quarta-feira, 28 de março de 2012

Hospital Regional Público do Araguaia realizou 1º transplante de rim


O Hospital Regional Público do Araguaia entrou para a história da Saúde Mundial por realizar com sucesso o primeiro transplante de rins, intervivos. A cirurgia que durou cerca de 7 hs ocorreu nesta-quarta (28), entrou para a historia como o primeiro transplante de rins realizado em uma unidade  de saúde no interior da Amazônia Legal.
                                      Drº Rodrigo Skinzel e Drº Juliano Mundim, falam com a imprensa após a cirurgia de sucesso

O procedimento cirúrgico foi comandado pelo nefrologista Juliano Mundim, e contou com a participação de uma equipe técnica de 12 profissionais de saúde. O paciente que recebeu o rim foi Anival Simão Ângelo, de 44 anos, que reside no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará.
O doador foi o cunhado do paciente, Clecio de Jesus Ribeiro Borges, de 32 anos, também residente na cidade de Ourilândia do Norte.
Anival Simão, a cerca  de um e meio, fazia hemodiálise três vezes por semana. A cerca de seis meses o paciente fazia o tratamento no HRPA. De acordo com o  chefe da equipe Drº Juliano Mundim, a cirurgia foi um verdadeiro sucesso. A equipe medica, gastou cerca de três horas realizado o procedimento medico para a retirada do órgão do doador e, cerca de quatro horas para fazer o procedimento no transplantado. Com o sucesso da cirurgia, o Hospital Regional de Redenção, entrou para o mapa mundial, como hospital habilitado a fazer tratamento e transplante de rins no interior do Estado do Pará.
Falando para a imprensa após a realização do transplante, o Drº Juliano Mundim, disse que estava muito feliz, em poder estar realizando um antigo sonho, que era o de poder realizar o procedimento médico  para uma população que vive distante dos grandes centros.




 Drª Dagmar Dultra, Rodrigo Skinzel e Juliano Mundim, disseram estar felizes com o sucesso da cirurgia 

 A diretora do Hospital Regional Drª Dagmar Dultra, disse que também se sentia emocionada por mostrar para o Brasil e o mundo que o HRPA, está qualificado para oferecer um tratamento de saúde com qualidade para a população da região do sul do Pará.
O Drº Rodrigo Skinvel, que estava fazendo aniversário no dia da cirurgia, disse que foi o melhor presente que ele recebeu no dia de seu aniversário, pois viu a alegria nos olhos de familiares do paciente que até pouco tempo não tinha esperanças de voltar a viver normalmente. ‘’Esse foi um dos melhores momentos que já vivenciei dentro deste Hospital’’ disse o cirurgião Skinvel.  A equipe que participou da momoravel cirurgia foram, os cirurgiões Ruan Rafael Branez, Mauricio Lasi, Marcelo Vidigal, Ugo Bicego, Fernando Casadini. Anestesiologistas; Leonardo Fernandes Batista, Felipe Rafael. Nefrologistas: Juliano Mundim, Giordano Ginani e Antônio Laender, a equipe contou ainda com o apoio da enfermeira Julimara Oliveira Santos. O Hospital Regional Publico do Araguaia é uma  unidade estadual de saúde, localizada em Redenção, que atende pacientes de média e alta complexidade, com atendimento hospitalar e ambulatorial exclusivo para usuários do Sistema Único de Saúde- SUS.                                        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário