quinta-feira, 10 de maio de 2012

Santa Maria das Barreirascompleta 24 anos de emancipação política


O município de Santa Maria das Barreiras,completou nesta quinta-feira (10), 24 anos de emancipação politica.
Pertencente a microrregião de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, fundada pelo sertanejo Inocêncio Costa,possui uma área territorial de 10. 326 Km² , tendo uma população estimada em 18 mil habitantes, sendo que mais de 80% desta população, reside na área rural do município. Essa extensão, colocou Santa Maria das Barreiras, como o terceiro maior município do estado do Pará, em extensão territorial. 


                               Vista das margens do rio Araguaia
                              Orla sinônimo de paz e tranquilidade
                         Calçamento obra da gestão do prefeito  Odacir Dal

 Com um orçamento anual estimado em R$ 12 milhões, o Fundo de Participação dos Municípios-FPM, é a principal fonte de arrecadação, que mantém a maquina administrativa funcionando,  e realização dos serviços básicos da população. 
Suas principais atividades econômicas, são pesca, pecuária,agricultura e turismo.   


                        A beleza do rio Araguaia atrai turistas de varias regiões do Brasil


A sede do municípioonde está localizado a administração publica municipal, fica localizada às margens do Rio Araguaia, e se destaca pela sua característica de cidade bucólica e tranquila, onde a maiorias das residências, apresentam estilos simples transmitido o estilo de simplicidade. Com suas praias limpas, tranquilase paradisíacas, Santa Maria das Barreiras, caminha para se tornar uma cidade turística.


                              As praias esrtão se formando

 Durante a temporada do veraneio a cidade se transforma na capital do turismo, onde milhares de turistas de vários lugares do Brasil, invadem a cidade em busca das praias e acampamentos montados nas praias do Pio, Paulista, Onça, Noberto, Jatobá, Capitare, Defunto, Mundico e outras mais  que se formam as margens do Rio Araguaia. 







Na praia do Piu, acontece de oficialmenteo veraneio do município, a prefeitura oferece uma mega estrutura, com palco de shows, barracas padronizadas, energia elétrica, banheiros químicos, e uma serie de eventos que acontecem durante todo o mês de julho. Nas gestão do prefeito Odacir
Dal Santos, muitas obras importantes foram feitas na sede do município, ocasionando a muelhoria da qualidade de vida da população e a valorização dos imoveis da cidade. 
  No ano que completa 24 anos, de emancipação, o município passa por grandes dificuldades, devido ao rigoroso inverno que castigou a região, varias localidades ficaram isoladas devido a falta de estradas, diante do sério problema , o prefeito Odacir Dal Santo, decretou estado de emergência  junto a Defesa Civil. Diante desse problema, nenhuma comemoraçãofoi realizada no dia do aniversário do município. 
 
De acordo com o prefeito Odacir Dal Santo, o trabalho está sendo concentrado para a realização da temporada do veraneio, que este ano um dos melhores de toda sua administração.  Santa Maria das Barreiras, é considerada como a ´´ Moça morena do Araguaia´´.

2 comentários:

  1. Com sertesa este vai ser o melhor veraneio de todos os seus anos de mandatos,que vai ter com sertesa o intuito de inganar o povo do municipio desendo que ele foi o melor prefeito de santa maria das barreiras,só espero que o povo de santa maria,lembre do seu descurço,em 2005,qundo ele falou que estava inaugurando a praia do piu era para o povo de REDENÇÃO e não para os VAGABUNDOS DE santa maria,foi então que eu descobri que esse povo de santa maria,gosta mesmo e de prefeito ruim,só espero que essa eleições eles tenhão cançado de apanhar,e faça o serto?

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!

    Seria bom tambem se as autoridades do Municipio de Santa Maria das Barreiras, alem de preocupar com Veraneio Mes Julho, explorasse, o potencial Pesca que provavelmente térá temporada bem maior que so as Praias Verão.

    Deixo meu depoimento, pq esou tentando ir pescar em santa maria das barreiras agora em 11 abril 2013 e estou tento bastante dificuldades, tive que ligar na prefeitura onde me informou tel de um barqueiro, entrei em contato e o mesmo esta providenciando uma casa, mas até hoje naõ temos nada concreto.

    OBS: Para que tenha turistas o ano inteiro basta investir mais na Pesca. Não sou contra as praias mas o periodo ée muito curto.

    Sds, Hilton
    Oliveira MG.

    ResponderExcluir