Casa de Tábua, no evento de tamanha envergadura do agronegócio da região do sul do Pará.    
O vereador Adriano Salomão, garante que em se tratando de animaçao e alegria o  a Comitiva Redea Curta, não vai perder em nada para as outras comitivas , que estarão participando do grande evento.          

Pintor assalta idoso e coloca a culpa no capeta


Dizendo ser novato no mundo crime, o pintor Jairo Doekson Correa da Silva, 22 anos, natural do estado do Tocantins, foi preso por uma guarnição da polícia militar, após na maior cara dura, ter assaltado um idoso no Setor Novo Horizonte, as proximidades do Fórum Velho. 

                             Jairo , culpou o capeta pela vontade de  roubar 


Doekson, que estava na companhia de um outro elemento conhecido por Willian, tomaram de assalto o ancião, levando do mesmo a carteira e o aparelho celular.
Como os dois não estavam armados, o idoso deu alarme e, alguns populares, saíram ao encalço do elemento.
O assaltante foi agarrado por populares, mas na hora em que o mesmo iria ser linchado pela população, apareceu uma guarnição da policia militar e levou o elemento para a delegacia de polícia civil de Redenção.
Com marcas no rosto de alguns socos, o elemento disse que estava voltando de uma partida de futebol, quando  o seu comparsa fez o  convite para ambos praticarem  o assalto, e sem muito pensar nas conseqüências ele topou fazer a parada.
 ´´Ele me disse vamos roubar esse velho, ai o capeta entrou em mim e, eu roubei o velho, mas me dei mal, por que o outro fugiu levando o produto do furto e eu fui preso´´, disse o pintor tentando colocar a culpa no diabo pelo delito.
O bandido que disse estar a cerca de 3 meses residindo em Redenção, foi autuado por assalto pela delegado Viviane Flores, e deverá ser encaminhado para o ´´caldeirão´´ localizado as margens da Rodovia PA 155, chamado de Centro Regional de Recuperação de Redenção.         

terça-feira, 29 de maio de 2012

Aquicultura de Conceição do Araguaia foi destaque da Globo Rural

Ainda caminhando a passos lentos, devido a falta de incentivo e investimentos por parte do poder público municipal, que não da a devida atenção que a atividade merece, mesmo assim, a Aquicultura de Conceição do Araguaia, foi destaque na edição da Revista Globo Rural do mês de abril. 

As duas paginas publicada na revista de grande circulação nacional, encheu de alegria um dos pioneiros e incentivador da atividade do município de Conceição do Araguaia e da região do sul do Pará, o ex-vereador, Junior Queiroz, que é presidente da Associação dos Aquicultores. Queiroz,   deixou a vida pública, para se dedicar exclusivamente a atividade pesqueira e hoje começa a obter os resultados dos investimentos, fornecendo pirarucu de grande porte para diversas regiões do Brasil.    
Junior Queiroz, foi um dos primeiros a implantar a cultura de peixe de cativeiro nas margens do Rio Araguaia.     Ainda quando era vereador Queiroz, desenvolveu um projeto em parceria a Colônia de Pescadores do município ,  criando  peixes em gaiola no Rio Araguaia.
Hoje, o empreendedor tornou-se um dos maiores criadores  de pirarucu em cativeiro e outras espécies de peixes da região do sul do Pará. 


Para ter sucesso no empreendimento, foi necessário buscar a parceria do Sebrae, Emater , IFPA que contribuíram oferecendo o suporte técnico e todas as orientações necessário para o sucesso da atividade que a cada dia atrai novos  investidores. 




A parceria com o Sebrae , possibilitou a presença de jornalistas da Revista Globo Rural, que estiveram em Conceição do Araguaia , acompanhando de perto a atividade que está se tornando modelo e referencia para outras regiões do país. de acordo com Junior Queiroz, o sucesso do negócio os aquicultores devem em muito ao Sebrae, através do consultor técnico Marco Aurélio, que deu todo o apoio  seu conhecimento de técnico ao projeto. ´´Quando iniciei sem a ajuda técnica , tive um grande prejuízo, pois meus peixes morreram todos, depois       que busquei a ajuda técnica do Sebrae,  passei a obter lucro , assim como meus companheiros que resolveram investir na atividade e hoje são exemplos de empreendedores para o país´´, narra Junior Queioz, demonstrando alegria e satisfação com a matéria e o sucesso dos negócios.