quinta-feira, 31 de maio de 2012

Casarão que pertenceu ao ex-prefeito Luis Vargas Dumont está a venda e abandonado


A casa do ex-prefeito Luis Vargas Dumont,  que faz parte da história de Redenção, como um dos fundadores e lutadores para a emancipação política do município de Redenção, está abandonada e com placa de venda.  
O local que foi palco de muitas decisões e reuniões importantes para o futuro do município, atualmente se encontra fechada e com mato tomando conta do quintal. 





Quem passa em frente ao imóvel, não se da conta que um patrimônio tão importante para o município, pode ser adquirido por pessoas que não sabem o grande valor histórico que o prédio representa para a população de Redenção.
Com a morte de Luis Vargas Dumont e sua esposa Terezinha Vargas, a família do pioneiro, que foi o agrimensor que cortou as terras que delimitaram o município, mudou-se para Goiânia, deixando o imóvel  a cargo de uma imobiliária. 




Há anos, sem reforma e sem uma pintura, o velho casarão onde governadores, deputados, senadores, secretários estaduais e políticos da região se reuniram para discutir os rumos da política e o desenvolvimento da região e do município de Redenção, transformou- se em uma casa abandonada.
Alguns pioneiros do município ao comentar sobre o abandono do Casarão e propósito de venda do imóvel, por parte dos familiares do ex-prefeito, dizem que gostariam de ver o local sendo tombado pelo poder público municipal e se transformado em patrimônio histórico do município.  ´´Ali poderia ser construída a Casa da Cultura ou Museu de Redenção , para preservar a história desse município tão promissor´´, relata Raimundo Barros, que há mais de 30 anos reside em Redenção.
A reportagem esteve conversando com o presidente da Câmara Municipal de Redenção, vereador João Lúcio, para verificar  se existe alguns projeto na Casa de Leis, solicitando o tombamento do imóvel.
De acordo com João Lúcio, ele encaminhou um oficio aos familiares de Luis Vargas Dumont, solicitando que eles negociem com a Prefeitura de Redenção a venda do imóvel, não pelo preço de mercado como está sendo avaliado pela imobiliária, mas por um preço que permita que o gestor municipal possa adquirir e tombar o imóvel como patrimônio histórico. O valor solicitado pela imobiliária pelo terreno 1800², em que a casa está localizada é de R$ 600.000.00.   
Ainda segundo o vereador,  da mesma forma ele  encaminhou  um oficio em forma de requerimento ao prefeito Wagner Fontes, solicitando que o  gestor municipal  faça uma negociação com a família do pioneiro na intenção de tombar o imóvel.
´´O desejo da Câmara Municipal, assim como de grande parte da população de Redenção, é que aquela casa, se torne o Museu de Redenção, pois as decisões mais importantes para a criação do município, foram tomadas naquela velha casa´,´ disse o vereador.
Enquanto não há um acordo nas partes interessadas em comprar e vender a propriedade, o imóvel corre o risco de ser adquirido por investidores que não possuem nenhum vinculo ou tenha conhecimento da  história Redenção.                       

Um comentário:

  1. Eu trabalhei nessa casa em 73 , trabalho de marcenaria . Eu e Silvio Ferreira Martins

    ResponderExcluir